Muitos artistas plásticos e fotógrafos possuem famosos autorretratos. Frida Khalo, Andy Warhol, Dalí, Escher, Tommy Kha, Pixy Liao, Helmut Newton… A lista é imensa. Eternizar a própria imagem é uma forma bastante utilizada pelos artistas visuais para a expressão de sentimentos ou, simplesmente, para marcar a aparência em determinada época. No século XXI a tecnologia é outra, mas a técnica do autorretrato permanece em voga. O artista visual e produtor musical Craca (Felipe Julián) apresenta seu autorretrato contemporâneo intitulado “Squamata”.

Munido da webcam de seu computador e algumas lâmpadas de resistência longa, além de sintetizadores e samplers, Craca cria o autorretrato dos tempos atuais, com som e imagens em movimento. A obra de arte digital projeta o artista ao mesmo tem po em que faz referência à ordem de répteis popularmente conhecida como “escamados”. A música, minimalista, é quase que totalmente sintética: o único instrumento orgânico é a flauta no clímax do final.

“As imagens não seriam muito diferentes daquelas que se tornaram tão frequentes em nosso cotidiano: nós mesmos em um retângulo”, afirma o artista, que segue num isolamento social criativo.

Ao mesmo tempo em que dificulta o foco da visão, o vídeo permite ver o que se deseja. Esse truque da natureza, replicado pela arte digital, forma o autorretrato de Felipe Julián, a.k.a. Craca. Justo ele, que tem o hábito de se apresentar mascarado.

“A obra nos remete ao tipo de comunicação que passamos a experimentar nestes tempos de quarentena. Uma comunicação mediada por telas (o mesmo tema já abordado no meu recente clipe “Affection Reflection”). Nos tornamos, temporariamente, uma sociedade do rosto. Do plano fechado. Do close. Maquiamos os rostos, arrumamos o cabelo, mas vestimos bermudas velhas e chinelos surrados”, aponta.

Craca é produtor musical e artista visual. A trilha sonora da obra de arte digital “Squamata” é assinada por ele e estará num EP eletrônico, downtempo, que será lançado este ano.

Craca nas redes

Facebook | Instagram | Vimeo | YouTube

Anterior Illusionize fará live beneficente neste sábado, 30
Próximo Haikaiss faz live beneficente no dia 30 com extenso repertório