Se você é do tipo de pessoa que ama histórias inspiradoras, negócios, empreendedorismo, biografias e ainda é apreciador de uma boa cerveja gelada, o livro De um gole só, da jornalista Ariane Abdallah.

O livro, que é editado pelo Portfólio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras, teve pré-venda em maio de 2019 e lançamento em agosto. Nele, a autora detalha de modo independente, a biografia completa da Ambev, a cervejaria brasileira que se tornou a maior do mundo.

“De um gole só” penetra nos bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título, no entanto, é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “várias etapas”.

A obra narra como os brasileiros convenceram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios, os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição, e o peso de se tornar uma referência em gestão. As vitórias, os aprendizados e as crises também são contados com riqueza de detalhes no livro, assim como os desafios na tentativa de reverter a imagem polêmica que se criou entre os consumidores brasileiros. Os dilemas de ter se tornado um gigante num setor em transformação, sem um caminho claro para continuar crescendo, além da crise atual, que coloca em xeque o modelo de gestão que trouxe sucesso à multinacional, também são ingredientes de “De um gole só”.

“Esta é uma história improvável: sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do mundo em seu setor. Meu objetivo foi fazer um livro sóbrio, sem juízo de valor. Quem conhece e quem não conhece a história terá a oportunidade de conhecer ainda mais e, quem sabe, reconhecer seu valor”, pontua Ariane Abdallah, que, a propósito, não bebe cerveja. Durante o processo de criação da obra, que chegou a três anos de pesquisa, a jornalista entrevistou cerca de 170 pessoas, entre ex-funcionários, investidores, fornecedores, concorrentes e especialistas de mercado. Abdallah conquistou acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela, visitando operações da empresa em São Paulo, Nova York, St. Louis, Leuven e Joanesburgo. O resultado é um livro completo e independente de 400 páginas sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.

Serviço

De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo.
Número de páginas: 448.
Tiragem: 8 mil.
Preços: R$ 69,90 e R$ 39,90 (e-book).
Palavras-chave: Cerveja; CEO; empreendedorismo; sucesso nos negócios; segredos do sucesso; empreendedores brasileiros; superação; histórias de sucesso; Poit Energia; Agrekko; brahma; skol; negócios; gestão.

Anterior Pianista Joana Holanda apresenta recital no Sextas Musicais
Próximo Banda Lagum toca Na Praia, dia 16 de agosto