Congonhas – Tragédia Anunciada alcançou o Top 10 Global da Netflix, com 3,9 milhões de visualizações na estreia, revisitando o trágico acidente aéreo de 2007

A série documental Congonhas – Tragédia Anunciada entrou para o Top 10 Global de séries em língua não inglesa da Netflix, alcançando o 4º lugar mundial. A produção também figura entre as mais assistidas no Top 10 do Brasil e de outros 36 países desde sua estreia.

Dividida em três episódios, Congonhas – Tragédia Anunciada revisita o trágico acidente aéreo de 17 de julho de 2007. Naquela noite, o voo TAM 3054 vindo de Porto Alegre ultrapassou a pista ao pousar no Aeroporto de Congonhas, atravessou a avenida e colidiu com um prédio da companhia aérea.

O desastre tirou a vida de 199 pessoas e gerou discussões importantes sobre a segurança aérea no país. A série investiga em detalhes a cadeia de fatos que culminou no desastre e contextualiza o acidente dentro do chamado apagão aéreo, período marcado por instabilidade e crise na aviação nacional.

Produzida pela Pródigo Filmes e com produção associada da Sobretudo Produção, a série documental foi criada por Angelo Defanti, que também assina a direção dos três episódios, escritos ao lado de Fábio Leal. A produção executiva fica a cargo de Beto Gauss, Francesco Civita, Bárbara Defanti e Renata Grynszpan.

Sobre a Netflix

A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São mais de 300 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento.

Sobre a Pródigo Filmes

Pródigo Filmes é uma renomada produtora brasileira, destacando-se por produções como Cidade Invisível e Coisa Mais Linda para a Netflix. Entre seus longas-metragens estão Papai é Pop e O Roubo da Taça, este último premiado no SXSW 2016. No campo da não ficção, produziu séries como Outros Tempos para a HBO e documentários como Motoboys – Vida Loca, vencedor na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Recentemente, lançou a série Anderson “Spider” Silva para a Paramount+, indicada ao Emmy 2024, e Amar É Para Os Fortes para Prime Video. Em 2024, estreou a série documental Volta Priscila para Disney+ e co-produziu o filme Manas, premiado no Festival de Veneza.

Sobre a Sobretudo Produção

A Sobretudo Produção, sediada no Rio de Janeiro e liderada pelos irmãos Angelo e Bárbara Defanti, é uma produtora audiovisual que atua em documentários, ficção e animação, abrangendo desde curtas a longas-metragens e séries. Especializada em adaptar a cultura brasileira para o audiovisual, a Sobretudo produziu O Clube dos Anjos (2022), uma adaptação do romance de Luis Fernando Verissimo, em coprodução com Portugal e em parceria com a Warner Bros.

Em 2024, destacou-se no Festival É Tudo Verdade com o documentário Verissimo e, em janeiro de 2025, lançou o longa de ficção Kasa Branca. A produtora também anunciou Vento Sudoeste, um thriller inspirado na obra de Luiz Alfredo Garcia-Roza, previsto para 2026.