Clovis e Claudia Leitte lançam single “Aprendiz” tendo como mensagem central a crítica à cultura do cancelamento. Canção autoral de Clovis faz parte do álbum “Epifania”, com previsão de lançamento ainda para este ano pela Som Livre

O lançamento do single “Aprendiz”, música autoral do cantor e compositor Clovis, um dos nomes mais conhecidos da música nacional gospel, promete aquecer o coração e a alma até dos ouvintes menos atentos. O single, que sai pela Som Livre e já está em todas as plataformas digitais – ouça aqui -, chega também com um videoclipe no YouTube, e conta com a participação de um dos maiores nomes da música pop brasileira, a cantora e compositora Claudia Leitte.

A canção foi gravada no estúdio KZA, do cantor Kauan, da dupla com Matheus. “Aprendiz” faz parte do repertório de canções do próximo álbum de Clovis, “Epifania”, ainda sem data de lançamento confirmada. Segundo ele, tratam-se de músicas muito especiais, por terem nascido espontaneamente durante a pandemia, sob a perspectiva de um mundo novo que nos convida a uma nova mentalidade: mais humana, mais maleável, mais altruísta. “Nesta música, eu senti muita necessidade de imprimir palavras específicas e do jeito mais popular possível, para que os ouvintes possam entender que é uma canção sobre conselhos, um convite para repensarmos nossas atitudes em relação ao próximo e observar se estamos oferecendo aquilo que queremos receber”, esclarece o cantor.

O single é uma belíssima melodia em ritmo suave, porém marcante, que toca fundo na alma da pessoa que, humildemente, se assume como um ser imperfeito, suscetível a falhas, mas que se coloca como um eterno aprendiz, capaz de adquirir conhecimento a partir dos erros e acertos naturais da vida. Embasado na compreensão de que somos todos seres humanos imperfeitos, “Aprendiz” traz como mensagem central a rejeição à cultura do cancelamento, que se trata de uma moderna forma de ostracismo social na qual pessoas ou grupos são “cancelados”, ou seja, afastados discriminadamente do meio social ao qual pertencem ou da participação em atividades habituais por algum motivo ou atitudes consideradas questionáveis.

Assim, a faixa convida seus ouvintes à consciência da própria imperfeição e do seu constante estado de “aprendiz”, para que dessa forma as pessoas possam se reconhecer nos erros dos outros e assumirem uma atitude de misericórdia e perdão. Pois, “quando você se considera um aprendiz, você para de exercer o julgamento e, consequentemente, não sai por aí cancelando pessoas”, declara Clovis.

O compositor relata que a ideia da collab com a cantora Claudia Leitte é algo que já estava em seu coração há bastante tempo, assim como nos planos da gravadora Som Livre, a qual já tem por hábito essa predisposição em promover encontros entre artistas.

Clovis fala da sintonia e emoção que experimentaram na gravação da música e da sua alegria em realizar este projeto ao lado de uma das cantoras mais conhecidas e talentosas do Brasil, a quem o cantor não poupou elogios: “O encontro com a Claudinha aconteceu de uma forma extremamente prazerosa, pois ela é uma pessoa muito espontânea, verdadeira e demasiadamente humana. Ela já combinava muito bem com a canção antes mesmo de aparecer no estúdio e concordar em fazer a collab. E sua atuação foi maravilhosa, desembaraçada, desprendida. Foi surpreendente a reação dela, e muito comovente vê-la emocionar-se com a música. ‘Aprendiz’ faz isso, desperta emoções profundas ao exprimir um pouco da experiência de vida de cada um de nós.”

Clovis conta ainda que ele e Claudia Leitte passaram a se comunicar com mais frequência após sua participação em um evento da cantora. Desde essa ocasião começaram a perceber uma mútua empatia no trabalho, o que facilitou a concretização do projeto: “Esse foi o ponto de partida para a realização do single ‘Aprendiz’, fazendo com que o projeto se tornasse muito mais possível e, certamente, mais prazeroso de ser feito”, diz Clovis.

