A banda sueco-brasileira Elephant Run lança o videoclipe “Urubu”, explorando antropomorfismo e tecnologia, resultando em uma obra moderna e experimental

A banda Elephant Run lança o videoclipe “Urubu” no Youtube. O clipe foi feito por Pedro Bayeux, diretor de vídeos há 20 anos, com trabalhos que unem jornalismo, tecnologia e arte. “A ideia foi experimentar as novas possibilidades da tecnologia no audiovisual, unindo material feito ao longo de um ano, usando diversos softwares que conversam com inteligência artificial” , diz o diretor. A premissa estética coincidentemente dialoga com o antropomorfismo bastante utilizado pelo guitarrista Fernando Coelho em suas colagens e chega a um resultado moderno dentro do universo visual já criado nas capas dos discos da banda.

 

Em 2015 a cantora e pianista, Amanda Wahlström Plantin de Malmö, Suécia, esteve em São Paulo com um punhado de ótimas composições próprias procurando colocá-las em prática no formato banda. Na outra ponta desta história, os experientes músicos da cena alternativa paulistana, Fernando Coelho (guitarra) e Ladislau Kardos (bateria), buscavam um novo projeto para também levar adiante suas ideias e composições.

Instagram: https://www.instagram.com/elephantrunband/

Deste encontro explosivo entre Brasil e Suécia, nasce a Elephant Run, que ganha corpo definitivo em 2016 com as chegadas transformadoras do DJ Ismael Sendeski e do baixista Renato Cortez, que trazem ainda mais novas ideias para a banda.

Suas composições, experimentais e irreverentes atravessam estas duas culturas tão distintas. Com uma sonoridade atmosférica e letras existenciais, o grupo passeia pelo folk sueco, psicodelia, erudito, jazz, progressivo e trip hop, criando uma música instigante e urgente. O primeiro álbum (Elephant Run, 2017) possui nove faixas em que a Elephant Run mostra, sem dó, a que veio.

Em 2022 a banda se reuniu nas montanhas de Minas Gerais, no estúdio Mato Records, do produtor e baixista da banda Renato Cortez para gravar o segundo álbum. Desta vez sem o DJ Ismael, a banda registrou de maneira impecável oito canções.

O disco foi lançado em Abril de 2023 e após um contrato com o selo Maxilar (Gabriel Thomaz) será relançado esse ano. Urubu é o primeiro single dessa nova parceria.

Novamente com capa assinada por Fernando Coelho, o segundo disco (Leftover Land – 2023) tomou uma proporção pela qual a banda não esperava, rendendo novos fãs, inclusive na cidade de Americana (SP), onde fizeram uma festa de lançamento do disco no Espaço GNU, bem como na Associação Cecília em São Paulo.

A Elephant Run anda percorrendo o circuito de shows de São Paulo, tendo se apresentado em palcos como Picles, Z Carniceria, Neu Club, 3 pra 1 Festival, Casa Levi’s e outros inferninhos da cidade. Não se engane. Elephant Run é a mais grata surpresa musical da atualidade.

Elephant Run:

Amanda Wahlström Plantin – piano, teclados e vocais
Fernando Coelho – guitarra
Ladislau Kardos – bateria
Renato Cortez – baixo

Clipe gravado ao vivo em São Paulo

Referências:

Rock progressivo e psicodélico
Pop
Trip hop
Música erudita
Jazz
Cabaret