Para obter sucesso durante o percurso, é fundamental estar com uma alimentação equilibrada e com o corpo hidratado

Segundo a Federação Paulista de Atletismo, a corrida de rua vem crescendo significativamente no país. Em 2016, mais de 469 provas foram palco para 820 mil corredores em diferentes cidades brasileiras. Entrando para estatística, Brasília receberá, no dia 15 de setembro, a 8ª Corrida Oba, na Esplanada dos Ministérios, às 7 horas da manhã, para estimular o exercício físico e a boa alimentação.

Quem pratica a modalidade esportiva sabe a importância de uma alimentação equilibrada para manter o corpo com energia o suficiente para conseguir finalizar as provas. Uma das dicas iniciais para aqueles que ainda estão conhecendo este mundo é apostar nos carboidratos das frutas.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista da Rede Oba Hortifruti, o consumo adequado de frutas mantém a imunidade forte, o que é importante àqueles que praticam atividades físicas intensas, levando em consideração o enfraquecimento do sistema imunológico neste período. “Quando consumidas de forma moderada, opções como banana, manga, melancia e uvas são ótimas fontes de carboidrato, além de gerarem uma digestão fácil”, explica.

A nutricionista ainda pontua que, caso a corrida tenha duração maior do que uma hora ou uma hora e meia, é necessário repor os carboidratos no corpo para ajudar a melhorar o rendimento até o final do percurso. Nesse caso, alguns suplementos, como gel, isotônicos e maltodextrina, são ideais para fornecer esse suporte.

Aliada à alimentação, a hidratação é outro fator indispensável para um bom desempenho durante o percurso. Entretanto, é importante frisar que a ingestão exagerada de água pode atrapalhar os competidores. Isso se deve ao fato de que muitos minerais são perdidos, através do suor humano, e, com o excesso do líquido, os minerais que sobram no corpo diminuem ainda mais na corrente sanguínea.

“Beber de 300 a 500 ml de água, 30 minutos antes de iniciar a corrida, é o indicado para os participantes, pois ajuda a não sentir tanta sede durante o treino e melhora o rendimento. No dia anterior às corridas matutinas ou durante o dia, quando a corrida for noturna, também é importante aumentar a ingestão de líquidos”, aconselha Guirau.

Sem dúvidas, a chave para um bom desempenho nas provas de corridas é compreender o próprio corpo, principalmente no que diz respeito aos sinais que ele transmite – inclusive os de fome.

“Antes da prova, algumas pessoas podem precisar comer, enquanto outras se sentem melhor correndo em jejum”, contextualiza a nutricionista. Cada corpo possui suas particularidades, portanto, é imprescindível se conhecer para identificar a melhor maneira de se preparar para corridas e outras atividades físicas.

8ª Corrida Oba

Com vagas limitadas e inscrições abertas até o dia 13 de setembro, no próprio site do evento (corridaoba.com.br), os competidores poderão escolher entre os percursos de corrida – 12k e 6k – ou caminhada – 3k. A prova terá circuito confederado e cronometrado e dará mais de 15 mil reais em prêmios para os primeiros colocados em cada categoria.

Nesta edição, os competidores serão contemplados com um kit específico para corredores, cinco mil litros de água de coco, túnel refrescante, pontos de hidratação durante a prova, mesa de frutas frescas para o café da manhã, guarda volume e massagens.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 46 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Anterior Nova versão do espetáculo Minha Casa Minha Dívida do G7
Próximo Piano Brasileiro promove apresentação com Cristian Budu