Noite de autógrafos e show com Duo Maranesi-Gomyde resgatam um capítulo da história cultural de Brasília

Do Peixe Vivo à Geração Coca-Cola: música em Brasília 1960-1980 (Musimed, 2017) é um livro que apresenta o panorama musical erudito e popular de Brasília nas duas primeiras décadas da capital. O resgate documental, feito por Fátima Bueno, é uma viagem histórica cujo ponto de partida é a paixão do presidente JK pela música. A coletânea de imagens e informações desembarca no começo de um caminho revelador de uma geração roqueira que se impôs no cenário nacional, no final dos anos 1970. A autora de Do Peixe Vivo à Geração Coca-Cola: música em Brasília 1960-1980 faz uma noite de autógrafos na sexta-feira, 8 de junho, no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP 706/906 Sul.

Fátima Bueno encontra o público a partir de 18h30. Às 20h, um concerto com o Duo Maranesi-Gomyde, marca o Sextas Musicais com um trabalho que mescla as experiências de Elenice Maranesi, pianista que transita com desenvoltura no jazz e na MPB, e Ana Amélia Gomyde, camerista com técnica apurada. Elenice, aliás, foi vencedora do primeiro Festival de Jazz da Casa Thomas Jefferson, em 1978, e está no livro de Bueno.

As fotos de Do Peixe Vivo à Geração Coca-Cola: música em Brasília 1960-1980, além de imagens adicionais coletadas no decorrer da pesquisa, fazem parte de uma mostra que também poderá ser apreciada pelo público na sexta-feira (8). As imagens foram cedidas pelo Arquivo Público do DF, pelo Memorial JK, pela DA.Press, por entidades educacionais e arquivos privados. O Duo Maranesi-Gomyde apresentará as duas sonatas do compositor Claude Bolling, que fazem uma síntese entre o jazz e a música clássica. No palco, o duo será acompanhado pelo contrabaixista Paulo Dantas e o baterista Di Stephano.

Maranesi, pianista, arranjadora, compositora e professora é graduada em Piano e Mestra em Performance Musical. Participou da criação do Núcleo de Música Popular da Escola de Música de Brasília, onde lecionou. Recebeu inúmeras premiações, publicou livros, gravou álbuns. Gomyde atua em solo e colaborações diversas.

PROGRAME-SE

Lançamento de Livro Do Peixe vivo à geração coca-cola: música em Brasília 1960-1980, de Fátima Bueno
Quando: Sexta-feira, 08 de junho, das18h30 às 21h
Local: Foyer do Casa Thomas Jefferson Hall – 706/906 Sul
Entrada livre e gratuita
Mais informações para o público: http://thomas.org.br/eventos/

Sextas Musicais

Duo Maranesi-Gomyde – Elenice Maranesi e Ana Amélia Gomyde
Quando: Sexta-feira, 08 de junho, às 20h
Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP SUL 706/906
Entrada livre e gratuitaMais informações para o público: http://thomas.org.br/eventos/

Anterior Segunda temporada de “Master of Photography” durante junho
Próximo O TEATRO E AS NOVAS MÍDIAS