Entre tentativas e erros, Danilo Timm lança “EnganoDesengano”. Clipe foi gravado em igreja em Berlim em meio a montagem de exposição

Danilo Timm nasceu em Brasília, morou em São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e hoje está em Berlim, cidade conhecida por ser um centro de criatividade. Lá toca vários projetos. Fundou dois grupos vocais, é vocalista da Aquafaba e agora lança a carreira solo com o primeiro disco: “NILØ”. No álbum, Danilo faz um apanhado de músicas que nasceram entre 2010 e 2021 contando justamente grande parte dessas mudanças, andanças e histórias que o atravessaram nessa década.

Com “EnganoDesengano”, quinta música da série sônica (nome que tem usado para apelidar a série de lançamentos), Danilo trata de um relacionamento que viveu com um casal. Durante esse período, o trisal resolveu dar um pulo na Europa. Danilo ficou por lá e a sintonia que achava que existia na relação, na verdade não era tão afinada assim.

“Essa música nasceu assim que me mudei para Berlim, em 2014. Eu tinha acabado um relacionamento de 4 anos no Rio e também de pedir a minha demissão de uma peça na qual estava atuando que era linda, ‘Elis – A Musical’, porque não me via mais ali fazendo as mesmas coisas depois do rompimento. Nesse trabalho eu conheci uma pessoa pela qual me apaixonei, e essa pessoa já estava em um relacionamento aberto. Acabei me envolvendo com esse casal, tanto que vim viajar com os dois para Berlim”, contextualiza o artista.

“Nós estávamos experimentando uma relação à três, e moramos por um tempo juntes em um apartamento de 20m² – não recomendo (risos)! Eu não estava pronte para esse tipo de relação e parecia que falávamos línguas diferentes. Não conseguíamos nos comunicar. Essa música fala sobre isso, sobre a dificuldade de comunicação que eu experienciei nessa época. Aprendi muito desde então. Com a canção eu queria passar com o ritmo e repetição de ‘EnganoDesengano’ esse sentimento de dislexia, tentativa e erro, insistência e sentimentos paradoxais que existem dentro de nós quando estamos em um lugar assim experimental e intenso”, explica Danilo.

Sendo assim, o clipe explora por meio de 12 performers essa confusão mental vivida por Danilo. Ele foi gravado na igreja Start Bahn, perto da casa do artista, no bairro Schillerkiez, em Neukölln, durante a montagem da exposição de um amigo horas antes da abertura acontecer. Uma emoção! Entre os convidades estão amigues e até o empresário Jeheremy Characo topou aparecer.

“Sempre sonhei em fazer um vídeo lá e um amigo meu e grande artista Ole Ukena estava preparando uma exposição para a ’Semana de Arte de Berlim 2022’ e também estava pintando o lustre de 9m de diâmetro da igreja, que aparece no vídeo também no plano de fundo. Consegui convencer o Ole de que seria uma ótima ideia gravar o videoclipe no mesmo dia do vernissage dele com um time de 12 performers além da equipe de vídeo, produção e maquiagem (risos)! A situação perfeita porque teríamos as obras incríveis dele para interagir e usar no clipe – como pinturas feitas em aquarela ou bordados imensos em tecidos holográficos. Começamos às 10h da manhã e finalizamos às 18h. A exposição começaria às 19h e já ficamos com os corpos pintados para nos apresentarmos como parte da exposição para ele. Essas loucuras que realmente não sei como consigo realizar, pois ao mesmo tempo em que estávamos todes seminus pela igreja, havia o time do Ole pendurando os quadros e preparando um evento para 200 pessoas que aconteceria na mesma noite”, comenta Danilo.

No desenrolar do vídeo, os performers têm seus corpos pintados por Natalia Nosila, Lithe Martin e Olesya Fedulova, seguindo o estilo de Ole Ukena, trazendo uma áurea atemporal e psicodélica. “EnganoDesengano” teve direção de Olesya Fedulova ao lado do próprio Danilo que também é responsável pela coreografia. Já a música que tem os pés fincados na MPB de artistas como Jorge Ben, Djavan, Marisa Monte e Caetano Veloso, tem produção musical e mixagem de Emerson Villani, masterização de Alejandra Luciani e já está disponível em todas as plataformasde streaming.

Até então, o artista já lançou quatro canções, todas com videoclipe. A primeira saiu em em outubro de 2022, “Saudade Auf Deutsch”. Depois veio “It’s Not A Coincidence We’ve Met” feat. Kotoe, “Ella & Louis” feat. Jamila Al-Yousef, e a primeira música em português “Meu Melhor”, composta no início da pandemia na Chapada dos Veadeiros.

Redes Sociais:

Site Oficial: https://danilotimm.love/
Instagram: https://www.instagram.com/danilotimm/
Youtube: https://www.youtube.com/@danilotimm