Ellen Oléria, Flor Furacão e Filhos de Dona Maria lideram o encerramento vibrante do Afro em Movimento, repleto de música, cultura e empreendedorismo afro

O encerramento da segunda edição do Afro em Movimento será uma grande celebração da cultura e do empreendedorismo negro, dias 18 e 19 de maio, no SESC 504 Sul, com entrada gratuita. Na programação, DJ, shows, aulas abertas e a Feira Afro que vai reunir moda, artesanato, e diversos outros artigos de doze produtores negros que estarão em exposição no sábado e domingo, na área externa do SESC.

“Todas as atividades destacam a cultura e a produção de empreendedores negros, colocando em evidência o segmento afro do DF, visando não somente combater o racismo mas desenvolver mais e mais uma consciência antirrascista em nossa sociedade”, explica Leandro de Carvalho, coordenador do Afro em Movimento.

No sábado (18), a partir das 14h, o público já poderá conferir a diversidade de produtos da Feira Afro. A programação musical tem abertura do DJ Áfrika, tocando muito Afrobeat e Afrobrasilidade. Nascido nas terras de Luanda, Angola, e criado nos recantos de Paris, é hoje um dos mestres de cerimônias nos eventos africanos, bailes black e latino-americanos em Brasília. Às 14h30, aula aberta “Arte, moda e sustentabilidade: Um olhar sobre ancestralidade”, com o artista Victor Hugo Soulivier.

Às 18h, a cantora e compositora Flor Furacão apresenta o espetáculo Ancestral Jazz, que faz um resgate na música de terreiro afro-brasileira, e de tradição oral popular, honrando suas raízes e trazendo a magia e o encanto da nossa cultura. Um espetáculo musical que é um grande passeio pela Música Brasileira, sempre com aquele tempero Jazzístico, característica marcante na artista.

Para encerrar a programação do dia, às 20h, Ellen Oléria apresenta show solo e intimista, com repertório que destaca sua trajetória artística ao longo de 20 anos de carreira, prêmios em festivais e quatro discos lançados. Conhecida pelo público por seu timbre cintilante, a nação e repertório brasileiríssimo, a soprano dramática Ellen Oléria condensa em sua performance o que o povo brasileiro reconhece como seu: entusiasmo e um sorriso que nunca sai do rosto iluminando cada canção que canta.

No domingo, a partir das 14h, tem mais Afro Feira e DJ Áfrika. Às 14h30, aula aberta com Guilherme Machado: “O impacto social da cultura”. E às 17h, o Afro em Movimento apresenta Filhos de Dona Maria, grupo inspirado nos tambores e temperos do terreiro de candomblé. No seu samba misturam-se a chula, o ijexá, o jongo e a capoeira e é com essa mistura que o grupo evoca a negritude da música popular brasileira. Formado por Amílcar Paré (voz e violão) e Khalil Santarém (voz e cavaquinho), o grupo foi criado em 2011 e desde então se apresenta em palcos e festivais importantes no Brasil e no exterior.

O projeto Afro em Movimento tem realização do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade (@institutojanelasdaarte), produção do Beco da Coruja Produções (@becodacoruja), apoio SESC-DF e patrocínio da Neoenergia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC). Durante a primeira etapa, promoveu ciclo com cinco cursos de capacitação para empreendedores negros nas áreas de de negócios e comunicação digitais: Empreendedorismo Afro, Design & Tecnologia: Canvas para empreendedores, Negócios Digitais, Digitalmente Descomplicado: Curso Básico de Marketing Digital e Seu Negócio Online – Website.

Programação

Sábado

14h – Feira Afro*
14h30 – Aula Aberta – Arte, moda e sustentabilidade: Um olhar sobre ancestralidade, com Victor Hugo Soulivier
16h – Dj Afrika
18h РFlor Furac̣o
20h – Ellen Oleria

Domingo

14h – Feira Afro*
14h30 – Aula Aberta – O impacto social da cultura, com Guilherme Machado
16h – Dj Afrika
17h – Filhos de Dona Maria

* Feira Afro / Expositores

@tomdeebano / Tom de Ébano
@jotajoeart / Jota Joe Art
@_amoremfioss / Amor em Fios
@suave_ebano / Suave Ébano
@kindalutecidos / Kindalú
@bykyasoficial/ By Kyas
@empreendernegra / Negramê – Arte de Nós
@o_abiku / O ÀbíkÚ afro designer
@corujinha_de_ocullos / Corujinha de Óculos
@adebumi / Adebumi
@orgaraiz / Orgaraiz
@singularbrecho_ / Singular Brechó

Serviço

Afro em Movimento
Dias 18 e 19 de maio
Shows, aulas abertas e feira de afro empreendedores
SESC 504 Sul.
Entrada franca
Mais Informações
@afroemmovimentodf e www.afroemmovimento.com.br