Lançamento Contos de vinho, que chega pela Máquina de Livros, uma publicação muito original, a partir de pesquisa inédita, com detalhes desconhecidos e histórias, bem como curiosidades sobre 50 rótulos de vinhos de 15 países diferentes.

Alguns são verdadeiras obras de arte. Outros, tão icônicos que é possível reconhecer de longe. E há aqueles graficamente ousados. Os rótulos escondem bem mais do que a identidade de um vinho, mas também histórias e muitas curiosidades.

Resultado de uma pesquisa inédita, Contos de vinho (Máquina de Livros) traz detalhes desconhecidos sobre 50 rótulos de 15 países diferentes, inclusive do Brasil. Os autores são Taiana Jung e Rui Marcos, um casal que já viajou para várias partes do mundo e tem no vinho uma paixão em comum.

– É um livro não só para quem curte vinhos, mas também para quem gosta de história, de cultura ou simplesmente de fatos pitorescos – diz Taiana.

Contos de vinho junta clássicos, como Romanée-Conti, Barca Velha e Marqués de Riscal, com outros vinhos menos conhecidos, mas com histórias surpreendentes. Há rótulos produzidos num lendário vale de dinossauros, outros escritos em código morse, em braile, e até um Merlot que passou 14 meses amadurecendo na órbita da Terra. Rui e Taiana garimparam curiosidades e fatos importantes, muitos deles protagonizados por estrelas do mundo do vinho, como Robert Parker, Barão de Rothschild e Nicolás Catena Zapata.

– O objetivo é apresentar um conteúdo leve e descomplicado. Acima de tudo, esse é um livro para degustar – destaca Rui.

Editado pela Máquina de Livros, Contos de vinho chega às principais livrarias e sites do país no formato impresso e também em e-book.

TRÊS CURIOSIDADES DO LIVRO:

• Figura célebre na história do vinho, o Barão Philippe de Rothschild inovou ao criar o Chateau Mouton Rothschild. A cada safra, ele convidava uma personalidade para criar o rótulo, entre eles os pintores Picasso, Miró e Salvador Dali, o Príncipe Charles da Inglaterra e o ator John Huston.

• Para mostrar que cada vinho tem uma personalidade única, a vinícola austríaca Gut Oggau criou uma linha de rótulos com o nome e o rosto de pessoas de uma fictícia família. Os mais velhos são vinhos mais encorpados, produzidos a partir de videiras antigas. Já os mais jovens, vinhos leves e despretensiosos. Cada garrafa traz ainda um breve per­ l do personagem retratado e sua relação com os outros membros da família.

• No fim de 2019, uma experiência enviou 12 garrafas do Petrus, um dos vinhos mais cobiçados da França, para uma estação espacial, onde permaneceram por 14 meses. Ao retornarem à Terra, no início de 2021, três garrafas foram abertas e comparadas com outras da mesma safra que permaneceram aqui: segundo especialistas, os vinhos que estiveram em órbita evoluíram de forma mais acelerada e desenvolveram aromas de flores.

Contos de vinho
Capa do livro Contos de vinho | Foto: Ilustração

FICHA TÉCNICA:

Título: Contos de vinho – Histórias e curiosidades por trás dos rótulos
Autor: Taiana Jung e Rui Marcos
Editora: Máquina de Livros
Preço: R$ 44,90 (impresso) e R$ 31,90 (e-book)
Páginas: 176
Gênero: Vinho, Gastronomia

EDITORA MÁQUINA DE LIVROS:

Site: https://maquinadelivros.com.br
Instagram: @maquina.de.livros

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

 

Anterior Aro e ajustes da bicicleta são importantes para o uso de crianças
Próximo Social 13 Convida, 🤘 festival foi adiado para 13 de novembro