Coordenadora do curso Design de Moda do IESB, Clarice Garcia, lança Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda, na quinta-feira (13)

Você já parou para pensar em como as tendências da moda, cor e estilo entre elas, são definidas? Além disso, qual será a importância de se renovar a cada estação as roupas e acessórios disponíveis? Esse tema é tratado em profundidade no novo livro Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda, escrito pela professora Clarice Garcia, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB, que será lançado nesta quinta (13), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

O evento contará com sessão de autógrafos e palestra da autora e da convidada Fernanda Martinelli, membro da Associação Internacional para Pesquisas em Mídia e Comunicação (IAMCR). Na obra, Clarice foca em como são escolhidas as cores do futuro.

“A moda é a expressão, primeiramente, do efêmero. Depois, é a expressão de um contexto sociocultural, sobre como transformar a cultura em um objeto”, conta Clarice. “Ela ultrapassa o vestuário e é movida pela mudança. Por isso você precisa propor as tendências. Se todas as cores do arco-íris fossem produzidas a todo o tempo, o mercado se enfraqueceria muito”, continua.

Definir quais cores estamparão as vitrines não é tarefa simples. Pesquisadores de tendências precisam ficar de olho em quais são as cores que estão surgindo e se repetindo nos filmes, na arquitetura, no design, na mídia e na arte. Além disso, esses estudos levam em conta o comportamento da sociedade e das diferentes gerações que convivem lado a lado.

“Agora, por exemplo, você tem essa busca por uma nova espiritualidade, por práticas religiosas. O roxo, o violeta são cores que estão psicológica e culturalmente ligadas à espiritualidade”, conta Clarice. “Você busca o que os consumidores estão preferindo, mas você também sempre busca os motivos. No filme Blade Runner 2049, você consegue ver a cor roxa sendo muito usada no vestuário, na iluminação, em tudo”, completa.

Com esses estudos baseados no comportamento da sociedade, as grandes empresas da moda divulgam suas apostas de tendências para o futuro, o que acaba criando um certo acordo na área sobre onde focar os seus esforços.

A mídia também tem um papel importantíssimo nessa definição, pois leva as informações para seu público-alvo e abre a discussão sobre as novas possibilidades ou sobre o resgate e renovação de tendências antigas.

“Hoje em dia, você tem o roxo como uma cor importante. Porém, eu também tenho visto, de um ponto de vista mais amplo, a necessidade de cores um pouco mais brilhantes, que invocam diversão e otimismo. Isso é uma resposta ao período pessimista em que estamos vivendo”, conta Clarice.

Serviço

Lançamento do livro Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda
Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Data: 13/09
Horário: 19h00 – palestras das 20h às 21h
Brasília – DF

Sobre a autora

Clarice Garcia é coordenadora do curso de graduação em Design de Moda e dos cursos de pós-graduação em Previsão de Tendências e Comportamento do Consumidor e em Design e Inovação do Centro Universitário IESB.

É pesquisadora de tendências e de comportamentos freelancer das empresas Kantar Futures e Box 1824, tendo trabalhado em projetos para empresas como Unilever, Souza Cruz, Renner e Melissa. Ministra aulas e palestras sobre o assunto desde 2010.

Dirige a consultoria Atmosfera em Brasília. É arquiteta formada pela Universidade de Brasília em 2003, estudou moda na escola Politecnico di Milano e Coolhunting pelo Instituto Europeu de Design de Milão em 2007. É mestre em Design pela Universidade de Brasília.

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