Rede Mundial Corpo Bambu comemora o Dia Mundial do Bambu com diversas ações no Brasil 

A Rede Mundial Corpo Bambu – RCB nasce do encontro dos artistas multiplicadores participantes da Residência Nós No Bambu – Latinoamerica Brasil 2019. No marco do Dia Mundial do Bambu, promoverá sua primeira ação coordenada em diferentes cidades.

O propósito da Rede Corpo Bambu é promover o desenvolvimento humano e artístico por meio das inúmeras possibilidades da Arte Corpo Bambu – a interação criativa entre corpos humanos e formas de bambu. Para tanto, a Rede Corpo Bambu visa conectar pessoas, compartilhar meios e modos de produção, gerar conhecimento e oportunidades de trocas e negócios. Com essas ações, pretende gerar interesse pela cultura do bambu e incentivar o uso deste recurso natural por seu enorme potencial para o desenvolvimento sustentável.

Rede Mundial Corpo Bambu

O lançamento da Rede Mundial Corpo Bambu ocorreu na Mostra de encerramento da Residência Nós No Bambu, realizada em maio de 2019, na sede da Cia Nós No Bambu, em Brasília. A Residência Nós No Bambu foi uma experiência imersiva que reuniu 9 artistas multiplicadores para o compartilhamento de conhecimentos desenvolvidos pela Cia Nós No Bambu ao longo de seus 16 anos de pesquisas. O projeto foi apoiado pelo edital Rumos Itaú Cultural.

A RCB nasce com a participação de 5 países: Argentina, Brasil, Costa Rica, México e Peru. Os fundadores da Rede Corpo Bambu acreditam no potencial ilimitado e nos benefícios oriundos da interação artística entre corpos humanos e formas de bambu. Durante a Mostra, os fundadores da Rede Corpo Bambu lançaram seu manifesto.

Dia Mundial do Bambu

No Dia Mundial do Bambu, 18 de setembro de 2019, os fundadores da Rede Corpo Bambu promovem diversas ações em seus respectivos estados ou países.

O Dia Mundial do Bambu é uma celebração anual com intuito de aumentar a consciência global quanto ao uso do bambu. E tem como objetivo evidenciar o potencial do bambu para proteção dos recursos naturais, garantindo a utilização sustentável para promover a cultura do bambu em novas indústrias ao redor do mundo, promovendo também a tradicional utilização local, gerando o desenvolvimento das comunidades.

Eventos programados

Na programação teremos eventos promovidos pelos fundadores da Rede Corpo Bambu em diversas cidades, entre eles destacamos:

  • No México, uma jornada de Arte Corpo Bambu acontece no Mercado da Luz de Monterrey. Na programação, circo, bambuteca e mesa de apresentação de projetos intercalado por números circenses coordenado por Cezar Soledad, com a participação dos grupos locais Carpa Verde e Circolectivo.
  • Poema Mühlenberg, fundadora da Cia Nós No Bambu e coordenadora geral da Residência Nós No Bambu, fará uma ação surpresa na Ilha de Maiorca (Espanha) em parceria com o Circ Bover. Esta ação ocorre durante o período de criação do novo espetáculo da companhia espanhola que também trabalha com cenografias de bambu. Poema estará em Maiorca para dirigir o novo espetáculo do Circ Bover.
  • A Intrépida Trupe, grupo que é referência no circo e funciona na Fundição Progresso (Rio de Janeiro/RJ) promove a construção de mastros e tripé de bambu, seguida de oficina de Arte Corpo Bambu para os professores da trupe, coordenada por Beth Martins.
  • No Instituto Entrando em Cena (Bragança Paulista/ SP), Mariana Duarte oferece oficina de montagem de tetraedro, instrumento acrobático de bambu, seguido de pesquisa de movimento com os alunos.
  • No EcoPátio (São José dos Campos/ SP), Brunieli Ferreira promove o encontro de bambuzeiros em parceria com o Parque de Bambu SP. A programação inclui apresentação dos bambuzeiros e vivência corpo bambu.
  • Seguindo em direção ao Centro-Oeste teremos três ações. Ana Flávia Almeida, uma das fundadoras da Cia Nós No Bambu promove a construção de novos instrumentos acrobáticos de bambu em Alto Paraíso/ GO com alunos e colaboradores.
  • No povoado de São Jorge/ GO, Lucila Ruiz realizará uma performance com pirâmides de bambu em parceria com a loja Janelas do Imaginário.
  • No Circo os Kako, Taquaruçu/TO, Kadú Oliviê promove vivência de tratamento de bambu na bambuzeria Taquarucirco, em troca artística com o Circo Teatro Palombar (SP). [
  • Já em Quixadá/CE, Gerlídia Tavares traz uma aula aberta com bastões de bambu em espaço público da cidade, com integrantes da Cia Rastro, aberta à participação popular. Outras participações especiais, de grupos, companhias artísticas e coletivos envolvidos com a a Arte Corpo Bambu serão convidados e somar-se à proposta.

A ação coletiva do Dia Mundial do Bambu é o primeiro de muitos eventos que a Rede Corpo Bambu promoverá para valorizar o “ser bambu” e todas as suas possibilidades, sejam artísticas ou industriais. As ações serão amplamente divulgadas nas redes sociais da RCB. Assim, trabalhando na disseminação da cultura do bambu e seus desdobramentos.

Mais informações
instagram: @redecorpobambu
www.facebook.com/redecorpobambu
Saiba mais no site Residência Nós No Bambu

Anterior Zé Felipe lança novo álbum com participações especiais
Próximo Rock Beats toca para os amantes do rock