Bela Vista Cultural lança “Cultura e Vida no Trânsito”, livro que explora a relação entre mobilidade urbana e cidadania, incentivando debate e conscientização nas escolas

Uma série de pesquisas divulgadas ao longo da última década, por entidades como a ONG Criança Segura, constatou que os acidentes em ruas, estradas e rodovias são a principal causa de mortes acidentais de crianças e jovens de até 14 anos de idade no Brasil. Com o objetivo de contribuir ao enfrentamento desta realidade, a Bela Vista Cultural, editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social, apresenta a sua mais nova publicação: o livro “Cultura e Vida no Trânsito”, que faz parte de um projeto mais amplo, criado com o objetivo de levar o assunto às salas de aula, visando estimular o debate a respeito do papel do cidadão consciente no trânsito, ao mesmo tempo em que analisa a formação histórica e a importância dos meios de transporte em nossas vidas.

Destinada a todos os que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre mobilidade urbana e cidadania no trânsito, em sua parte inicial, a obra aborda a evolução do transporte e o contexto histórico que levou o Brasil a adotar o modal rodoviário em detrimento de outras opções de transporte. Já na segunda metade, a publicação discorre sobre o tráfego em nossas metrópoles – analisando erros e acertos, mas principalmente, a importância do respeito às leis de trânsito e o papel do cidadão para a criação de um ambiente urbano mais seguro.

“O livro é sobre um tema que merece – e precisa – ser discutido a todo momento: cidadania no trânsito. Na forma de um projeto cultural e educacional mais abrangente, que não apenas traz uma explicação dos nossos meios de locomoção, com ênfase no modal rodoviário, a obra também propõe uma reflexão sobre as questões globais pertinentes à humanização da vida, do trânsito e do transporte”, comenta Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural.

Formada por cinco capítulos e com prefácio de Vivi Mendonça (@vou_de_bike_e_salto_alto), graduada em segurança no trânsito, mestranda em mobilidade e usuária de bicicleta como meio alternativo e eficiente de locomoção, a publicação incentiva o leitor a refletir sobre a melhoria das condições de trânsito nas grandes cidades. Um dos seus pontos altos é quando traz exemplos de boas soluções ao redor do mundo, destacando as cidades inteligentes que, com base em novas tecnologias e planejamento, conseguiram tornar o trânsito mais ágil e seguro.

A maior parte da tiragem do livro será doada para estudantes e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil, mas uma pequena parcela também está à venda no e-commerce da editora, pelo valor de R$50,00. As escolas participantes também receberão uma série de atividades formativas que envolvem palestras, mentorias e ações pedagógicas diversas ao longo do ano.

O projeto conta com apresentação da Porsche e patrocínio da Suhai Seguradora, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e ainda prevê o lançamento de uma exposição fotográfica digital sobre o tema, assim como o acesso gratuito a materiais complementares como uma cartilha pedagógica, audiolivro e uma apresentação em libras e audiodescrição, visando o acesso do público com deficiências visual e auditiva.

Cultura e Vida no Trânsito
Capa do livro Cultura e Vida no Trânsito | Imagem: Divulgação

Ficha Técnica

Cultura e Vida no Trânsito
Livro | “Cultura e Vida no Trânsito”
Tiragem: 2.000 exemplares
Formato: 21 cm x 25 cm fechado; 42 cm x 25 cm aberto
Número de páginas: 144
Miolo: em papel couché, impresso a 4×4 cores
Capa: dura, impressa a 4×0 cores
Valor de venda: R$ 50,00
Cartilhas Pedagógicas e Materiais Acessíveis
Todos disponibilizados virtualmente
Acesso via: belavistacultural.com.br/culturaevidanotransito
Exposição Fotográfica Digital | “Cultura e Vida no Trânsito”
Período expositivo: vitalício
Acesso via: belavistacultural.com.br/culturaevidanotransito

Sobre a Bela Vista Cultural

Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultora especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.

A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e do formato de cada um de seus projetos culturais, sendo que todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares é gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas educacionais. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social.

Desde 2016 a Bela Vista Cultural está à frente de uma série de projetos culturais sob as mais diferentes temáticas. Livros: Saúde, Alimento & Cultura (2024); Projeto de Vida e Cidadania (2024); A Cultura dos Alimentos (2023); China-Brasil: invenções que mudaram o mundo (2023); Educação Financeira para Jovens & Estudantes (2023); Caminhos do Brasil – terra, água e céus (2023); Flores, Cores e Sabores dos Alimentos (2022); Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil (2022); Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo (2022);Caminhos da Riqueza no Brasil: o guia da Educação Financeira (2022); China Impressões: Cultura e Natureza(2022); Suíça-Brasil: 200 anos de Imigração (2021); Associação Comercial de Pernambuco – Rumo aos 200 anos(2023); Personagens e Histórias da Medicina no Brasil (2023); Art Déco São Paulo (2019) e; ABCZ: 100 anos de história e histórias (2019). Exposição de arte: Paixão: caminhando no amor, na união e na justiça (2017). Documentário: Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense (2016).

Renan Cyrillo: empreendedor social, produtor cultural, editor, escritor e palestrante. Cyrillo é graduado emProdução Editorial em Multimeios (Universidade Anhembi Morumbi), pós-graduado em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento & Mercado (SENAC) e possui MBA em ESG – Environmental, Social & Governance(IBMEC/Exame). Atua na área cultural desde 2010, transitando por diferentes editoras, até fundar, em 2016, a Bela Vista Cultural. Também realiza palestras em instituições culturais e educacionais, em diversos estados do Brasil.

www.belavistacultural.com.br
@belavistacultural