Cinema Urbana convida pesquisadores interessados nas articulações entre cinema, arquitetura e cidade para submeter trabalhos acadêmicos ou projetos arquitetônicos urbanísticos até 30 de junho

CINEMAURBANA é um evento que aborda a cidade e a arquitetura por meio do cinema. Tem como atividades principais uma mostra de filmes de arquitetura contextualizada em 4 (quatro) painéis temáticos com debates; palestras com pesquisadores nacionais e internacionais que atuam nas interseções entre arquitetura e cinema e sessões de apresentações de trabalhos acadêmicos e projetos arquitetônicos e urbanísticos relacionados à temática.

O evento, uma parceria com o Decanato de Extensão/ Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX), busca aproximar e estimular o diálogo sobre as relações entre urbanismo, arquitetura e cinema, em diferentes linhas de abordagem. Ao colocar em contato palestrantes reconhecidos, pesquisadores, alunos e realizadores do audiovisual, com pesquisas dentro dessa temática, buscamos gerar debates transdisciplinares, utilizando o material e as questões trazidas pelos filmes selecionados.

O CinemaUrbana convida pesquisadores interessados nas articulações entre cinema, arquitetura e cidade a submeter resumos de trabalhos acadêmicos de pesquisa (artigos) ou projetos arquitetônicos e urbanísticos para as seguintes sessões temáticas:

01: Esquecimentos e afloramentos das ruínas nas cidades

As ruínas são comumente relacionadas a consequências de destruições por guerra, pobreza, desastres naturais, ou descaso, mas há ruína social, resultante de aniquilamentos culturais – os epistemicídios. Há em toda ruína uma sobrevivência, uma memória que insiste em não se apagar, afloramentos inevitáveis, que esse painel pretende revelar.

02: Im/Ex- pressões do corpo urbano

Toda expressão corporal é estimulada pelo ambiente: natural, urbano ou arquitetônico. São as coreografias, danças, percursos e movimentos. As GRAFIAS serão observadas nesse painel.

03: Memórias que se constroem para lembrar ou para exibir

Pretende-se discutir as questões de patrimônio, que constroem, por um lado, os marcos que guardam na memória um tempo, lugares com aura e que convidam a uma fruição estética. Por outro lado, cria-se marcos que objetivam fabricar um passado para satisfazer um espetáculo.

04: Deslocamento e pertencimento, no vazio ou no caos

Aparece nesse painel a sensação de solidão e deslocamento, a falta de sentido e de pertencimento, relacionadas tanto a lugares demasiadamente estéreis ou caóticos, mas que se desdobram em pertencimentos, usos inesperados, pertinências ou resistências.

Os interessados devem submeter um resumo expandido (1000 palavras), até o dia 30 de junho de 2019.

No caso de apresentação de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos relacionados ao tema, pedimos o encaminhamento do resumo escrito e arquivos em pdf das pranchas.

Cronograma

06 de junho de 2019 – abertura da chamada para trabalhos científicos e projetos de arquitetura e urbanismo;
30 de junho – data limite para submissões dos trabalhos;
14 de julho de 2019 – resultado da seleção de trabalhos para apresentação;
14 a 17 de agosto de 2019 – evento CinemaUrbana;
Site do evento – https://www.cinemaurbana.com/
Inscrições gratuitas – em https://www.cinemaurbana.com/inscricoes-de-trabalhos
Contato: cinemaurbana@gmail.com

Anterior Exposição Sertão Forte de Noilton Pereira em Brasília
Próximo Sesc Seresta retoma com shows à beira do lago, dia 15