Descubra como surgiu o Dia da Cerveja Brasileira e como brindar a data de uma forma típica e inusitada. Comemoração existe desde 2012 em homenagem ao mestre cervejeiro mais antigo do país

As cervejas artesanais tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, e atualmente é possível encontrar diversos estabelecimentos e marcas especializadas nesse tipo de bebida. Mas engana-se aquele que pensa que essa história começou agora. A primeira cervejaria artesanal surgiu no país em 1908, em Canoinhas, Santa Catarina. A Canoinhense foi fundada pelo Otto Loeffler, que seguia as receitas da família passadas por cinco gerações para produzir as cervejas, além das bebidas serem feitas de acordo com a Lei da Pureza Alemã. Além disso, os tonéis de carvalho que eram utilizados pela Canoinhense vieram da Alemanha há mais de um século.

“O mestre cervejaeiro da marca, Sr. Ruprecht Loeffler, é uma importante figura da história das cervejas no Brasil, já que era o mestre cervejeiro mais antigo e que ainda exercia suas atividades no país, tanto que, desde 2012, no dia 5 de junho é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira como uma forma de homenageá-lo, já que nesse dia ele faria aniversário”, explica Rogéria Xerxenevsky, sócia proprietária da X Craft Beer.

Assim como a Canoinhense, a X Craft Beer também possui em seu DNA uma forte ligação com o país, começando pelo local em que a marca foi fundada em 2014: Brasília, capital do país. A marca foi umas das pioneiras quando se fala em cerveja artesanal na cidade. Com o crescimento da X Craft Beer, a cervejaria então se mudou para São Paulo, a maior cidade do país. “Hoje em dia é possível encontrarmos marcas brasileiras conquistando medalhas em premiações internacionais, então como os consumidores estão cada vez mais exigentes, as cervejarias estão investindo em produções sofisticadas e com ingredientes selecionados”, diz Rogéria.

Cartão-postal de Brasília

Para brindar o Dia da Cerveja Brasileira, a X Craft Beer possui uma cerveja perfeita para ocasião. A 61IPA recebeu este nome em homenagem a Brasília, que tem o 61 como código de área. No rótulo, é possível ver uma ilustração da Catedral Metropolitana de Brasília.

De cor dourada e espuma branca com boa formação e estabilidade, possui aroma de frutas tropicais que remetem principalmente ao maracujá. A garrafa de 500ml sai por R$21 no site oficial da marca.

Brindando de forma inusitada

Muitos não imaginam, mas a cerveja pode ser uma ótima opção na hora de preparar um drink. Se o objetivo é brindar o Dia da Cerveja Brasileira de uma forma inusitada e com a cara do país, Rogéria explica como preparar uma caipirinha de cerveja, confira:

Ingredientes

2 colheres (sopa) de açúcar
Gelo
Sal
Suco de 2 limões
1 cerveja IPA
1 dose de cachaça

Modo de Preparo

Em uma coqueteleira, misture o suco, a cachaça, o açúcar e o gelo. Mexa bem e coloque essa mistura em um copo com a borda de sal.
Depois, coloque a cerveja até completar o copo.

Sobre a X Craft Beer

A X Craft Beer foi fundada em 2014, em Brasília, pelo casal Alexandre e Rogéria Xerxenevsky. Inicialmente, a cerveja tinha o nome de Microcervejaria X, e é considerada uma das pioneiras quando se fala em cerveja artesanal em Brasília.

Para maiores informações acesse: delivery.xcraftbeer.com.br

Anterior Dia dos Namorados no Restaurante Ticiana Werner
Próximo Parceria de empresas lança a Claq, plateia interativa