A Cia Brasilienses de Teatro oferece a possibilidade de se estudar dramaturgia em sua nova oficina on-line, que acontecerá de 18 de maio a 4 de junho de 2020, em duas turmas (uma vespertina e uma matutina).

Na véspera de completar 20 anos de existência (em 2021), a Cia tem em seu repertório a encenação de 19 montagens teatrais a partir de adaptações de textos clássicos e contemporâneos da literatura mundial.

O diretor e dramaturgo James Fesnterseifer, fundador da Cia, se especializou em realizar as adaptações e elaborar uma dramaturgia autoral com seus 35 anos de experiência na cena teatral Brasiliense.

Sob a orientação de James, já foram realizadas, presencialmente, 15 edições desta Oficina (Módulos I e II), que proporcionaram a formação de mais de 70 alunos.

O feedback e o sucesso nessa experiência presencial serviram como base de aprimoramento das ideias, para alicerçar o conteúdo programático proposto e formatar novas edições on-line.

No Módulo I on-line, A Composição do Texto Teatral, você exercitará a arte e a aventura de escrever uma peça teatral. Para isso, será ensinado como organizar os pensamentos, com o intuito de melhor desenvolver um texto e conseguir passar a diante suas ideias.

Serão abordados conceitos e esquemas especificamente direcionados para melhor escrever para teatro, esmiuçando os elementos que compõem um texto dramático.

Além disso, serão feitos exercícios e dinâmicas voltadas para o aprimoramento da composição dramatúrgica.

Ao final da oficina, você receberá um certificado de conclusão e também o material didático com todo conteúdo trabalhado.

METODOLOGIA

As aulas acontecerão em uma sala de reunião Zoom, que será aberta aos alunos (no máximo 6 participantes) e enviada via WhatsApp.

A carga horária total da oficina é de 9h, divididas em 6 encontros de 1h30.

As aulas serão ministradas, de 18 de maio a 4 de junho de 2020, em duas opções de turmas: matutina e vespertina.

A turma matutina acontecerá segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, nos dias: 18/05, 20/05, 25/05, 27/05, 01/06 e 03/06.

A turma vespertina acontecerá terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30, nos dias 19/05, 21/05, 26/05, 28/05, 02/06 e 04/06.

CONTEÚDO

1ª AULA
Apresentação
à Exercício 1 (a ser feito e analisado em aula)
1. Quem é você, autor?
2. Por que você quer escrever?
3. Sobre o que escrever?
à Exercício 2 (a ser feito e analisado em aula)

2ª AULA
Breve Recapitulação dos assuntos da 1ª aula
3.1 Uma criação livre e sem pudor
3.2 Distanciamento
4 Etapas para escrever seu texto
4.1 Sinopse
4.1.1 Quem?
4.1.2 Onde/Quando?
à Exercício 3 (a ser feito e analisado em aula)

3ª AULA
Breve Recapitulação dos assuntos da 2ª aula
4.2 Trama/Canovaccio
4.2.1 Situação
4.2.2 Conflito
4.2.3 Resolução da Trama
5. Argumento/mensagem (premissa, proposição)
à Exercício 4 (a ser feito em casa)

4ª AULA
Breve Recapitulação dos assuntos da 3ª aula
à Exercício 4 (leitura, correção e observações em aula)
6. Perfil dos personagens
6.1 Diálogo: a voz do personagem
6.2 Esquema básico dos personagens
à Exercício 5 (a ser feito em casa)

5ª AULA
Breve Recapitulação dos assuntos da 4ª aula
à Exercício 5 (leitura, correção e observações em aula)
7. Forma
7.1 Formatação do texto
7.1.1 O título da peça
7.2 A importância da escolha das palavras
7.3 Estrutura dramática
à Exercício 6 (a ser feito em casa)

6ª AULA
Breve Recapitulação dos assuntos da 5ª aula
à Exercício 6 (leitura, correção e observações em aula)
8. Textocentrismo x Cenocentrismo
9. Noções básicas da dramática do transumano
10. Dicas para se escrever um texto teatral
11. Leituras recomendadas
Referências

OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES

PARTICIPAÇÃO

O aluno deve instalar o app Zoom (https://zoom.us/support/download) e ter acesso a uma Internet que supra a necessidade de fluxo de dados de uma reunião nesse aplicativo. Pode ser usada a versão gratuita do aplicativo.

CONDUTA

O participante deve comparecer às aulas, ser pontual, ter material de anotação e realizar os exercícios propostos pelo professor.

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 200,00 e o pagamento deve ser feito em depósito ou transferência bancária na conta do Banco do Brasil (001), Agencia: 3477-0, Conta Corrente: 48286-2, Favorecido: James Fensterseifer, CPF: 374.799.621-34, até o dia 14/05. O comprovante da transação bancária deve ser enviado pelo WhatsApp +55 (61) 99615-2405.

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES

James Fensterseifer: +55 (61) 99615-2405 (Somente WhatsApp)
e-mail: brasiliensesdeteatro@gmail.com

REDES SOCIAIS

Facebook: /CiaBrasiliensesDeTeatro
YouTube: /CiaBrasilienses
Instagram: /JamesFensterseifer

SOBRE O PROFESSOR

James Fensterseifer (Porto Alegre, 26 de março de 1966) é diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e iluminador. Destaca-se como um dos precursores do movimento cultural de Brasília-DF, que teve seu início nos anos 80. É um dos criadores do projeto Jogo de Cena, um dos mais tradicionais eventos culturais do Distrito Federal.

Em 2001, iniciou a Cia Brasilienses de Teatro, na qual começou sua carreira como dramaturgo e diretor teatral. Com a companhia, desenvolveu um trabalho de pesquisa, baseado na transposição de clássicos da literatura para os palcos, construindo uma dramaturgia que renovou a cena teatral brasiliense.

Adaptou para o teatro, construindo a dramaturgia e encenando, os romances: O Barão nas Árvores, O Visconde Partido ao Meio e O Cavaleiro Inexistentes de Ítalo Calvino; A Hora da Estrela de Clarice Lispector; Como Me Tornei Estúpido de Martin Page; Academia de Inquietud de Mário Kuperman; Uma Criatura Dócil de Fiodor Dostoievski; entre outros.

Em 2012, com seu texto Entrevista com Ele, ganhou o Prêmio SESC Candango do Teatro Brasiliense de melhor dramaturgia.

Em 2014, criou a Oficina de Dramaturgia: Módulo I – A Composição do Texto Teatral e Módulo II – Consolidando o Texto Teatral, e, nos anos seguintes, ministrou 15 turmas.
Em 2016, deu aula para duas turmas da matéria de Direção Teatral (Bacharelado), como professor substituto, na Faculdade Ducina de Moraes.

Em 2017, criou a Cia Fictícia de Teatro, com a qual realizou os espetáculos Sigo Te Amando – Embora Desorientado (2017), e Merda! (2018), elaborando a dramaturgia, dirigido e produzido.

Em 2018, 19 e 20, foi Coordenador Técnico do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, fazendo parte do projeto de gestão compartilhada do IBC Instituto Bem Cultural e Secretaria de Cultura do DF.

Anterior Rincon Sapiência lança single sobre quarentena
Próximo Campanha de Mães em parceria com a artista Débora Islas