Cinefórum exibe filme El Método


Cinefórum exibe filme El Método que aborda as relações de trabalho, 3 de maio, às 19h, no Instituto Cervantes com entrada franca

O Instituto Cervantes segue com o projeto Cinefórum no mês de maio promovendo debate sobre questões relacionadas ao trabalho contemporâneo. Por meio de situações aleatórias, o filme El Método traz reflexões sobre a realidade do mundo competitivo. Até onde você iria para garantir o seu emprego? E até que ponto a empresa chega para buscar o funcionário considerado ideal?

El Método é considerado uma obra-prima. O diretor argentino Marcelo Piñeyro faz tudo funcionar com perfeição em um ambiente claustrofóbico: uma sala fechada de uma corporação, na qual o espectador observa como se as personagens estivessem em um reality show.

Após o filme, o jornalista e especialista em audiovisual, Ulisses de Freitas, e Maurício Chades, artista visual e co-fundador do espaço AVI, iniciam um debate sobre o tema e as linguagens utilizadas pelo cineasta.

O filme tem pouquíssimos recursos visuais, mas, mesmo assim, prende a atenção o tempo todo. O título foi vencedor do Prêmio Goya de Melhor Ator Coadjuvante e de Melhor Roteiro Adaptado, em 2005. No ano seguinte, levou o Prêmio Galo de Ouro como melhor longa-metragem da primeira edição do Festival de Cinema Ibérico Hola Lisboa.

Sete candidatos a uma vaga de trabalho executivo se apresentam à prova de seleção de funcionários de uma empresa multinacional, situada em Madri. As personalidades são completamente ímpares: o triunfador, o agressivo, a mulher insegura, o crítico, o indeciso. Em um clima de competitividade tensa, os medos e as dúvidas irão se apossando dos participantes, que acabam em um estado de tal paranoia que terminam por suspeitar que podem estar sendo observados por câmaras, ou que entre eles pode haver algum psicólogo infiltrado que está avaliando-os. Esta atmosfera claustrofóbica evidencia a falta de escrúpulos dos candidatos.

Serviço

Cinefórum – El Método
Espaço Cultural Instituto Cervantes
SEPS 707/907 Lote D Asa Sul
Data: Terça-feira, 03/05
Horário: 19h
Valor: Entrada franca
C.I: livre

Anterior Interferência no ParkShopping
Próximo Isabella Taviani faz show intimista