Claudia Leitte também não deixou de manifestar a sua admiração pelo amigo e cantor, além de expressar o seu contentamento em trabalhar ao lado de Clovis. “Já tinha sido uma experiência incrível cantar ao lado do Clovis quando ele participou da apresentação do meu trio elétrico na Bahia. E quando recebi o convite da gravadora para fazer com ele o collab na participação em ‘Aprendiz’, fiquei feliz em dobro. Primeiro, por ser com o Clovis, e segundo, porque a música me preencheu de um jeito lindo! Eu já admirava bastante o trabalho dele, e percebo que o nosso momento no trio foi um ensaio para toda a energia que nós dois criamos em ‘Aprendiz’. Tivemos uma sintonia incrível em nosso primeiro encontro, e quando recebi o convite sabia que iríamos repetir isso. Clovis é uma pessoa iluminadíssima, e fico imensamente feliz em poder colaborar no projeto de alguém que admiro tanto”, relata a cantora.

Claudia diz ainda que a canção “Aprendiz” possui algo de muito especial que tocou profundamente seu coração e, com certeza, tocará também o coração dos ouvintes e daqueles que assistirem o vídeoclipe. “É algo tão sublime que não consigo colocar em palavras; uma energia que não dá para descrever, apenas sentir”. E prossegue: “Só posso dizer que essa emoção não cabia dentro do meu peito. Coisa de fé mesmo! Vinda do alto, de Deus!”, completa a cantora.

NOVIDADES

A música “Aprendiz” também faz parte de um projeto ainda maior do cantor e compositor Clovis. Trata-se de um mini doc que vai acompanhar o álbum “Epifania”, em fase de preparação, com previsão de lançamento para este ano ainda. O mini doc contará a trajetória de vida e carreira do artista, apresentando para o público o melhor do Clovis, cantor, compositor e pessoa. “É certo que a vida não cabe em um ‘mini doc’ nem mesmo em um super documentário, mas temos registrado muito o começo de tudo: o que me fez querer fazer música, de onde eu venho, o quão improvável era que eu chegasse até aqui, como é a minha experiência de partilha na minha comunidade tribal, minha raiz, que é na Ilha de Itaparica (BA), um vilarejo de pescadores, especificamente… Enfim, trata-se de um trabalho de captação de imagens e vivências que ficou muito especial, porque foi feito com muita verdade e simplicidade, mostrando um pouco da rotina da minha gente, do nosso comportamento, do momento em que eu realmente decidi fazer música e acreditar que eu podia me comunicar através da música”, adianta Clovis, deixando o público cheio de expectativa com esse novo trabalho que vem por aí.

“Aprendiz” – Clovis e Claudia Leitte

“Aprendiz” – Ficha técnica:
Direção Geral de “Aprendiz”: Som Livre
Marketing Label: Lena Pelosi, Marcio Moreira, War Silva
Marketing Audiovisual: Thais Souza, Clara Almeida, Giulia Vitoria
A&R: Gustavo Faria, Marcio Moreira
Produção Executiva: Margarida Bucater
Produção musical e pianos: Abbe
Bateria: Maick Sousa
Baixo: Robinho Tavares
Guitarras: Jonas Anjos
Produtora de Vídeo: CGF
Direção: Caio Gimenes
Direção de Arte: Ana Muro
Assistente de Direção: Marina Farhat
Câmeras: Lucas Balestero e Ricardo Lopes
Montagem e Cor: Rodrigo Brasolim
Técnico de Luz: Leonardo Silva
Fotógrafa still: Thainara Brunna
Locação: Estúdio Kza
Equipamento: Eliticam

Sobre a Som Livre

A gravadora brasileira Som Livre foi fundada pela Globo em 1969 para o lançamento e divulgação de trilhas sonoras de programas de TV. Com todas as transformações no mercado musical, a Som Livre se tornou uma gravadora de vanguarda, refletindo o gosto musical do brasileiro.

Com sua capacidade única de entender e antecipar preferências, aspirações e comportamentos dos brasileiros, a Som Livre é uma gravadora de música digital totalmente integrada com um modelo comprovado para identificar, desenvolver e promover a música e os artistas que os fãs continuarão a abraçar nas próximas décadas. A Som Livre tem forte atuação em eventos ao vivo, sendo produtora de festivais no país por meio de diversas marcas, como Festeja e Samba D+. Ela também tem sua plataforma de distribuição de música, a Fluve, e operações adicionais em sua editora musical.

Acompanhe a Som Livre nas redes:

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

Anterior Viúva Negra: 📽️ um passeio nos bastidores do filme
Próximo Bob Esponja vai animar as férias no Conjunto Nacional