Dona Gracinha da Sanfona e Volmi Batista encerram os dias de oficinas do projeto Tempo 60+

Oficinas de Redes Sociais/Vídeos Curtos, Ferramentas do Google, Emissão de Nota Fiscal e Trello/Organização on-line serão os conteúdos ministrados nos dias 05 e 06 de agosto, no Complexo Cultural Samambaia. Além das oficinas, o projeto oferece shows gratuitos, abertos à comunidade.

Sempre é tempo de aprender, se aprimorar e buscar atualização. E com avanços tão rápidos nas tecnologias e na comunicação, é essencial que se tenham ferramentas para o aperfeiçoamento em diversas atividades. Seguindo esse pensamento, surge o projeto Tempo 60+, que vai oferecer oficinas para artistas, produtores e técnicos que tenham mais de 60 anos, buscando auxiliar estes profissionais da economia criativa a se colocarem no lugar de protagonistas de suas carreiras, minimizando a dependência de terceiros quando o assunto é tecnologia e comunicação básica. As oficinas oferecidas serão: Redes Sociais/Vídeos Curtos, Ferramentas do Google, Emissão de Nota Fiscal e Trello/Organização on-line.

As inscrições das atividades vão de 24 de julho a 04 de agosto, e as aulas acontecem nos dias 05 e 06 de agosto, no Complexo Cultural Samambaia, todas gratuitas e com tradução em libras.

Para realizar a inscrição, basta acessar o formulário (https://bit.ly/inscricaotempo60), e se tiver dificuldades, é só contactar a produção pelo email [email protected], ou pelo Instagram (@btmsolucoes), além de poder inscrever-se no momento de cada oficina.

Dona Gracinha da Sanfona
Volmi BAtista : Foto: Luiz Fernandes

Apresentações Culturais

E fechando cada dia de atividades com chave de ouro, o Tempo 60+ também vai oferecer apresentações culturais com consagrados artistas da cidade, que também já passaram dos 60 anos e encantam as plateias há gerações, como o Mamulengo Presepada, de Chico Simões, que apresenta as maravilhas do teatro de bonecos; a Mestra Dona Gracinha da Sanfona, com o melhor do tradicional forró-pé-de-serra; a Cia Os Buriti, de Eliana Carneiro, com sua incrível contação de histórias; e o violeiro Volmi Batista, com cantorias e folias feitas com maestria. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, que poderá prestigiar os shows e espetáculos com toda a família. As atividades culturais terão acessibilidade através de Audiodescrição para Pessoas com Deficiência Visual.

Oficinas e Ministrantes

Emissão de Nota Fiscal, com Luna Moreno

Esta é uma oficina prática para pessoas que já tenham CNPJ MEI, ou pretendam ter. Na oficina será mostrado o passo a passo para emissão de uma nota fiscal, além da resolução de possíveis problemas que um empreendedor da cultura pode enfrentar emitindo notas em plataformas online. Quem ministra a atividade é Luna Moreno, que trabalha profissionalmente com produção cultural há 8 anos. É apaixonada pela cena autoral e independente, e fez parte da equipe de festivais como Favela Sounds, Cerrado Jazz Festival, entre outros.

Google Workspace e Ferramentas do Google, com Mirella Dias

A oficina será um mergulho nas várias possibilidades que as ferramentas que o Google nos traz. Orientações de como utilizar o Google Workspace e suas funções, noções organizacionais, breve introdução às planilhas, arquivos de texto, calendários e formulários criados e editados dentro da plataforma. A ministrante, Mirella Dias, é produtora, brincante e arte-educadora. Formada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, atua em consultorias, elaboração, execução e prestação de contas para projetos, nos setores público e privado.

Trello РOrganiza̤̣o on-line, com Paula Daniela

Essa oficina focará na organização de informações dentro do aplicativo Trello, mostrando o gerenciamento de projetos e ideias dentro da plataforma e personalização de fluxos de trabalho para uso pessoal ou de uma equipe. Quem ministra é Paula Daniela, que é formada em marketing e relações públicas, e especialista em gestão de custos e resultados. Paula ainda é coordenadora técnica e produtora executiva com atuação em diversos festivais, com foco em trabalhos afro-brasileiros.

Redes Sociais e Vídeos Curtos, com Amanda Bittar

As redes sociais se tornaram fundamentais para a divulgação de uma marca, evento ou comércio, e não seria diferente com o trabalho individual. Para melhor comunicar sobre o seu trabalho para possíveis contratantes, o oficinando aprenderá sobre o funcionamento de redes como Instagram e Tiktok, redes focadas principalmente na divulgação de vídeos curtos. O oficinando receberá também orientações de como filmar, editar e postar vídeos para melhorar a divulgação do seu trabalho. A oficineira, Amanda Bittar, é formada em Comunicação Social pela UnB com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Ela trabalha na área de cultura há mais de 10 anos, atuando como gestora de comunicação e produtora.

Programação

05 de agosto – Sábado
9h РOficina Emisṣo de Nota Fiscal РLuna Moreno
14h – Oficina Oficina Google Workspace – Ferramentas do Google – Mirella Dias
17:30 – Apresentação teatro – Mamulengo Presepada, Espetáculo: O Romance do Vaqueiro Benedito
18:30 РApresenta̤̣o m̼sica Dona Gracinha da Sanfona

06 de agosto – Domingo
9h РOficina Trello РOrganiza̤̣o on-line РPaula Daniela
14h – Oficina Redes Sociais/Vídeos Curtos – Amanda Bittar
17:30 – Apresentação teatro – Os Buriti, Espetáculo: Lia de Manaká e Suas Histórias
18:30 РApresenta̤̣o m̼sica РVolmi Batista

O Tempo 60+ é realizado pela BTM – Soluções em Projetos, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

SERVIÇO

Tempo 60+
Quando: Aulas nos dias 05 e 06 de agosto, sábado e domingo
Onde: Complexo Cultural Samambaia
Inscrições: de 24 de julho a 04 de agosto
Formulário: https://bit.ly/inscricaotempo60
Quanto: Gratuito
Informações: btmsolucoes@gmail.com
Redes Sociais: instagram.com/btmsolucoes/