Cartão Verde – Velloso

O Cartão Verde desta segunda-feira (27/1) recebe Velloso, ex-goleiro considerado até hoje um dos maiores da história do Palmeiras e do Atlético Mineiro. Na equipe paulista, foi titular entre 1994 e 1999, quando se transferiu para o Galo e permaneceu titular até sua saída, em 2004. Hoje, Velloso é empresário e possui um complexo de quadras de futsal em Araras, sua cidade natal, além de atuar como comentarista esportivo na televisão aberta. Campeão estadual, brasileiro e da Libertadores da América, o ex-arqueiro conta um pouco de sua trajetória de quase duas décadas como jogador profissional. Apresentado por Vladir Lemos, o programa vai ao ar às 20h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Roda Viva – Bruno Covas

Na segunda-feira (27/1), o Roda Viva recebe o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Em meio a uma batalha contra um câncer na região abdominal e após várias sessões de quimioterapia, o prefeito fala sobre questões como a isenção de IPTU para templos religiosos, a recuperação da malha de ciclovias e o preço das passagens de ônibus.

A edição conta com uma bancada de entrevistadores formada por Fábio Zambeli, analista-chefe do site Jota; Flávio Freire, coordenador de Nacional e Política da sucursal do jornal O Globo em São Paulo; Eduardo Scolese, editor de poder do jornal Folha de S. Paulo; José Alberto Bombig, editor executivo do jornal O Estado de S. Paulo e titular da coluna do Estadão; e Fabíola Cidral, âncora da rádio CBN em São Paulo. Apresentado por Vera Magalhães, vai ao ar às 22h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Desafiando a Ciência

Nesta terça-feira (28/1), o Desafiando a Ciência, que testa a teoria científica com uma abordagem prática, estreia uma nova temporada. Em seu primeiro episódio, os apresentadores Jem Stansfield, Liz Bonnin e Maggie Philbin investigam questões como: a possibilidade da Grã-Bretanha ficar sem luz, o esgotamento da capacidade de geração de energia e por que a maioria da eletricidade britânica depende de gás. Desafiando a Ciência é exibido às 19h45 na TV Cultura.

#Provocações – Maisa Silva

O #Provocações desta terça-feira (28/1) exibe o programa com a atriz, cantora e apresentadora Maisa Silva. Aos 17 anos e com seu próprio programa, ela conta com currículo artístico extenso. Sua trajetória na televisão começou aos 3 anos de idade, inspirada pela atriz Shirley Temple. Hoje, faz sucesso também nas redes sociais, com milhões de seguidores. No programa, ela fala sobre sua história na televisão, opiniões acerca de polêmicas que envolvem Silvio Santos e também sobre feminismo. Com apresentação de Marcelo Tas, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Opinião Nacional – Beleza

O Opinião Nacional desta quarta-feira (29/1) reflete sobre a percepção da beleza nos dias de hoje e debate sobre a construção histórica, social e midiática da ideia do belo e do feio. A edição também discute quais são os atributos que mais contribuem para a percepção de beleza de um indivíduo – traços físicos, características de personalidade ou condições financeiras e de status. Para falar sobre o tema, o programa recebe a diretora de inovação do instituto de pesquisa Ipsos, Miriam Steinbaum, e a jornalista e doutora em História Social Luciana Andrade. Apresentado por Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Retratos da Cidadania – Mediação para Idosos

Na quarta-feira (29/1), estreia na TV Cultura o programa Retratos da Cidadania, que tem como objetivo mostrar a união da sociedade e do poder público na conquista de direitos básicos. No primeiro episódio, o assunto é o projeto de São Paulo Mediação para Idosos, que utiliza a mediação como ferramenta para melhorar a comunicação de idosos em situações de risco. Para falar sobre o tema, o programa recebe os convidados Airton Alves, promotor que cuida do projeto, e Monica Lodder, promotora responsável por sua implantação. Mediado pelo procurador geral de Justiça Gianpolo Smanio, vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.

Cinematógrafo – Chanchada

Nesta quinta-feira (30/1), o Cinematógrafo fala sobre a chanchada, conhecida como um dos gêneros cinematográficos genuinamente brasileiros que lotou salas nacionais entre os anos de 1950 e 1960. O programa também discute o clássico 2001, Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, além de falar sobre Eisenstein, grande idealizador da montagem como expressão política no cinema soviético. O quarto episódio da segunda temporada vai ao ar às 19h45 na TV Cultura.

