Conferência CoMA movimenta cena do mercado musical com programação intensa no CCBB Brasília. Além dos shows e filmes, o CoMA promove debates, palestras, showcases e outras atividades de fomento do mercado fonográfico

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, a Conferência do Festival CoMA vai acontecer no CCBB Brasília, e contará com especialistas de várias áreas do mercado da música e da arte. A presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da chef Lili Almeida, prometem abrilhantar o evento. A convenção busca fortalecer mercado fonográfico, pelo compartilhamento de conhecimentos, além de abrir oportunidades de negócios entre músicos e demais profissionais do setor. Os ingressos podem ser adquiridos no site bb.com.br/cultura – aqui.

“Muito mais do que arte, o Festival CoMA é uma oportunidade para que a música seja tratada também com seriedade, do ponto de vista dos negócios e carreira. Além do festival com mais de 30 atrações, o evento abrange a Conferência CoMA, que é o espaço para tratar sobre a profissionalização da arte, envolvendo toda cadeia que está no processo de produção, financiamento e divulgação da música”, explica Diego Marx, diretor artístico do CoMA.

O evento oferece oficinas, debates, rodas de conversas, palestras e mentorias, para que as pessoas possam interagir, compartilhar experiências e conhecimento. Além disso, a conferência promove os artistas da região com os chamados showcases e os DJCases, por meio de processo seletivo para nomes da cena local.

A programação da Conferência CoMA começa no dia 4 de outubro, às 18h, com um debate sobre cultura, com dois grandes nomes: Ministra Margareth Menezes e a chef Lili Almeida. Logo depois, às 21h30, haverá o show da banda Francisco, El Hombre.

Já no segundo dia de conferência, 5 de outubro, às 14h, Renato Cipriano comanda a oficina com dicas para a acústica de casas de shows e estúdios. Para finalizar, às 17h, Priscila Crespo, Zé Pretim e Ricardo Leão comandam o debate.

No último dia da convenção, 6 de agosto, às 10h, Fábio Maleronka vai mediar o debate sobre a importância dos circuitos culturais para uma cidade. E, finalizando, a presidente da UBC (União Brasileira de Compositores) Paula Lima, vai falar sobre a presença das mulheres no mercado de música, às 17h30.

Sobre a Conferência

A Conferência CoMA é o espaço para tratar da profissionalização da arte, envolvendo não só os artistas, mas toda a cadeia que participa do processo de produção, financiamento e divulgação da música. É o espaço do empreendedorismo, onde são feitos vários debates, rodas de conversas, palestras, mentorias e oficinas, em busca de fortalecer o mercado.

Sobre o Festival CoMA

O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade brasileira que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília, em 2018, vem sendo realizado anualmente. Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.

A 6ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por promover reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical. Na Conferência acontecem os famosos shows cases, que podem abrir portas do mercado fonográfico para novos artistas. Em 2023, o Festival CoMA ingressa no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o CCBB Educativo, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no CCBB, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Em 2022, o CCBB Brasília obteve a certificação ISO 14001, importante credencial de boas práticas ambientais, demonstrando o compromisso do Banco do Brasil com a ética e a sustentabilidade ambiental.

Programação Conferência CoMA

Quarta-feira (04/10)
Debate de abertura – 18h
Cultura: alimento para a alma
Com: Ministra Margareth Menezes e Chef Lili Almeida;
21h30 – Francisco el Hombre

Quinta-feira (05/08)
Debates
10h РO que ̩ a m̼sica POP do Brasil?
Com: Raina Biriba e Iuri Rio Branco (Patricktor4)

Mentoria

10h – Ampliando Horizontes e Conquistando Novas Oportunidades
Com: Guta Braga – RJ | Priscilla Crespo – SP | Rayssa Oliveira – BSB
10h РCaf̩ da Manḥ Comitiva Canadense
14h РAc̼stica Arquitet̫nica para Casas de Shows e Est̼dios Profissionais

