Concerto audiovisual de jazz


SescTV exibe concerto audiovisual de jazz com HPrizm, Wadada Leo Smith e Henry Grimes. Inédito, o espetáculo vai ao ar no dia 26/4, quarta, às 22h

Gravado no Festival Jazz na Fábrica 2014 – que destacou as diversas vertentes do gênero musical – o concerto reúne o rapper HPrizm, o trompetista Wadada Leo Smith e o violonista Henry Grimes, no projeto Waves. Os músicos norte-americanos tocam composições instrumentais de jazz e improvisam, a partir de projeções gráficas exibidas durante a apresentação. Com direção para TV de Daniel dos Santos, o espetáculo estreia no dia 26/4, quarta, às 22h, no SescTV (Assista também em sesctv.org.br/avivo).

HPrizm, que é membro do grupo de hip hop Antipop Consortium, conta que realizou o projeto Waves após se inspirar na história dos pianistas e compositores norte-americanos, Thelonious Monk e de Bud Powell. Importantes nomes do jazz, estes dois se viam fora do universo desse gênero musical, nos Estados Unidos, nos anos de 1940. “Há uma vitória na vida deles se considerarmos que passaram por situações tão extremas e ambos conseguiram ser visionários”, comenta o músico.

O projeto Waves ganhou seu componente visual em Berlim, na Alemanha, quando HPrizm conheceu o artista argentino Emmanuel Pidre. “Ele estava escalado para fazer uma apresentação visual naquela noite, mas não fez”, recorda. O rapper o questionou sobre qual programa usaria para sua projeção ao vivo e a resposta o surpreendeu. “Era exatamente o mesmo que eu vinha usando para criar a parte visual de Waves”, afirma. “Então começamos a partir dali”.

O programa revela que HPrizm e o trompetista Wadada Leo Smith se conheceram, a princípio, por telefone, quando o rapper começou a falar sobre o interesse que tinha em fazer um remix. “A primeira vez que o vi foi em Paris ao vivo, quando fizemos o projeto dedicado a Bud Powell e Theolonious Monk”, diz Smith.

Gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista, o projeto Waves é formado por diferentes gerações do jazz e traz HPrizm nos samplers, drum machines e voz; Wadada Leo Smith, no trompete; Henry Grimes, no baixo acústico e violino; Steve Lehman, no saxofone; David Virelles, no piano; e Emmanuel Pidre, nas imagens. O repertório apresenta temas diversos em improviso.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

HPrizm, Wadada Leo Smith & Henry Grimes em Waves
Estreia: 26/4, quarta, às 22h.
Reapresentações: 27/4, quinta, às 2h; 29/4, sábado, às 19h; 30/4, domingo, às 3h e às 7h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Fuego Digital
Direção para TV: Daniel dos Santos

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Restaurantes homenageiam Brasília
Próximo O samba carioca e o sertanejo