Cine Curta Brasil


A Caixa Cultural Brasília estreou em abril uma sessão mensal dedicada ao cinema brasileiro de curta-metragem com a proposta de levar cultura e entretenimento ao horário de almoço. Em 25 de outubro, a programação terá a infância como tema.

Até novembro de 2016, o teatro da Caixa Cultural Brasília receberá o projeto CINE CURTA BRASIL. Com espírito cineclubista, de formação de plateia, o projeto, que estreou em 19 de abril, tem como proposta ser uma janela para o curta-metragem nacional. Uma vez por mês, sempre às terças-feiras, das 13h às 14h, serão exibidos curtas brasileiros. A programação, com um total de 27 filmes, contemplará diferentes gêneros cinematográficos, propostas estéticas e temáticas, fazendo um passeio pela produção curta-metragista brasileira contemporânea. Todas as sessões serão gratuitas.

Aproveitando a proximidade com o Dia das Crianças, a sessão de 25 de outubro terá como tema “Empoderamento: super-crianças!”. Os curtas escolhidos para exibição são Meu amigo Nietzsche, Procura-se e Meu pequeno herói não sabe voar que abordam questões relacionadas à infância de maneira lúdica e inusitada.

O CINE CURTA BRASIL tem como públicos-alvo os trabalhadores das redondezas da Caixa Cultural, além de universitários, professores, cinéfilos e todos os interessados na sétima arte. A programação do projeto terá novas temáticas a cada trimestre, com curtas cujos enredos abordam situações de pertencimento, empoderamento, mobilidade urbana e diversas questões relacionadas à vida moderna tanto no campo como nas metrópoles.

Com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, o CINE CURTA BRASIL é produzido pela associação cultural Tantri Arte, com 10 anos de atividades no Distrito Federal, e tem direção geral da produtora de cinema Carina Bini, responsável por projetos como o Festival Internacional Cinema e Transcendência. A curadoria é de Ana Arruda, idealizadora e coordenadora do Curta Brasília, evento anual dedicado ao curta-metragem.

25 de outubro
Empoderamento: super-crianças! (Especial Dia das Crianças) tempo total: 48 minutos

Meu amigo Nietzsche (DF) 2012
Direção: Fáuston da Silva. Com André Araújo Bezerra, Juliana Drummond, Abaetê Queiroz e Andrade Jr. Fic, 15 min, livre
O inesperado encontro entre Lucas e Nietzsche é o início de uma violenta revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais apenas uma criança: será uma dinamite.

Procura-se (DF) 2010
Direção: Iberê Carvalho. Com Bianca Terraza, Bruna Cobello e Heitor Velez. Fic, 14 min, livre
Camile está determinada a encontrar seu cachorro Bolinha, mas para encontrá-lo precisará viver a maior aventura de sua vida.

Meu pequeno herói não sabe voar (SP) 2015
Direção: Pedro Jorge. Com Thaís Medeiros, Luciano Otto, Mira Haar e Eiryo Okura. Fic, 19 min, livre
Fabinho vive nos ares. Laura, sua mãe, vive no chão.

CINE CURTA BRASIL
25 de outubro, terça-feira, às 13h, no teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz). Entrada franca limitada à lotação do teatro. Informações: (61) 3206-9448. www.facebook.com/cinecurtabrasil

Anterior Boa gastronomia para a criançada
Próximo Estreias nos Cinemas do DF