Matéria de Capa – Sempre Jovem

Nesta quinta-feira (30/1), o Matéria de Capa discute o momento da vida em que a juventude é deixada de lado e os hábitos e costumes se tornam mais presentes. A edição também aborda o desafio de manter a mente jovem, ativa e pronta para encarar as novidades e mudanças sem medo. Vai ao ar às 22h15 na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Persona em Foco – Stepan Nercessian

O Persona em Foco desta sexta-feira (31/1) exibe entrevista com um dos mais irreverentes atores brasileiros: Stepan Nercessian. Nascido em Goiás, na cidade de Cristalina, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro e, então, iniciou sua carreira artística, aos 17 anos, como protagonista do filme Marcelo Zona Sul. O grande sucesso do filme possibilitou uma rápida escalada no meio cinematográfico, televisivo e teatral, onde participou de aproximadamente 100 produções. Stepan também é conhecido por sua forte atuação nas causas sociais e políticas. No programa, que tem apresentação de Atílio Bari, Antonio Pedro e Xavier de Oliveira conduzem a conversa e conseguem revelações do artista. Vai ao ar às 22h45 na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

O Pantanal e os Outros Bichos

No sábado (1º/2), às 12h, a série infantojuvenil O Pantanal e os Outros Bichos estreia na TV Cultura. Em um mergulho poético e lúdico no universo do Pantanal, conscientizando os espectadores sobre problemas da região e reavivando mitos e lendas do folclore, o enredo gira em torno dos irmãos Ísis e João, que não desgrudam dos celulares. Depois de um acontecimento marcante, os dois vivem aventuras inimagináveis pelo lugar.

Lupita no Planeta de Gente Grande

Ainda no sábado (1º/2), às 12h15, acontece a estreia do infantil Lupita no Planeta de Gente Grande na TV Cultura. Com um tom pedagógico e voltada para crianças de 0 a 3 anos, a animação 3D se passa em um universo onde tudo o que os adultos falam é incompreensível. Com seu “descobridor de coisas” e seus bichinhos de pelúcia que ganham vida, a protagonista Lupita é guiada pela voz da narradora a descobrir um universo imenso e mágico.

Diário de Luli

Também no sábado (1º/2), às 16h45, estreia a série infantojuvenil Diário de Luli. Uma menina com dotes intelectuais muda o cenário de sua família após ganhar uma bolsa de estudos em um colégio particular. Em casa, sua mãe sustenta a família com sua carreira de advogada, após o pai não encontrar um emprego na nova cidade. Na escola, Luli vive os desafios da pré-adolescência, com novas descobertas e dúvidas.

Tá Certo?

No sábado (1º/2), às 17h, game show Tá Certo? entra em uma nova fase. Agora, o programa, apresentado ator Warley Santana, recebe personalidades brasileiras – como Maurício Manieri e Gabi Prado – para competir com os bonecos. Ao longo dos episódios, os convidados formarão trios para responder questões de diferentes temas, como futuro, gente, tecnologia, natureza e cultura. Os prêmios da competição são os mais inusitados, entre eles estão um tira-manchas do passado, um retrovisor para humanos e uma “gravata vento”, uma espécie de gerador portátil capaz de carregar aparelhos eletrônicos e celulares.

Cultura Livre – Maria Luiza Jobim

O Cultura Livre de sábado (1º/2) conta com a presença de Maria Luiza Jobim, filha de Tom Jobim. Ela apresenta seu primeiro álbum solo, Casa Branca, e fala sobre sua carreira musical. Ainda na edição, Gero Camilo fala sobre o Belchior e o programa exibe um arquivo emocionante do pai de Maria Luiza, de 1993. A cantora e compositora também apresenta músicas Sonhos, Casa Branca e Fotossíntese. Com apresentação de Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Clássicos – OSESP – Beethoven

O Clássicos de sábado (1°/2) exibe um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), que executa a Quinta Sinfonia de Beethoven e outras composições escolhidas pelo público previamente via votação eletrônica. Sob a regência do suíço Thierry Fischer, a apresentação foi gravada na Sala São Paulo, celebrando os 20 anos do espaço cultural. O programa vai ao ar às 23h na TV Cultura.

Bachiana Filarmônica – João Carlos Martins e Thiago Arancam

No domingo (2/2), vai ao ar um concerto da orquestra Bachiana Filarmônica do SESI-SP, no qual são apresentadas obras de grandes mestres da música clássica, como Johann Sebastian Bach e Franz Schubert. A faixa ainda conta com depoimentos exclusivos dos artistas para a TV Cultura. Regido por João Carlos Martins e com participação do tenor Thiago Arancam, vai ao ar às 11h, na TV Cultura.

Anterior Roda de conversa com os artistasda mostra Deslocamento
Próximo KVSH e Dubdogz são atrações da VIVA, em Brasília