André Bastos, do Estúdio Nada Se Leva, e Fernando Forte, do FGMF Arquitetos, falam de colaboração na produção e atualização de mobiliários, da importância do design e da criação de peças multifuncionais para o novo morar

O designer André Bastos, do Estúdio Nada Se Leva, o arquiteto Fernando Forte, do FGMF Arquitetos, são os convidados do casapark para a live sobre design colaborativo, que acontece na segunda-feira, 21 de setembro, às 20h, no Instagram @casapark. Desde 2015, o Estúdio Nada Se Leva assina a direção criativa dos mobiliários da Lider Interiores, emprestando sua linguagem autoral para produzir peças exclusivas e originais que acompanham o DNA da marca. O FGMF Arquitetos por sua vez, assina o projeto da emblemática loja da Líder Interiores, na avenida Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, que se tornou um ícone da arquitetura comercial.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 2002, Fernando Forte criou com os colegas Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz ao sair da faculdade a FGMF com a proposta de realizar todo tipo de projetos em termos de escalas e programas. Nesses quase 20 anos acumulam mais de 140 premiações e diversas publicações internacionais, atuando desde mobiliário até projetos urbanos. Entre seus projetos, estão a Japan House, em parceria com o estúdio de arquitetura japonês Kengo Kuma & Associates, e a Escola Várzea Paulista.

De Porto Alegre, André Bastos estudou até o 4º ano de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Foi comissário de bordo de voos internacionais da Varig por nove anos. Trabalhou com moda e foi proprietário da Villa Due, por dez anos, seguida de uma empreiteira chamada O.b.r.a, em sociedade com uma engenheira civil. Sua mais recente empreitada é o Estúdio Nada Se Leva, que criou junto com seu sócio Guilherme Leite Ribeiro. Na NSL além de criar produtos para marcas como a Firma Casa, os designers também são curadores de estilo da Lider Interiores, da La Lampe e, por um tempo, da Amazônia Móveis e Larco. Já participaram de ações junto ao Sebrae de laboratórios com associações de artesanato no Nordeste.

A Lider Interiores é uma das principais marcas brasileiras de mobiliário para residências e espaços corporativos. Fundada em 1945, em Carmo do Cajuru (MG), onde até hoje funciona a fábrica da empresa. A constante atualização de design, de maquinário e de modos de produção sempre está acompanhada da essência da marca: o capricho na fabricação de móveis de altíssima qualidade e a atenção a cada detalhe, desde a escolha da matéria-prima até a entrega final do produto.

Celebrar o design

Setembro é o mês escolhido pelo casapark para celebrar o design, os produtos e os profissionais. Entre as ações, a campanha “Meu móvel preferido”, que já está nas ruas de Brasília, redes sociais e mobiliário espalhado pelo mal traz para o público uma seleção dos produtos favoritos dos lojistas do casapark. Eles foram convidados a escolher peças especiais de suas lojas, aquelas que mais se destacam tanto pela originalidade quanto pela funcionalidade e a usabilidade.  “Meu amor ”, “Me define”, ‘‘Não pode faltar em casa’’, “Meu Crush”, “Amo”, “Não vivo sem” são algumas das expressões usadas para falar dos móveis e complementos selecionados. Algumas das peças e os depoimentos dos lojistas podem ser vistos no hotsite da campanha – https://shopping.casapark.com.br/meu_movel_preferido – e cada loja contará com uma seleção especial dos produtos identificada por tags da campanha.

Anterior Fenômeno do Wattpad assina contrato com a Coerência
Próximo Projeto apresenta ideias à nova morada pós-pandemia