Da Pintura


Às vésperas de completar 21 anos, a Referência Galeria de Arte realiza uma mostra coletiva com artistas visuais de quatro localidades diferentes para falar de pintura como técnica e suporte, expandido os limites da arte contemporânea

De 20 outubro a 26 de novembro, a Referência Galeria de Arte realiza a mostra coletiva “Da Pintura”, com obras de Christus Nóbrega, Fernando Lucchesi, Rodrigo Godá e Rogério Ghomes. Os 12 trabalhos que compõem a exposição foram realizados nos mais diversos suportes e têm como ponto focal a pintura, presente no uso da tela, no gesto, nas tintas ou mesmo no conceito. A mostra fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 12h às 17h. A Referência Galeria de Arte fica na 205 Norte, Bloco A, Loja 9, Brasília-DF, telefone: (61) 3361-3501.

A exposição em cartaz na Referência Galeria de Arte aborda o tema da pintura em vários de seus desdobramentos, em um contexto contemporâneo sobre a arte produzida atualmente no Brasil. As obras dos quatro artistas visuais têm em comum a exploração da técnica em os mais variados suportes e a partir dos mais diferentes pontos de partida e abordagens, quer sejam a fotografia, o desenho, a escultura ou a gravura.

A série “Algozes”, de Christus Nóbrega, apresenta um diálogo com a pintura a partir de fotografias cortadas a laser e recompostas em um processo de montagem de quebra-cabeças com sobreposições, criando imagens com volumetrias tridimensionais. Fernando Lucchesi trata de um tema recorrente em sua produção na série “Flores para Guignard”. A natureza morta, tema clássico da pintura, foi realizada em grafite sobre papel. Há também desdobramentos da temática em objetos escultóricos que mesclam pintura e escultura em latão.

Rodrigo Godá, por sua vez, explora as possibilidades coloristas para dar vida às suas engenhocas ecológicas-orgânicas, em um híbrido de pintura e desenho. Suas pinturas não carregam em si valores essencialmente pictóricos, pois não é o elemento definidor do espaço e da linguagem. A cor tem o papel de preencher as áreas específicas de acordo com um programa cromático intuitivo que resulta na elaboração de harmoniosos e delicados arranjos musicais, feitos dos breves soares dos encontros de uma cor-nota com outra. Já Rogério Ghomes trabalha com o conceito de fotografia expandida. Nela, Rogério Ghomes perpetua a memória da saudade em um momento fugidio capturado pela fotografia.

21 anos de atuação

Em novembro, a Referência Galeria de Arte completará 21 anos. Para celebrar, os sócios Onice Moraes e Paulo Oliveira realizarão ações dentro e fora da galeria com o objetivo de divulgar os trabalhos dos artistas e ajudar a criar uma cultura de colecionismo na capital federal. “´É importante ressaltar que o motivo principal de alcançarmos uma data tão longeva é a pujante produção artística brasileira, que já conquistou mercados no exterior e está presente nas principais coleções particulares e em importantes museus do mundo”, afirma a marchand Onice Moraes. Depois de participar da ArtRIO, onde realizou uma elogiada mostra conceitual, intitulada “Ressonâncias”, a equipe da Referência passou a dedicar-se a projetos importantes, como a mostra “Recluso – Oficinas Verso”, de Ralph Gehre, no Museu Correios.

Conheça a seguir mais sobre os artistas que participam da mostra “Da Pintura”.

Christus Nóbrega

Artista e Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais (VIS), do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), Christus Nóbrega é doutor e Mestre em Arte Contemporânea pela UnB. Leciona e orienta nos cursos de Pós-Graduação em Artes e Design da mesma instituição. Vem participando regularmente de exposições nacionais e internacionais. Tem obras em acervos e coleções privadas e institucionais, a exemplo da Fondation Cartier – Paris e do Museu de Arte do Rio (MAR) – Rio de Janeiro. Autor de livros e artigos cientí­ficos na área de artes e arte/educação, foi premiado pelo Programa Cultural da Petrobras (2004 e 2011) e pelo Museu da Casa Brasileira (2004). Em 2015, representou o Brasil na China pelo Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, na universidade chinesa Central Academy of Fine Arts (CAFA).

Fernando Lucchesi

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Lucchesi é artista autodidata e um dos representantes do movimento Como vai você, geração 80?. Seu trabalho evidencia características da arquitetura colonial e barroca, influência dos anos vividos em Ouro Preto. Sua pintura é reconhecida como uma das mais vigorosas da arte brasileira. A linguagem diversificada é uma das características de sua obra que transita entre pintura, desenho, gravura e objeto.

Rodrigo Godá

Nascido em Goiânia, Goiás, Rodrigo Godá já participou de mostras individuais e coletivas em todo o país, como “Aurora Tecnicolor” e “Imagem Adquirida”, ambas no Museu de Arte Contemporânea de Goiás. Seus trabalhos foram apresentados a colecionadores e hoje fazem parte de coleções privadas, como a de Gilberto Chateaubriand, que também incluiu obras do artista em seu livro “Um Século de Arte Brasileira – Coleção Gilberto Chateaubriand”. Seus trabalhos anteriores podem ser vistos, ainda, nas publicações “Coleção Ana Luisa e Mariano Marcondes Ferraz”, de 2007, e “Trilogia: 1920 a 1950 – Roberto Conduru / 1960 a 1980 – Ligia Canongia / 1990 a Atualidade – Luiz Camilo Osório”, 2014.

Rogério Ghomes

Rogerio Ghomes é artista visual e pesquisador nas áreas das artes visuais e design. Doutor em tecnologias da inteligência e design digital pela PUC SP e mestre em design pela UNESP. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte artes visuais [2015] com o projeto Campo expandido: narrativas da imagem e Conexão artes visuais Minc/Funarte/Petrobras [2013], com o projeto; campo expandido: a convergência das imagens. Prêmio Brasil Arte Contemporânea na ARCO Madrid 2010. Suas obras integram as coleções; Coleção Joaquim Paiva – MAM RJ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Coleção McLaren, Fundação Cultural de Curitiba, MAM SP Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC PR Museu de Arte Contemporânea do Paraná, MON Museu Oscar Niemeyer, Pirelli MASP Museu de Arte de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, Coleção de Fotografia ABACT.

Serviço

Da Pintura
Mostra coletiva com obras de:
Christus Nóbrega, Fernando Lucchesi, Rodrigo Godá e Rogério Ghomes
Pinturas, desenhos, objetos e fotografias
Período: De 20 outubro a 26 de novembro
Visitação: De segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 12h às 19h
Local: Referência Galeria de Arte
205 Norte, Bloco A, Loja 9, Asa Norte
Brasília – DF
Telefone: (61) 3361-3501
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos

Anterior Sexta de Bamba no Bar do Mercado
Próximo Feijoada e chorinho no Bar Santa Fé