Depois de 14 turmas presenciais, 8 turmas on-line da Oficina de Dramaturgia (Módulo I e Módulo II) e o lançamento do livro Dramaturgia em Isolamento – uma coletânea de textos teatrais, a Cia Brasilienses de Teatro oferece agora sua NOVA oficina on-line: DA IDEIA AO TEXTO TEATRAL.

Nessa nova oficina, o dramaturgo e diretor James Fensterseifer condensa o método aplicado nas duas oficinas de dramaturgia anteriores, já estabelecidas pela Cia, em um só processo de criação.

Tendo uma ideia como ponto de partida, vamos organizar os nossos pensamentos, fermentá-los, desdobrando-os em uma narrativa de ficção.

As ideias podem surgir de personagens/tipos que temos contato, situações que presenciamos, notícias que vemos nos jornais, histórias que nos contaram, sonhos, etc…

O importante é que essa ideia inicial seja estimulante e tenha despertado em nós uma reflexão, gerando a vontade de criar uma história nova para contar.

A meta é que cada participante escreva uma história nova.

Traga a sua ideia e compartilhe com os demais alunos dessa possibilidade de criação e desenvolvimento de quatro histórias diferentes, tendo a riqueza da colaboração de cada um como estímulo extra.

Obs.: Ao final da oficina será avaliada a possibilidade de publicação dos textos em novo livro.

METODOLOGIA

As aulas acontecerão em uma sala de reunião Hangouts, que será aberta aos alunos e enviada via WhatsApp.
A carga horária total de cada oficina é de 15 horas, divididas em 6 encontros de 2h30.
Serão oferecidas duas turmas (máximo 04 alunos cada) – as terças e quintas, de 06 a 22/08/2020
Turma vespertina: das 14h30 às 17h (dias 06, 08, 13, 15, 20 e 22 de outubro de 2020).
Turma noturna: das 19h às 21h30 (dias 06, 08, 13, 15, 20 e 22 de outubro de 2020).
Solicite sua ficha de inscrição: brasiliensesdeteatro@gmail.com

OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES

PARTICIPAÇÃO

O aluno deve ter uma Internet compatível com o streaming (transmissão ao vivo) e uma conta Gmail para ter acesso ao aplicativo Hangouts.

CONDUTA

O participante deve comparecer às aulas, ser pontual, ter material de anotação e realizar os exercícios propostos pelo professor.

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 300,00 (trezentos Reais). O pagamento deve ser feito em depósito ou transferência bancária na conta do Banco do Brasil (001), Agência: 3477-0, Conta Corrente: 48286-2, Favorecido: James Fensterseifer, CPF: 374.799.621-34, até o dia 02/08/2020. O comprovante da transação bancária deve ser enviado pelo WhatsApp +55 (61) 99615-2405. (O envio do comprovante é o único mecanismo de confirmação de vaga.)

Obs.: Depois de começada a oficina não haverá reembolso.

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES

James Fensterseifer: +55 (61) 99615-2405 (WhatsApp)
e-mail: brasiliensesdeteatro@gmail.com

REDES SOCIAIS

Facebook: /CiaBrasiliensesDeTeatro
YouTube: /CiaBrasilienses
Instagram: /JamesFensterseifer

SOBRE O PROFESSOR

James Fensterseifer (Porto Alegre, 26 de março de 1966) é diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e iluminador. Destaca-se como um dos precursores do movimento cultural de Brasília-DF, que teve seu início nos anos 80. É um dos criadores do projeto Jogo de Cena, um dos mais tradicionais eventos culturais do Distrito Federal.

Em 2001, iniciou a Cia Brasilienses de Teatro, na qual começou sua carreira como dramaturgo e diretor teatral. Com a companhia, desenvolveu um trabalho de pesquisa, baseado na transposição de clássicos da literatura para os palcos, construindo uma dramaturgia que renovou a cena teatral brasiliense.

Adaptou para o teatro, construindo a dramaturgia e encenando, os romances: O Barão nas Árvores, O Visconde Partido ao Meio e O Cavaleiro Inexistentes de Ítalo Calvino; A Hora da Estrela de Clarice Lispector; Como Me Tornei Estúpido de Martin Page; Uma Criatura Dócil de Fiodor Dostoievski; entre outros.

Em 2012, com seu texto Entrevista com Ele, ganhou o Prêmio SESC Candango do Teatro Brasiliense de melhor dramaturgia.

Em 2014, criou a Oficina de Dramaturgia: Módulo I – A Composição do Texto Teatral e Módulo II – Consolidando o Texto Teatral, e, nos anos seguintes, ministrou 15 turmas.

Em 2016, deu aula para duas turmas da matéria de Direção Teatral (Bacharelado), como professor substituto, na Faculdade Dulcina de Moraes.

Em 2017, criou a Cia Fictícia de Teatro, com a qual realizou os espetáculos Sigo Te Amando – Embora Desorientado (2017), e Merda! (2018), elaborando a dramaturgia, dirigido e produzido.

Em 2018, 19 e 20, foi Coordenador Técnico do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, fazendo parte do projeto de gestão compartilhada do IBC Instituto Bem Cultural e Secretaria de Cultura do DF.

Em, 2020, estreou uma das únicas encenações deste ano, Medeia – A Neta do Sol, onde compôs a dramaturgia e dirigiu o espetáculo.

Ainda em 2020, em meio à crise pandêmica mundial, criou a versão on-line da Oficina de Dramaturgia, já tendo ministrado 8 turmas. Com sua orientação, nas oficinas on-line foi escrito o livro Dramaturgia em Isolamento – uma coletânea de textos teatrais e lançado pela Amazon.

Anterior Longa nacional ganha premiere mundial em festival dos EUA
Próximo Alívio Emergencial retorna somente neste fim de semana