Projeto do Coletivo CorpoConsciente une dança e psicologia abre inscrição gratuita. Aulas abordam consciência corporal e autoconhecimento
A partir desta segunda-feira, 21, às 12h, o Coletivo CorpoConsciente abre inscrições gratuitas para suas oficinas online de consciência corporal. A iniciativa oferece 40 vagas para 12 encontros semanais, com duração de 2h30, a partir de 8 de março, e ainda oferece mais três workshops com profissionais convidados.
Voltadas para promover saúde integral e ampliar o autoconhecimento pela associação da psicologia com a arte expressiva, as aulas são indicadas para adultos interessados em ampliar a consciência de si por meio do movimento, sem necessidade de terem experiências anteriores com a dança.
Os participantes terão contato com técnicas de dança expressiva, relaxamento consciente e ainda serão estimulados a trabalhar suas potencialidades, promovendo a autoconfiança e autoestima. Eles ainda aprenderão práticas que auxiliam a diminuir a ansiedade e aumentar a sensibilidade, vitalidade, presença, expressividade e criatividade, além de ampliar o repertório emocional.
“A dança expressiva é uma aliada no desenvolvimento da consciência corporal, trazendo uma filosofia do movimento como expressão da vida. É uma prática corporal baseada na pesquisa fundamentalmente experiencial pela escuta do corpo e do movimento”, ressalta a psicodramatista e dançarina Clara Costa, que está à frente da iniciativa.
As oficinas usam como referência a metodologia Angel Vianna de conscientização do movimento de forma integrada à psicologia. “O objetivo é criar um ambiente terapêutico, acolhedor, onde ocorrem trocas entre os participantes. Além disso, queremos contribuir para o aprofundamento da percepção corporal e para a criação de estratégias pessoais de cuidado de si que se ancorem na relação com o corpo, explica a psicoterapeuta corporal e bailarina Thaís Germano, cofundadora do Coletivo CorpoConsciente.
As oficinas acontecem sempre às terças-feiras, entre 17h30 e 20h, pela ferramenta de videoconferência Zoom e as inscrições gratuitas estão disponíveis pelo site www.coletivocorpoconsciente.com.br, até sexta-feira, 25. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
A cada quatro encontros do percurso, um profissional convidado oferecerá um workshop. A cantora, psicóloga e dançarina Julia Severo abordará “O Corpo da Voz”, o professor e bailarino Toni Rodrigues explorará os “Estados da matéria” e a psicóloga e terapeuta pelo movimento Joanna Franco trabalhará o tema “Corpo Casa”.
Histórico
O Coletivo CorpoConsciente realiza desde 2011 ações que buscam a pesquisa de uma dança singular, livre, carregada de sentidos e adaptada ao corpo de quem dança. A iniciativa também contou com o apoio do FAC-DF em 2018, quando ofereceu oficinas de percepção de si por meio do movimento e o workshop em Contato Autêntico gratuitamente à comunidade, beneficiando diretamente 40 pessoas naquela edição e alcançando mais de 120 interessados na fila de espera.
Por conta das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia, as atividades do grupo passaram a acontecer de forma online desde março de 2020.
AQUI TEM DIVERSÃO