A série Diálogos Contemporâneos 2019 – iniciada na semana passada, com a conversa informal e bem-humorada de Fernando Moraes – prossegue nesta terça-feira, 2 de abril, com o jornalista e escritor Mário Magalhães discorrendo sobre “Biografias Brasileiras”. A conversa será no Teatro dos Bancários, a partir das 19h, com entrada franca.

Mário Magalhães é autor do livro Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, que recebeu cerca de 20 prêmios e serviu de base para o filme dirigido por Wagner Moura, lançado sob aplausos no mais recente Festival de Berlim.

Mário Magalhães trabalhou em alguns dos maiores jornais do Brasil: Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, onde atuou como repórter especial, colunista e ombudsman. Recebeu 25 prêmios jornalísticos e literários no Brasil e no exterior. Em 1999, lançou “O Narcotráfico”. Atualmente trabalha na biografia do controverso político Carlos Lacerda.

O ciclo de debate Diálogos Contemporâneos promove conversas para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, os caminhos e descaminhos do país. E, claro, construir saídas.

As conversas ocorrerão até maio, trazendo grandes nomes para falar sobre temas como política, amor, fake news, a herança africana, humor, história do Brasil e a literatura que vem sendo produzida nas periferias do País. Um grande painel que irá propor reflexões para o espectador formar suas opiniões a respeito desta intrincada realidade dos dias atuais. Direção geral de Nilson Rodrigues.

Na terceira semana, quem estará no Teatro dos Bancários para uma conversa com a plateia será a premiada escritora e historiadora Mary del Priore, falando sobre “O Amor e Afetividade na História do Brasil”.

A série seguirá com o escritor Paulo Lins falando sobre “As Grandes Metrópoles na Literatura Brasileira”; a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô discorrendo sobre “Raízes do Brasil – Herança africana, tradições e novas expressões: uma perspectiva da produção artística negra no Brasil atual”; o doutor em filosofia e professor da USP, Pablo Ortellado, conversando sobre “Internet e Tecnologia: informação e desinformação na era digital”; o poeta, escritor e agitador cultural Sérgio Vaz abordando o tema “A literatura que vem da periferia”; e o escritor, jornalista e tradutor Eduardo Bueno animando a plateia com uma fala sobre “A crônica e o humor na sociedade brasileira”.

Diálogos Contemporâneos acontece semanalmente, com entrada franca, no Teatro dos Bancários (localizado na entrequadra 314/315 sul), que tem capacidade para acolher até 470 espectadores. As palestras começarão sempre às 19h e as senhas serão distribuídas meia hora antes, às 18h30. O ingresso no teatro estará sujeito à lotação do local.

Programação Dia 2 de Abril

Biografias Do Brasil

A construção do Brasil, o processo de colonização, as etnias e culturas, as políticas econômicas e sociais e os fatos históricos que foram determinantes na formação da identidade do país.

Palestrante: MÁRIO MAGALHÃES – Jornalista e escritor, trabalhou nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. É autor de Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo. Recebeu cerca de 20 prêmios. Escreveu também O Narcotráfico e em breve lançará a biografia de Carlos Lacerda.

Data: 02 de abril
Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Bloco A
Horário: 19h

Serviço

Diálogos Contemporâneos
Local: Teatro dos Bancários (EQS 314/315)
Datas: de 26 de março a 14 de maio, sempre às terças-feiras
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA (distribuição de senhas meia hora antes do início da palestra)
Capacidade do teatro: 473 lugares

Anterior Um céu de acordes no projeto Sextas Musicais
Próximo Exposição fotográfica em homenagem à Brasília