“Diáspora”, por Josafá Neves


Com o intuito de fortalecer a cultura negra nas escolas públicas do Distrito Federal, o artista plástico Josafá Neves se uniu à professora e pesquisadora Leda Gonçalves com a proposta de interagir arte, cultura, educação e a valorização da história afrodescendente, para estudantes do Distrito Federal no mês da Consciência Negra.

O projeto “Diáspora”, idealizado pelo artista plástico Josafá Neves, é composto por duas atividades integradas.A primeira atividade são oficinas ministradas pelo artista a estudantes da rede de ensino do Distrito Federal, com vistas a divulgar a diáspora e envolvê-los no trabalho plástico. Um dos objetivos do projeto da Diáspora é ampliar o acesso da população a museus e promover a interface com a implantação da Lei Federal nº 10.639/03, incentivando uma educação que valoriza e reconhece a Cultura Africana e Afro-Brasileira.

A segunda atividade será a exposição “Diáspora” que homenageará, por meio da pintura, personalidades brasileiras, como Clementina de Jesus, Itamar Assumpção, Milton Santos, entre outros artistas retratados por Josáfa Neves.Na ocasião as oficinas de pintura, resultarão em obras desenvolvidas pelos próprios alunos e assinada coletivamente, a ser expostas juntamente com as telas do artista em maio de 2016, na Galeria Athos Bulcão.

Engajado na luta pela igualdade racial, Josafá Neves abordará, em suas obras, a identidade brasileira artística da Diáspora Negra, que, no primeiro momento, ocorreu por força do tráfico de escravos, que acarretou na propagação dos negros africanos pelos diversos continentes. A exposição está prevista para maio e será composta por pinturas na técnica óleo sobre tela.

Nesta primeira semana de novembro, o pintor retornou da Venezuela, após convite do Governo Bolivariano da Venezuela, para participar da I BIENAL DEL SUR, DOS PUEBLOS EN RESISTENCIA, evento internacional que faz o intercâmbio cultural entre artistas de todo mundo, consagrando-o como um artista plástico de renome internacional.

Link Bienal: https://www.facebook.com/iartesven/?fref=ts

Mês de Novembro

Escolas contempladas com o projeto:

Centro Educacional 619 – Samambaia. Professora Responsável – Jucimeire Barbosa da Silva
Escola Classe 13 GRE – Taguatinga. Professora Responsável – Nádia Maria Rodrigues
Caic JK – GRE – Núcleo Bandeirante. Professora Responsável – Cristiane Sobral
Escola Classe 64 – GRE – Ceilândia. Professora Responsável – Maria das Dores de Oliveira

Josafá Neves

Preparando as telas de forma paternal e zelosa, inteiramente pinceladas de negro, seus quadros ganham vida, exteriorizam infinitas emoções, múltiplos sentimentos e experiências. Josafá faz surgir das suas telas, cobertas de óleo negro, a sua história de vida, dores, sabores e cores.

Desde os cinco anos de idade ele já era um apaixonado pelo mundo das artes. Filho de família humilde, recorria às pedras para desenhar nas calçadas e ruas, extasiando colegas, amigos e parentes com a beleza da firmeza e proporcionalidade dos seus traços. Apesar de nascido na capital federal, iniciou sua carreira artística na cidade de Goiânia, em 1996. Obstinado e leal, após seu casamento com as artes plásticas, nunca se afastou, nem um dia, das tintas, telas, pincéis e palhetas. Apesar dos estorvos do dia a dia, sua felicidade com a vida de artista sempre foi incomparavelmente maior.

Informações: (61) 8560 3020

Site: www.josafaneves.com.br

Anterior Feira de Arte Erótica
Próximo Espetáculo Amores Glaciais