Dia das Crianças no Espaço Cultural Renato Russo. Um dia inteiro dedicado à cultura, diversão, aprendizado e inclusão. Dia 12 de outubro, das 11h às 18h. Programação gratuita

O Espaço Cultural Renato Russo preparou uma celebração especial para o Dia das Crianças, oferecendo uma jornada repleta de arte, aprendizado e inclusão. O evento, marcado para o próprio dia 12 de outubro, das 11h às 18h, promete momentos inesquecíveis para toda a família. A programação destaca a magia do circo e a cultura popular com espetáculos, oficinas, contação de histórias e muito mais.

Na parte da manhã, 11h, Curta Cinema, sessão especial de curtas metragens adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista, proporcionando uma experiência inclusiva para os pequenos e suas famílias.

A magia continua com contação de história “O Jaraguá”, às 15h, um conto encantador sobre o bicho esquisito que adora dançar com crianças e ensinar a cuidar da natureza. Às 17h, emoção e gargalhadas garantidas com “O Grande Circo dos Irmãos Saúde”, um espetáculo do Circo Teatro Artetude que explora a incrível arte da convivência. Encerrando a programação, às 18h, o hilariante “Palhágico Chouchou”, um show de truques incríveis, palhaçadas e trapalhadas.

Durante toda a tarde, o universo circense ganha vida através de oficinas de Palhaçaria, Bambolê, Perna de Pau, Malabares e Acrobacia de Solo, despertando nas crianças habilidades criativas e artísticas.

A classificação é livre e a entrada é gratuita para todos os espetáculos e atividades. Uma oportunidade única de compartilhar momentos inesquecíveis com as crianças e suas famílias. Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial do Espaço Cultural Renato Russo ou no @espacoculturalrenatorusso.

A programação especial é proposta pelo Instituto Janelas da Arte por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Programação

11h – Curta Cinema
Local: Sala Marco Antônio Guimarães
Sessão Infantil de curtas adaptada para pessoas com TEA, com curadoria de Ulisses de Freitas.

14h às 16h – Oficina de Palhaçaria
Local: Sala Aquário

A oficina de palhaçaria com a professora Amanita trabalha com as crianças a técnicas de expressão facial, movimentos e improvisação. A aula é uma oportunidade divertida para desenvolverem habilidades teatrais e descobrirem o riso como ferramenta de comunicação. Com a orientação da professora, os pequenos exploram o universo cômico da palhaçaria, estimulando a criatividade e a confiança no palco e na vida.

14h às 17h – Oficina de Bambolê
Local: Praça Central

Na oficina de bambolê com a professora Letícia, as crianças irão aprender a arte de manipular o bambolê de forma criativa e divertida. Sob sua orientação, exploram movimentos, equilíbrio e coordenação, promovendo o exercício físico enquanto desenvolvem habilidades circenses. É uma oportunidade única para estimular a coordenação motora e o espírito lúdico das crianças.

14h às 17h – Oficinas de Perna de pau, malabares e acrobacia de solo
Local: Galpão das Artes

O professor Marco Aurélio guia as crianças em uma jornada fascinante por três habilidades circenses. Na perna de pau, aprendem a dominar o equilíbrio e a coordenação, desbravando o mundo circense com altura e destreza. Com os malabares, exploram destreza manual, aprimorando habilidades de arremesso e manipulação, desenvolvendo paciência e concentração. Já na acrobacia de solo, desafiam os próprios limites físicos e descobrem a magia de movimentos graciosos e acrobáticos, estimulando força, flexibilidade e confiança.

15h – Contação de história – O Jaraguá
Local: Sala Multiuso

Jaraguá é um bicho esquisito tem cabeça de cavalo com pescoço de jacaré canto de passarinho e é meio desgrenhado, é grande e mora dentro da floresta nos cantinhos perto das águas, hj ele já não corre atrás de ninguém mais não, o tempo mudou e agora Jaraguá gosta mesmo é de dançar no meio das crianças, onde tem festa popular lá está o bichinho a dançar, procurando cafuné e ensinando como cuidar das matas, da floresta e do meio ambiente em todo lugar! Se você quiser conhecer o Jaraguá e dançar com ele é só chegar!

17h РO Grande Circo dos Irṃos Sa̼de
Local:Teatro Galpão Hugo Rodas

O espetáculo é feito por dois amigos, irmãos e palhaços, que usando de elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares do circo moderno, exercitam a incrível e maravilhosa arte da convivência.

Um jogo em que os sentimentos oscilam da raiva ao amor em segundos, os irmãos exploram cenas cotidianas que levam ao espetáculo e ao espectador a dúvida da realidade. Um espetáculo que foi concebido para rua e para as escolas, tem como objetivo alcançar as comunidades mais afastadas. Por isso foi pensado de forma fácil de se transportar, montar e apresentar. Contudo, ganha requintes de luz, efeitos sonoros e fumaça, quando apresentado em um teatro.Esse é um trabalho que tem a simplicidade da rua e grandiosidade do circo.

18h – Palhágico Chouchou
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Prepare-se para uma tarde mágica e cheia de diversão! Apresentamos o espetáculo do Palhaço Chouchou, de volta a Brasília para uma programação especial no dia das crianças. O sucesso de bilheteria volta para um evento que vai encantar e surpreender toda a família, com truques incríveis, risadas garantidas e muita interação, essa é uma experiência que você não pode perder!

Serviço

Data: 12 de outubro
Horário: Das 11h às 18h
Local: Espaço Cultural Renato Russo, Brasília
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita