TV Cultura produz documentário “Lagartos e música – 100 Anos de Paulo Vanzolini” em homenagem ao centenário de nascimento de Paulo Vanzolini

No próximo domingo (28/4), a partir das 23h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Cobras, Lagartos e música – 100 Anos de Paulo Vanzolini, produzido pelo Jornalismo da emissora. O filme conta a trajetória de um dos personagens mais talentosos da nossa história, em duas áreas muito distantes entre si – ciência e música -, que completaria 100 anos no dia 25 de abril de 2024. Considerado um dos grandes expoentes do samba paulista, ao lado de Adoniran Barbosa, Vanzolini é autor do clássico Ronda.

Considerado genial tanto na Zoologia Рlidando com seres mortais Рquanto na composi̤̣o de sambas imortais, Vanzolini se formou em Medicina pela USP, e obteve doutorado em Zoologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se tornando um dos maiores estudiosos de r̩pteis e lagartos de sua gera̤̣o.

Ampliou a coleção de répteis numa escala de milhares de exemplares, com estudos tão caudalosos e detalhados que alguns dos novos indivíduos passaram a ser identificados com o seu nome. Em inúmeras viagens pela Amazônia, estudou e adaptou a Teoria dos Refúgios, que revolucionou a compreensão da evolução dos vertebrados no Brasil.

No mundo musical, Vanzolini não foi menos produtivo e criativo. Sem saber tocar nenhum instrumento nem ler partituras, foi autor de mais 70 canções, todas interpretadas por grandes nomes da MPB, como Inezita Barroso, Chico Buarque, Alcione, Beth Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Elza Soares e Toquinho.

Com cerca de 60 minutos de duração, o documentário resgata imagens raras, extraídas do rico acervo da TV Cultura e do arquivo pessoal do compositor, alternando a austeridade do ambiente dos laboratórios e museus com a descontração das mesas de bar. Nessa última, Vanzolini, às vezes, contava com a ilustre companhia de um outro grande nome do folclore cultural paulistano: Adoniran Barbosa.

Serviço

Documentário: “Cobras, Lagartos e Música – 100 anos de Paulo Vanzolini”
Duração: 60 minutos
Data: 28/4/2024 (Domingo)
Horário: 23h

Roteiro e reportagem: Laís Duarte
Edição de texto: Jorge Valente
Chefia de reportagem: Marici Capitelli
Produção: Ricardo Ferreira
Pós-produção: Leandro da Silva
Direção de núcleo: Simão Scholz
Chefia de redação: José Pola Galé
Direção de Jornalismo: Marília Assef