CCBB apresenta mostra de cinema português contemporâneo a partir de 6 de julho De Portugal para o mundo

Uma seleção com o melhor do cinema português da última década, incluindo filmes de Pedro Costa, Miguel Gomes, Teresa Villaverde, entre outros. Retrospectiva fica em cartaz no CCBB Brasília de 6 de julho a 15 de agosto com entrada gratuita.

De 6 de julho a 15 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília propõe um olhar de conjunto sobre a produção do cinema português produzido na última década, que vem obtendo enorme êxito internacional. A entrada é gratuita e o CCBB Brasília está adaptado às novas medidas de segurança sanitária.

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra “De Portugal para o mundo” traz ao público brasiliense uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos.

“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de realizadores de projeção internacional, que já são considerados alguns dos mais conceituados diretores contemporâneos. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior. É uma oportunidade de assistir a filmes emblemáticos, tais como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.

Pré-estreia – Um dos destaques é o inédito e premiado filme do celebrado cineasta Pedro Costa “Vitalina Varela”, vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno 2019 e do prêmio de melhor atriz para a própria Vitalina Varela no mesmo festival.

Um veterano entre os jovens – A presença de filmes do veterano cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015), aliás, justifica-se pela carreira longeva e prolífica do mestre português. Segundo o curador, a escolha por exibir filmes do Manoel de Oliveira foi, em parte, por ter sido um diretor que mesmo centenário, realizou grandes filmes nesta década. “Também é uma homenagem ao diretor mais importante da história do cinema português, a uma ideia de Portugal, e que certamente deixou um legado enorme aos mais jovens”, explica.

Conversando sobre cinema português – A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes. Para isso, haverá debates temáticos, nos dias 13/7 e 5/8 e com participação de pesquisadores brasileiros e portugueses, além de um bate-papo com o diretor Manuel Mozos, do longa “Ramiro”, no dia 8/7, às 16h.

Essas atividades serão todas por meio de videoconferência, online, abertos e gratuitos (veja na programação). “A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz Pedro Ferreira.

O projeto prevê, ainda, um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Pedro Henrique Ferreira
Coordenação Geral: Eduardo Cantarino
Produção Executiva: Pedro Nogueira
Assistente de Produção: Luiza Jambeiro

SERVIÇO

Mostra de cinema “De Portugal para o Mundo”
Data: 6 de julho a 15 de agosto de 2021
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília)

Ingressos: Os ingressos gratuitos serão disponibilizados no app ou site da Eventim no dia da sessão, a partir das 9 horas.
Até 2 (dois) ingressos por CPF.
Lotação: 30 lugares.

Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso.
Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br

Confira na programação da mostra os horários e classificação indicativa dos filmes.

CCBB Brasília
Aberto de terça-feira a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Assessoria de imprensa do CCBB: Barbara Burnier (barbaraburnier@bb.com.br)

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

Anterior Tiago Sá lança o single 🎶 Anticorpos Antifascista
Próximo Dhi Ribeiro, 🎤 a cantora faz shows regados a muito samba