O espetáculo Cidade sem Palavras da Cia. foi um dos selecionados para o 3º Festival Nacional de Teatro de Bolso. A peça é exibida na Língua de Sinais pelos próprios atores e traz uma reflexão sobre inclusão. A apresentação será no dia 17 de junho, no Teatro H2O.
O Festival Nacional de Teatro de Bolso (FNTB) está de volta, trazendo uma mostra competitiva de teatro no Recanto das Emas, com espetáculos voltados para espaços menores e eventos de rua do Distrito Federal e vários outros estados brasileiros. O evento ocorre de 12 a 18 de junho e a Trupe Trabalhe Essa Ideia já confirmou sua participação com a peça selecionada “Cidade sem Palavras”. A apresentação do espetáculo será no dia 17 de junho, às 15h, no Teatro H2O, com entrada franca.
“Cidade sem Palavras” traz uma reflexão importante sobre como as pessoas se comunicam na correria do dia a dia e, além disso, fazer uma análise sobre a inclusão e as dificuldades de adaptação de pessoas surdas a ambientes majoritariamente oralizados. A peça, que é exibida na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – segunda língua oficial do país -, conta o que acontece quando as pessoas param de se comunicar e perdem o toque e o contato uns com os outros, em função da correria do trabalho e das ocupações do cotidiano.
A peça conta a história de uma prefeita que busca construir um mundo ideal. Para isso, ela indica a função de seus cidadãos desde o dia em que nascem. Ao nascer, cada novo integrante é presenteado com apenas cinco palavras, de acordo com seu ofício. Ao longo da vida, novas palavras são conquistadas, mas com vocabulários limitados, pessoas de diferentes funções não se entendem. O menino “B”, ao nascer, deixa a prefeita sem palavras. Ela então o presenteia com palavras aleatórias e, sem conseguir uma função para ele, isola o menino da sociedade. Ao crescer nas ruas, “B” tem o carinho como principal estratégia de comunicação.
O FNTB irá premiar as peças participantes, nas categorias: Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor atriz, Melhor ator, Melhor cenografia, Melhor figurino, Melhor sonoplastia, iluminação e caracterização.
Serviço:
“Cidade sem Palavras” no 3º Festival Nacional de Teatro de Bolso
Data: sexta-feira, 17 de junho, às 15h
Ingressos: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Local: Teatro H2O, no Recanto das Emas
Contato (Trupe Trabalhe Essa Ideia): 61 9592-7107
Ficha técnica do espetáculo
Texto e direção: Gabriel Neves
Elenco: Felipe Vasques, Fernanda Vasques, Paula Hesketh, Diana Belloni, Victor Meira
Iluminação: Marcelo Augusto Santana
Cenografia: Pedro Bezerra
Figurino: Pedro Bezerra
Sonoplastia: Kalliu Brasil e José de Abreu
Maquiagem: Pedro Bezerra