O Ministério da Cidadania e a Funarte convidam para a instalação “Elementos de Risco (Evento de Impacto) do artista Geraldo Zamproni, na Marquise/Entorno da Funarte, que acontecerá entre os dias 09 de maio e 09 de junho.

A abertura acontece das 11 às 15 horas do dia 9 e contará com a presença do artista. O projeto foi selecionado pelo Edital Paralelos Artes Visuais Funarte – Atos Visuais Funarte Brasília.

À primeira vista, “Elementos de Risco” faz alusão a um acontecimento extraordinário: a queda de elementos espaciais. O rastro na terra denuncia a velocidade do impacto. Num segundo olhar, porém, vemos que estes elementos não aparentam perfeitamente asteroides ou meteoros, muito menos em sua constituição: são feitos de tapumes de madeira, materiais até precários, improvisados.

O termo “risco” que ilustra o título tem aí dupla validade: referente aos objetos intrusos que viajam até o centro da capital do Brasil; e também referente ao próprio material que são feitos: madeiras frágeis desde a criação, incapazes de resistir ao impacto que simulam.

Sobre o artista

Geraldo Zamproni é um artista brasileiro, que reside em Curitiba (Paraná). Com formação em arquitetura e urbanismo, suas obras visam alterar visualmente o espaço que as rodeiam, explorando a relação entre objeto, ambiente e observador. Em síntese, ele traz provocações aos limites e inconsequências das ações humanas.

De forma humorosa e por vezes crítica, ele cria estruturas que relacionam-se espacialmente com o ambiente e instiga reflexões sobre o uso do espaço. Entre as exposições que participou, destacam-se Heysen Sculpture Biennial – Adelaide (AUS), 2019; Sculpture By The Sea – Sydney (AUS), 2016/15/14 e Aarhaus (DIN), 2015; RomArt – Roma (ITA), 2015; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Brasília (BRA), 2011.

Serviço

Instalação “Elementos de Risco (Evento de Impacto)” Geraldo Zamproni
Marquise/Entorno, Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília – DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções) Abertura: 9 de maio de 2019, quinta-feira, das 11 às 15 h;
Visitação: entre 10 de maio e 9 de junho;
“Entrada Franca”
Informações: (61) 2099-3076 / 2099-3079 / www.funarte.gov.br

Anterior A terceira edição do projeto Hidden já tem data marcada
Próximo Alameda Shopping promove primeira feira de games