10 expoentes na arte de ilustrar publicações compartilham seus processos criativos e carreiras. Com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, Brasília será âncora do projeto Encontros com Ilustradores

Série de 12 bate-papos – on-line – com 10 ilustradores brasileiros desvenda processos criativos, valoriza o hábito da leitura e fomenta o mercado editorial no DF.

Antes da palavra escrita, como meio de comunicação e registro, havia a ilustração, a exemplo dos desenhos rupestres feitos por nossos ancestrais. Nos dias de hoje, é difícil encontrar a linguagem textual desacompanhada da visual.

Seja na literatura, na publicidade, na científica, na jornalística, na das novas mídias e em tantas outras, a ilustração serve de suporte não-verbal para contar uma história, em alguns casos mesmo sem texto.

Debater e apresentar as diferentes formas e vertentes deste meio de comunicação visual, é o que propõe a série de conversas promovida pelo projeto Encontros com Ilustradores. Iniciativa, que apresenta os traços e as trajetórias de 10 expoentes nesta forma de arte, assim como trará à pauta seus papéis no mercado editorial.

Mais que bate-papos, esta edição do projeto deixa legados importantes. Por seu formato virtual, o Encontros com Ilustradores vai gerar conteúdos de grande relevância – para amantes das artes visuais e de literatura – que podem ser consultados a qualquer momento e de qualquer lugar. Fazendo-se chegar ao público focal de ilustradores, desenhistas amadores e fãs, estudantes de artes visuais e de design, escritores, dentre outros.

Inicialmente proposto para acontecer presencialmente nas bibliotecas públicas de Ceilândia, Guará e Plano-Piloto, estas seguem no escopo do projeto e a cada uma será doada uma estante expositora com 20 livros ilustrados, selecionados pela curadora pedagógica Cristiane Salles.

Além disso, três vídeos institucionais, um para cada Biblioteca, estão em produção. A proposta dos vídeos é que sirvam de visitas virtuais através dos espaços aliando imagens e texto com dados atualizados e curiosidades históricas. Os vídeos serão traduzidos para Libras e legendados.

Entre as vertentes nos campos da ilustração, o público dos encontros poderá conhecer trabalhos em histórias em quadrinhos, ilustração científica, design gráfico, arte indígena, charge, cartoon, dentre outros, feitos sob as técnicas de xilografia, aquarela, bico de pena, pastel, colagem, gravura, ilustração digital e muitas mais.

Os autores e as autoras, participantes do Encontros com Ilustradores, se fazem presente, através de seus traços, em publicações tanto para o meio acadêmico como literário e também de entretenimento e informativo, pensados para todos os públicos. Muitos(as) acumulam anos de carreira e premiações nacionais e internacionais.

Os bate-papos, mediados por Erika Leão, designer gráfica e produtora cultural, serão transmitidos gratuitamente e com classificação indicativa livre, entre os dias 28 de novembro e 11 de dezembro, sempre a partir das 17h e simultaneamente em @encontroscomilustradores no YouTube e no Facebook.

A iniciativa, que conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, vai gerar 49 empregos diretos e indiretos e estimam ter um público de aproximadamente 7 mil pessoas.

Os e as participantes:

Nascido no Uruguai e morando no Brasil há muitos anos, Maurício Planel já teve trabalhos publicados em revistas de grande circulação como Superinteressante, Melhoramentos e Você S/A. O mineiro Rubem Grilo é expoente da xilogravura com passagens por periódicos como Folha de São Paulo, Pasquim e Jornal do Brasil. Suas obras já foram expostas na Alemanha, Bélgica e, claro, no Brasil.

Clara Vida, natural de Fortaleza e criada no Cerrado, é doutoranda em microbiologia e dedica suas noites na criação de ilustrações que misturam o lúdico e o científico. A paulistana Ciça Fittipaldi é autora de livros para crianças e foi laureada por instituições como APCA, Prêmio Jabuti, IBBY, Hans Christian Andersen e FNLIJ, além de já ter sido jurada de Bienal na Eslováquia e do Prêmio Jabuti.

Ilustradora de mais de 200 livros infantis e autora de outros 14, Mariana Massarini trabalhou em periódicos e hoje colabora na Revista Hoje das Crianças. Seus trabalhos já foram expostos no Brasil, Itália, Alemanha, Coréia e Japão. Caramurú Baumgartner, do Recife, é artista visual, ilustrador, diretor de arte, roteirista, designer gráfico e músico. Entre seus trabalhos, que ganhou maior destaque, está a identidade visual e arte gráfica de “O Alto da Compadecida”.

Roger Mello, brasiliense, já arrematou o prêmio internacional Hans Christian Andersen e uma de suas obras foi considerada o livro mais bonito do ano da China. Jô Oliveira já produziu 50 selos postais para os Correios, com os quais recebeu, duas vezes, o Prêmio Asiago de melhor selo do mundo, na Itália.

Fernando Lopes, carioca residente em Brasília há mais de 30 anos, ganhou cinco prêmios na categoria Artes, no concurso Vladimir Herzog de Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, entre outras premiações nacionais e internacionais. Natural do Rio Grande do Norte, Valdério Costa, considerado jovem mestre da xilogravura, é também poeta, professor de história da arte e ilustrador.

Programação:

Dia 28/11: Xilogravura – Cultura popular com Valdério Costa
Dia 30/11: Cultura popular brasileira com Jô Oliveira
Dia 1º/12: Colagem – Ressignificando imagens com Maurício Planel
Dia 02/12: Percursos de uma ilustradora com Ciça Fittipaldi
Dia 03/12: Ilustração infantil com Roger Mello
Dia 04/12: Histórias em Quadrinhos – a influência do Cordel com Jô Oliveira
Dia 05/12: Xilogravura – Pensar gráfico com Rubem Grilo
Dia 07/12: Ilustração editorial – Buscar a própria voz com Fernando Lopes
Dia 08/12: O imaginário aberto – Universo infantil com Roger Mello e parceiros
Dia 09/12: Ilustração infantil com Mariana Massarani
Dia 10/12: Ilustração digital com Caramurú Baumgartner
Dia 11/12: Ilustração científica – A arte da observação com Clara Vida

Serviço:

Encontros com Ilustradores
De 28/11 ao 11/12
A partir das 17h
Canais: youtube.com/c/Encontroscomilustradores e facebook.com/encontroscomilustradores
Acesso gratuito
Livre para todos os públicos
Informações: instagram.com/encontroscomilustradores/ e  encontroscomilustradores@gmail.com

Anterior Fica comigo essa noite, transmitida pelo Youtube
Próximo Série da Netflix trouxe o xadrez de volta aos holofotes