Depois do México, Diatribe de Amor volto aos palcos de Brasília. Nada se parece tanto com o inferno quanto um matrimônio feliz!
“Diatribe de Amor”, a única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, volta aos palcos de Brasília, de 20 a 23 de abril, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Tao Filmes, 711 Norte.
A personagem Graciela Jaraiz de la Vera está se preparando para suas bodas de prata de modo bastante peculiar. Entre maquiagem e escolha do vestido, revela ao público detalhes, segredos e percepções que marcaram a história do casal, deixando claro que a festa será a mais importante de todas: a última! Apesar de dois atores em cena, é um monólogo. Um formato que já provoca mostrando um marido inerte. Recheada de frases líricas e profundas, típicas do autor colombiano, expõe o machismo comum aos países latinos.
A peça de García Márquez foi traduzida do espanhol para o português pelo pesquisador e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) André Aires, que também dirige a obra.
Graciela é interpretada pela atriz Juliana Zancanaro. Ambos são atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida por Luciana Martuchelli. O grupo acaba de voltar do México, onde participou do 5º. Congreso Internacional de Celebración del Teatro, apresentando a obra em espanhol, ministrando cursos e palestras.
“Foi um grande desafio e alegria apresentar em uma das casas do autor, na língua original e num teatro antigo (inaugurado em 1888) com casa cheia”, conta Juliana. Gabo, morou por muitos anos no país, onde provavelmente escreveu seu texto menos conhecido. O autor Prêmio Nobel de literatura em 1982 é grande referência em romances como Cem Anos de Solidão e Amor Nos Tempos do Cólera.
A viagem da companhia teve apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, pelo edital Conexão Cultura, e, como contrapartida, fará a sessão de quinta, dia 20, gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla. Para os outros dias, os ingressos também já estão disponíveis para a venda no Sympla.
FICHA TÉCNICA:
Tradução, direção: André Aires
Atriz: Juliana Zancanaro
Som e Iluminação: Filipe Lima
SERVIÇO:
Diatribe de Amor
Datas: 20 a 22 de abril, às 20h; 23 de abril, às 19h
Local: Tao Filmes, 711 Bloco C Loja 5 – Asa Norte, Brasília – DF.
Entrada: R$ 40,00 (R$ 20,00 meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 e artistas)
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/diatribe-de-amor/1953748
NÃO É PERMITIDA A ENTRADA APÓS INICIADA A SESSÃO.
Local
TAO FILMES
Quadra SCLRN 711 Bloco C, , Asa Norte
Brasília, DF