A oficina irá cobrir os temas mais importantes que são considerados em projetos de espaços profissionais onde a qualidade do som é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Com: Renato Cipriano

Oficina

14h30 РTodas as marcas na m̼sica: um ecossistema de rela̵̤es e intera̵̤es.
Com: Coy Freitas

14h30 – Todo DJ Já Sambou 20 anos – O papel do DJ como agente transformador da cena musical
Mediação: Claudia Assef
Com: Tiago Pezão | DJ A | Oblongui | Odara Kadiegi

16h РReunịo
É viável ter casa de show no Brasil? O que fazer para a conta fechar?
Com: Players de Casas de Shows do Brasil

16h30 – Oficina
Underground monetizado РComo ganhar dinheiro com sua m̼sica sem enrola̤̣o
Com: Riko Viana

17h – “A voz profunda do Brasil: desvendando o negócio por trás do funknejo, bregafunk, piseiro e sertanejo
Com: Priscilla Crespo (Lep Music Brasil) | Zé Pretim (Sua Música) | Ricardo Leão (Selo Estelita)

18h – Showcases e DJCases
22h – Show Letrux

Sexta-feira (06/10)

Debates
10h РA import̢ncia dos Circuitos Culturais P̼blicos para a vida de uma Cidade
Mediação: Fábio Maleronka
Com: Juca Ferreira | Cláudio Abrantes

Oficina
10h РDesvendando a Sincroniza̤̣o de M̼sicas no Audiovisual
Com: Flávia César (Warner Chappell)

10h – Rodadas de Negócios | Oportunidades B2B
Com: Players Casas de Shows do Brasil

14h30 – Music Branding – Por que fomentar a música é rentável para uma marca?
Mediação: Fernanda Paiva
Com: Coy Freitas (Otorongo) | Melina Couto (Heineken) | Mel Pedroso (ELO)

Mentoria

14h30 РMentoria do Cl̻ (individuais)
Com: Clemente Magalhães

Debates

14h30 – Eu me interesso pelas coisas que nunca fiz
Com: Batman Zavareze e Andrey Hermuche

16h РFomento de cenas РA import̢ncia dos pr̻mios, mercados e dos espa̤os formativos para m̼sica.
Com: Daniel Morelo [Formemus] – ES | Monique Dardenne [WME] – SP | Gabriel Murilo [Música Mundo] – BH | Natália Botelho [Jovem de Expressão] – DF | Gustavo Vasconcelos [PPM] – DF

Reunião

16h РBanco de dados com a intelig̻ncia das casas: os artistas ṇo sabem mensurar o seu tamanho e quantos ingressos vendem. Uma grande roda de conversas para repactuar novas possibilidades para o mercado independente da m̼sica.

Com: Players Casas de Shows do Brasil

Mentoria

17h – Ampliando Horizontes e Conquistando Novas Oportunidades
(fechada para 3RAs)
Com: Guta Braga e Diego Marx

17h30 – Diagnóstico da presença de mulheres no mercado da música – Pesquisa da UBC
Com: Paula Lima (Presidenta da UBC)

18h30 – A festa das festas

SERVIÇO

Festival CoMA
04/10 a 08/10
Conferência CoMA: 04, 05 e 06 de outubro
Local: CCBB Brasília
Classificação indicativa: 16 anos

CCBB Brasília

De terça-feira a domingo das 9h às 21h
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Informações

Programação: bb.com.br/cultura
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: [email protected]
Instagram/ccbbbrasilia
Facebook: /ccbb.brasilia
Twitter: @ccbb_df
Youtube: /Bancodobrasil

Acompanhe o festival CoMA pelas redes sociais:

Tik tok

@festivalcoma

Instagram

https://www.instagram.com/festivalcoma/

Youtube

https://www.youtube.com/@FestivalCoMA

Twitter

https://www.twitter.com.br/festival_coma