Lançamento do livro ‘Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas’, de Daniele Sampaio, dá início às atividades do 22º CENA CONTEMPORÂNEA

Evento no próximo dia 19 de junho será seguido de debate com a presença da autora e convidados. Na ocasião será lançada a programação dos Encontros do Cena. O Cena 2021 será inteiramente on-line, de 1º a 10 de julho.

O CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA promoverá mais uma edição dos Encontros do Cena – Espaço Internacional de Intercâmbio e Cooperação Cultural, que há 11 anos vêm propondo debates sobre temas como criação e gestão no campo das artes cênicas. E vai ser com uma atividade associada aos Encontros que o festival dará a partida em sua 22ª edição. No próximo dia 19 de junho, sábado, às 17h, acontecerá o lançamento do livro “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas”, da produtora e gestora cultural paulista Daniele Sampaio. O evento ocorrerá on-line, sem inscrição prévia.

A obra promete oferecer, a produtores e agentes culturais, instrumentos que traduzem ou facilitam a adaptação das ideias para o corpo do texto de um projeto. E ainda mostra como permanecer atento e afinado com alguns dos temas mais relevantes para uma atuação consciente e ativa em tempos tão singulares.

O lançamento será acompanhado de uma roda de conversa, contando com a presença da autora, Daniele Sampaio, fundadora da SIM! Cultura; do gestor cultural, consultor e professor Rômulo Avelar; da doutora em história Lia Calabre; e do criador e curador do Cena, o diretor e ator Guilherme Reis, com mediação de Mariana Soares, especialista em Gestão, Comunicação e Cooperação Internacional e diretora do Instituto Soma.

A mesa debaterá os desafios enfrentados por agentes culturais no acesso a fontes de financiamento, imprescindíveis para a consolidação de um percurso artístico consistente. O primeiro passo para superar esta realidade envolve a elaboração do projeto, quando se dá contorno textual às ideias. Para além do domínio da técnica, como agentes culturais podem empreender a escrita de modo sensível e atento ao projeto artístico? Diante dos desafios dos nossos tempos, como essa escrita pode resultar em uma atuação cidadã, política e socialmente responsável? No debate, será lançada a programação dos Encontros do Cena – Espaço Internacional de Intercâmbio e Cooperação Cultural, que acontecerão entre 7 e 10 julho.

Sobre o livro:

“Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas” tem como objetivo cultivar outros modos de fazer, procurando conectar ações cotidianas à construção de agendas e futuros. Um convite a uma atuação mais consciente, efetiva e feliz.

Sobre a autora: Daniele Sampaio é trabalhadora da Cultura no Brasil. Atua como produtora, gestora cultural e pesquisadora de políticas culturais. Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. É fundadora da SIM! Cultura. Desde 2006, atua em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Autora de “Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski” (2020) e “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas” (2021), ambos pela Editora Javali.

19/06 (sábado) às 17h- 18h30

Lançamento de livro e debate
Lançamento do livro da Daniele Sampaio e mesa de conversa
Participam: Daniele Sampaio, Rômulo Avelar, Lia Calabre e Guilherme Reis
Mediação: Mariana Soares
22º CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA
De 1º a 10 de julho de 2021
On-Line e gratuito – Exibições através do site e canal do festival no YouTube: www.cenacontemporanea.com.br

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
Anterior MaYuu Sushi, confira agenda 🎶 musical de 17 a 19 de junho
Próximo Uma Relação Delicada, 🍿 o longa estreia no Cinema Virtual