Elisa Fraga e Guilherme Bussamra desembarcam em Brasília


Elisa Fraga e Guilherme Bussamra
Elisa Fraga e Guilherme Bussamra | Foto: Bruno Stuckert

Sentindo a necessidade de fazer algo diferente, os cariocas Elisa Fraga e Guilherme Bussamra, além de oferecerem projetos arquitetônicos, fazem mobiliários exclusivos, com a personalidade do cliente

Referência mundial de originalidade e ousadia por seu projeto arquitetônico e reconhecida pela Unesco como capital criativa do design, Brasília tem se tornado uma cidade cada vez mais atrativa para quem busca empreender. Seja na moda, seja na gastronomia, seja, especialmente, na arquitetura. Os cariocas Elisa Fraga e Guilherme Bussamra são um exemplo disso. A dupla de arquitetos teve seu primeiro contato profissional com a capital da República em 2016 e, desde então, viram aqui um mundo de oportunidades.

Esse início foi marcado por um projeto de apartamento na Asa Sul. Alguns meses depois, os arquitetos foram convidados para fazer o primeiro restaurante colaborativo da cidade, o Na Cozinha do IVV. Em seguida, surgiram mais dois restaurantes e alguns projetos residenciais. Perceberam assim que o melhor seria trazer escritório na capital.

“O empreendedorismo de Brasília é forte. A cidade oferece muitos elementos favoráveis a quem deseja entrar nessa: o público tem conhecimento, um bom poder aquisitivo e está constantemente se atualizando. Além disso, as pessoas gostam de modificar seus espaços, sejam comerciais ou residenciais, apresentando um vasto terreno para nossa atuação”, garante Bussamra, que, ao lado de Elisa, comanda a empresa Guel Arquitetos.

Como a cidade é multicultural, os arquitetos têm achado desafiador e gratificante tornar possível o desejo dos clientes. “O público de Brasília é culto e de personalidade marcante. Na maioria das vezes, o cliente traz referência dos seus locais de origem, de lugares que moraram ou que visitaram. É excelente tornar possível o desejo do cliente’’, avalia Elisa.

Hoje, um dos principais clientes da Guel é a Bäckerei, uma padaria e confeitaria alemã. Foram três lojas em menos de um ano e um investimento alto em todas as unidades, o que prova a disposição do mercado local em valorizar a arquitetura dos espaços comerciais como diferencial competitivo.

O início – Antes de embarcar de vez em Brasília e de trazer para a capital um trabalho que agrega o design ao conforto e à funcionalidade dos ambientes, a Guel Arquitetos acumulou experiência com a atuação de Guilherme e Elisa no Rio de Janeiro. A empresa nasceu, em junho 2014, da vontade de realização profissional e da veia empreendedora de ambos.

“Quando você é funcionário de um escritório, o seu lado criativo fica muito podado, pois a decisão, na maioria das vezes, não é sua. E, por coincidência, eu e a Elisa buscávamos, no mesmo momento, realização profissional de uma outra forma: com projetos autorais e atendimento diferenciado e personalizado para nossos clientes”, explica o arquiteto.

Somado a isso, sentiam ainda a necessidade de realizar projetos relacionados às suas especializações. Guilherme Bussamra é formado em Design de Produto, com especialização em mobiliário pela FMU- SP, e em Arquitetura e Urbanismo pela Estácio- R. Já Elisa Fraga é formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC- RJ, pós-graduada em Arquitetura de Iluminação pela Universidade Veiga de Almeida- RJ.

Com a Guel Arquitetos, os profissionais modelaram então seu próprio negócio e passaram a oferecer seus serviços como desejavam. “Hoje, além de oferecer o projeto arquitetônico, nós apresentamos ainda o projeto luminotécnico e a possibilidade de um mobiliário personalizado, o que faz com que o ambiente absorva toda a personalidade do cliente’’, comemora Elisa.

Sobre a GUEL Arquitetos – Formada pelos arquitetos Elisa Fraga e Guilherme Bussamra, a Guel tem como objetivo desenvolver uma Arquitetura que agrega o design ao conforto e à funcionalidade dos ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, pensando sempre na sustentabilidade e na economia na hora da execução. Criada em 2014, atua no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, tendo em seu portfólio clientes nas mais diversas áreas.

Elisa Fraga é arquiteta e urbanista, formada pela PUC-Rio e pós-Graduada em Arquitetura de Iluminação, pela Universidade Veiga de Almeida. Já Guilherme Bussamra é arquiteto e urbanista, pela Estácio de Sá, e designer de Produto, pela FMU-SP.

Guel Arquitetos

Tel: 61- 98213 3534/ 21- 99976 1070
Site: www.guelarquitetos.com.br
Redes Sociais: https://pt-br.facebook.com/guelarquitetos/
Instagram: @guelarquitetos

Anterior Pé na Tábua de Brasília para Barra Bonita em São Paulo
Próximo "O Orgulho” está no Festival Varilux de Cinema Francês 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *