Cia de Cantores Líricos de Brasília apresenta A Nova História de João e Maria no mês das crianças pelo Distrito Federal

Ópera de Engelbert Humperdinck baseada nas fábulas dos irmãos Grimm narra a aventura lúdica dos irmãos João e Maria. Gratuito. A produção é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Em vez de arrumar a casa, como sua mãe pediu, os irmãos João (Clara Figueiroa) e Maria (Renata Dourado) se divertem fazendo ainda mais bagunça. Como castigo, são enviados à floresta encantada para buscar frutos e mel. A busca se torna uma aventura onde, além dos encantos, eles descobrem que a floresta esconde alguns perigos.

Inspirada no conto clássico dos Irmãos Grimm, a obra composta por Engelbert Humperdinck ganha nova montagem com direção cênica de James Fensterseifer (que também assina a iluminação), regência de Rafael de Abreu Ribeiro e interpretação da Cia de Cantores Líricos de Brasília em outubro de 2022, mês das crianças. Batizada como A Nova História de João e Maria, a ópera cantada em português e realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal terá estreia nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Sesc Ceilândia Newton Rossi. A temporada segue nos dias 15 e 16 do mês, no Complexo Cultural de Samambaia. Ainda, dias 22 e 23 de outubro no Teatro do Sesc Paulo Autran – Taguatinga Norte. Sempre às 18h. Gratuito. Livre para todos os públicos.

A história de João e Maria, que é uma das mais conhecidas fábulas dos irmãos Grimm, Jacob (1745 – 1863) e Wihelm (1786 – 1854), virou uma das principais óperas do compositor Engelbert Humperdinck e, agora, poderá ser assistida nas principais regiões administrativas do Distrito Federal, com esta encenação, em português, feita pela Cia de Cantores Líricos.

Engelbert Humperdinck e A Nova História de João e Maria

Um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck imprimiu seu nome na história com João e Maria (Hansel und Gretel). Baseada em contos de fada, a obra traz uma nova fonte literária e um novo universo sonoro ao mundo da ópera. Mesmo tendo sido assistente de Richard Wagner (Bayreuth de 1881-1882), Humperdinck desenvolveu estilo e sonoridade próprios.

Regida na estreia (em 1893) por Richard Strauss, esta ópera foi sucesso imediato na Alemanha, tornando-se uma das óperas mais populares do repertório. O libreto associa realismo regional à abstração do conto de fadas e a partitura de Humperdinck acompanha de forma brilhante.

Cia de Cantores Líricos de Brasília

A Cia de Cantores Líricos de Brasília surgiu em 2008 por meio da união de cantores líricos de Brasília que resolveram contribuir com o cenário musical da cidade. Todos os cantores realizam apresentações musicais, shows, concertos, recitais, óperas e casamentos, em performances em grupo ou solo.

Renata Dourado e Érika Kallina são sopranos e atuam tanto em produções da Cia de Cantores Líricos, quanto em outras produções musicais da cidade. Gustavo Rocha é um dos barítonos mais atuantes de Brasília e, além de cantar nas produções da companhia e em outras produções no DF, também divide a produção dos espetáculos com a soprano e produtora Renata Dourado.

Além da performance musical e cênica, os cantores ministram aulas individuais de canto.

Ficha Técnica:

Direção cênica: James Fensterseifer
Direção musical: Rafael de Abreu Ribeiro
Elenco:
João: Clara Figueiroa
Maria: Renata Dourado
Pedro: Gustavo Rocha
Gertrude: Érika Kallina
Bruxa: Francisco Bento Junior
Fada do orvalho: Joyce Moreira
Fada do Sono: Aida Kellen

Serviço:

Cia de Cantores Líricos de Brasília apresenta A Nova História de João e Maria no mês das crianças pelo Distrito Federal
Dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Sesc Ceilândia Newton Rossi. Informações: 3379-9586
Dias 15 e 16 do mês, no Teatro Verônica Moreno (Complexo Cultural de Samambaia). Informações: 3358-0815
Dias 22 e 23, no Teatro SESC Paulo Autran (Taguatinga Norte). Informações: 3451-9150
Sempre aos sábados e domingos, às 18h.
Gratuito
Livre para todos os públicos. Contato: Instagram: @ciadecantoresliricios