Projeto da Cia Os Buriti leva música, teatro, contação de histórias e oficinas culturais para escolas do DF e entorno

A educação e a cultura estabelecem parceria na Caravana Buriti – Arte e Educação na Estrada. Com o objetivo de levar encanto para crianças e professores do ensino público, a Cia Os Buriti chega com o seu cortejo de atividades em Brazlândia, Olhos D’água (GO) e Luziânia (GO). Serão, ao todo, nove dias de muita música, teatro, contação de histórias e oficinas. Serão oferecidos 16 espetáculos-oficinas e três espetáculos por escola, totalizando 51 atividades para aproximadamente 1.500 estudantes. A Caravana Buriti começa sua jornada, dos dias 28 a 31 de maio, em Luziânia; depois parte para Olhos D’água, dos dias 05 a 07 de junho; e finaliza em Brazlândia, dos dias 10 a 13 de junho.

Caravana Os Buriti

A Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada foi idealizada pela Cia Os Buriti, companhia de teatro dança fundada em 1995 por Eliana Carneiro. A Caravana é um projeto de itinerância educacional e artística que se propõe, primeiramente, a desenvolver e difundir novas metodologias em arte-educação que possam inspirar professores e despertar o interesse das crianças pelas artes, bem como fomentar processos criativos no amplo exercício da cidadania. As oficinas ministradas estimulam a livre expressão gerando autonomia de pensamento e posicionamento crítico, contribuindo para a formação de cidadãos mais capazes de intervir criativamente na sociedade. O princípio da Caravana é realizar suas atividades em pequenas cidades com pouco acesso aos bens culturais e/ou baixo IDH. As atividades da caravana dividem-se em duas categorias: a realização dos espetáculos-oficinas, dentro das salas de aula, e as apresentações de espetáculos do repertório da companhia.

Espetáculo-Oficina

Muitas crianças e jovens nunca tiveram a oportunidade de ver um espetáculo, ir a um teatro ou mesmo a um cinema. Pensando nisso, antes de todas as oficinas, a Caravana Buriti sempre apresenta pequenas encenações dentro das salas de aula, para professores e alunos. O grupo faz pequenas apresentações musicais, de teatro e contação de histórias, introduzindo os variados temas das oficinas a serem desenvolvidas pelo grupo. A sala de aula torna-se um espaço múltiplo onde tudo pode acontecer e ser criado. Dessa forma, pretende-se despertar o interesse das crianças e professores para as artes, sensibilizando-os para uma posterior imersão no processo criativo e colaborativo que resulta numa oficina artística para toda a turma.

Cia Os Buriti

A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, é composta pelos seus filhos, Naira Carneiro e Guian Larrea, e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou mais de 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, França, Itália, Grécia e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

A Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Serviço

Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada

De 28 de maio a 13 de junho de 2019

Calendário da Caravana Buriti

– 28, 30 e 31 de maio – Escola Maria Teixeira – Luziânia (GO)
– 5, 6 e 7 de junho – Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz e Colégio Estadual Padre Antônio Marcigalha – Olhos D’água (GO)
– 10, 11 e 13 de junho – Escola Parque da Natureza – Brazlândia (DF)

Anterior Ceilândia Moto Rock desembarca no JK Shopping
Próximo Espetáculo Mare Serenitatis no Espaço Cultural Renato Russo