Músico brasiliense Cleiton Dante estreia em carreira solo com disco autoral Cleiton Dante – Imperativo Urgente

Produção de 11 faixas apresenta rock contestador em período pré-eleição.

“Na ausência do Estado, não há justiça, já não há mais leis. No abuso contra as meninas como se fossem posse de algum rei, eu não consigo respirar” (Eu não Consigo Respirar- Cleiton Dante).

Cantor e compositor brasiliense, Cleiton Dante reverbera nas composições autorais temas como o racismo, a opressão social e a liberdade. As letras viscerais se misturam às temáticas interpessoais, cuja linha trafega entre a poética e os conflitos dos tempos atuais.

Ex-integrante de bandas como “Colisão De Ideias” e “Instinto Dissonante”, o artista se lança agora em carreira solo com seu primeiro disco: Cleiton Dante – Imperativo Urgente. O disco que conta com 11 faixas acaba de ser lançado em setembro de 2022, mês do Bicentenário do Brasil, nas principais plataformas fonográficas. Confiram em:

Imperativo Urgente 

Inspirado no rock contestador dos anos 70 (punk e pós-punk) e 80 (rock nacional) e também na nova música popular brasileira (MPB), Cleiton lança o seu primeiro álbum em um período de turbulência social e econômica e de antagonismo moral e ideológico, às vésperas das eleições gerais.

“Esse disco é um espelho do nosso tempo presente, nas suas mazelas e nas suas promessas e esperanças. Por isso mesmo, o sentido de urgência e o sentimento de ansiedade está presente em todas as músicas do Álbum. É imperativo a mudança que queremos ser. É imperativo, é urgente!”, declara o artista.

A sonoridade, por sua vez, se inspira, também, nas bandas dos anos 70 e 80, nos clássicos do rock, como The Clash e as bandas do rock nacional dos anos 80 como Barão Vermelho. Assim, o discurso se alinha à estética musical por meio de um rock direto e exposto!

Gravado em fevereiro de 2022 em São Paulo no Studio Family Mob, o Disco conta com a participação de André Dea, do Supercombo, na bateria. O contrabaixo ficou a cargo de Cleiton Dante e, por fim, as guitarras foram gravadas por Cleiton Dante e Hugo Silva, que também assina a produção da música e do disco em conjunto com Israel Veloso. O EP conta ainda com a participação especial de Sintia Piccin (sax tenor e sax barítono) e Richard Fermino (trompete e trombone) na faixa “Estranhos No Meu Quarto

Dados Técnicos:

Produzido por Hugo Silva e Israel Veloso
12-22.fev. /2022 Studio Family Mob/SP (Disco)
Produzido por Hugo Silva e Co-produzido por Israel Veloso
Técnicos de Gravação: Hugo Silva e Otavio Prossato
Mixagem: Hugo Silva
Masterização: Rodrigo Deltoro
Guitarras – Cleiton Dante e Hugo Silva
Contrabaixo – Cleiton Dante
Bateria – André Dea
Sax tenor e Sax barítono – Sintia Piccin
Trompete e Trombone – Richard Firmino
Voz – Cleiton Dante
Backing Vocals – Cleiton Dante
Música, Letra e Arranjos de Cleiton Dante.

Sobre Cleiton Dante

Cleiton Dante, cantor e compositor de Brasília. Após participação em bandas autorais prepara seu primeiro disco a ser lançado em setembro de 2022.

As suas influências são baseadas na produção artística brasileira, com foco no rock nacional dos anos 80, mas alcançando também a produção internacional dos anos 1970 e 1980.

O artista propõe assim uma experiência que possa trazer o ouvinte a um rock que seja criativo, dançante, energético e inspirador, seja por sua melodia, ritmo ou letra.

As composições tratam das questões sociais, desde o racismo estrutural, o preconceito contra a mulher e todas as “minorias”. E, portanto, focando no que há de mais importante, o ser humano em suas potencialidades e circunstâncias, desde as suas impressões psicológicas até as relações interpessoais, sejam as que deram certo, sejam as que não vingaram, mas, que por terem existido, já valeram a pena!

www.instagram.com/cleiton_dante
www.youtube.com/channel