O clipe de “O Pensador” é o segundo lançamento do mais recente disco da banda brasiliense Darshan (o primeiro foi “Decompor” e gravado em várias locações pelo DF) e também é um presente dos alunos do Centro de Ensino Médio 111 – Recanto das Emas, que passaram pela oficina “Projeto MTV” capitaneado pelo diretor e fotógrafo Luringa e pelo também diretor Cadu Andrade.

Para entender melhor, Luringa e Cadu trabalharam com os estudantes como utilizar uma câmera, como pegar os melhores takes, para no final a turma ficar responsável por um videoclipe, que foi gravado dentro de sala de aula, como é possível ver no making of.

A banda convidada para o projeto foi a Darshan, que também pôde trabalhar de perto com os alunos.

“Pra mim foi uma grande e prazerosa experiência, porque ver que aqueles alunos teriam a oportunidade de entender como funciona todo o processo de gravação de um clipe e ainda ganhar um clipe feito por eles! Me senti contribuindo para algo maior e ainda sendo presenteado por isso, causando uma experiência inesquecível pra maioria deles e ainda recebendo um belo clipe. O “Projeto MTV” que é financiado pelo FAC faz referência aos clipes da MTV, por todas experiências causadas a um público de maioria adolescente e pelo Luringa que trabalhou na MTV. Esta é a segunda edição do projeto nessa escola e deve acontecer mais uma no ano que vem, caso não decidam realizar cortes no FAC novamente”, comenta o vocalista Oliver Darshan.

O músico cita um entrave que o Governo do Distrito Federal está travando com a Lei de Incentivo a Cultura do Distrito Federal, o FAC (Fundo de Apoio à Cultura). O governo alega que fará cortes na lei para utilizar esses recursos para a reforma do Teatro Nacional, que está fechado desde 2013. A classe artística brasiliense luta para que isso não aconteça e o dinheiro da reforma seja retirado do próprio orçamento da Secretaria de Cultura do DF.

Já a canção está no álbum lançado ano passado, o homônimo “Darshan” e fala de um momento muito pessoal na vida de Oliver:

“A música fala sobre todo um processo difícil que vivi, onde tive que aprender a revidar e me levantar com os pedaços que me restaram. Um lugar de dificuldade onde nos ensinam quase que a força a nos encontrar, escutar, esforçar e reparar o que foi quebrado, um processo que me reconectou com o meu eu, com minhas raízes, mas ciente de que a vida não é feito só de alegrias, e que diversas dores que sentimos nos edificam e nos ensinam a aprender com a dor o amor”.

O Darshan é Oliver Alexandre (vocal e guitarra), Thuyan Santiago (guitarra e vocais), João Paulo Berger (baixo) e Arnoldo Ravizzini (baterista).

Escute “Darshan”, o disco, no site oficial da banda ou nas plataformas de streaming, como Spotify,Deezer ou Youtube.

Redes Sociais

http://bandadarshan.com.br/
https://www.facebook.com/bandadarshan
https://www.instagram.com/bandadarshan/
https://www.youtube.com/user/darshanvideos

 

 

 

Anterior Teresa Lopes lança “Clara Essência” na CAIXA Cultural
Próximo Um Espião Animal estreia no Brasil em 23 de janeiro de 2020