De março até abril a galeria do SESC da 504 sul recebe a exposição CONTRAFLUXO com as obras dos artistas confluentes Aya Villena, Janaína Moraes, Laura Samily, Marcello Nóbrega, Natasha Albuquerque, Rodrigo D’Alcântara e Tauan Gon. A abertura será no dia 12 de março, quinta feira, e conta com lançamento do curta documentário “Confluências”, a partir das 19hs e segue visitação até 24 de abril de 2020.

A exposição surge com a reunião de artistas locais participantes do projeto Confluências promovido pelo SESC Departamento Nacional (DN) que tem por objetivo criar encontros de forma a identificar sintomas da cena artística de diferentes regiões do país e tem sua primeira edição no Distrito Federal.

Ao propiciar essa aproximação se almeja, a princípio, incentivar e apoiar protagonismos dos próprios grupos democratizando sua participação em seus contextos regionais e, assim, a formação de uma rede. Assim artistas e agentes locais foram selecionados para participar e pensar seu papel na formação dessa rede. Olhar, conhecer e reconhecer as diversas experiências de cada um e as formas como podem lidar com expectativas pessoais em meio ao trabalho em conjunto.

O título da exposição, que apresenta a produção de artistas-confluentes do Distrito Federal – CONTRAFLUXO – aponta para a necessária atitude, em especial quando falamos de arte, de ir contra a corrente, ou seja, contra o fluxo. A inquietação, estado caro àqueles que participam do sistema da arte, aqui se presentifica, seja por meio dos processos de trabalho, das obras apresentadas, seja por meio dos debates que aconteceram durante todo o programa.

A curadoria é composta por Cinara Barbosa (DF), Marcelo Campos (RJ) e Tania Queiroz (RJ) que valorizaram a emergência das singularidades e acolheram a diversidade das propostas dos artistas confluentes.

De acordo com a equipe curatorial “Arte e cultura são gestadas em contrafluxo, lugar das desigualdades, das disputas identitárias e, antes de tudo, lugar de ação e movimento urgentes. Esta exposição, como uma nascente, se faz daqui para diante, colhe o que ainda nem foi plantado.”

Ficha Técnica

Artistas expositores: Aya Villena, Janaína Moraes, Laura Samily, Marcello Nóbrega, Natasha de Albuquerque, Rodrigo D’Alcântara e Tauan Gon.
Curadoria de Cinara Barbosa, Marcelo Campos e Tania Queiroz.
Assistência de curadoria: Rodrigo D’Alcântara.
Produção: Janaína Mello, Rodrigo D’ Alcântara
Videografia: Estúdio Lingus

Exposição CONTRAFLUXO ocupa a Galeria do SESC 504 sul

Visitação: De 13/03/2020 a 24/04/2020.
Hora: 9hs as 21hs
Local: Galeria do Sesc 504 Sul –
Sobre a exposição CONTRAFLUXO

Anterior Johnny Monster anuncia EP Abrigo Em Fase de Construção
Próximo COMUNICADO DE ADIAMENTO - Comic Comedy