Choro Livre Convida traz Pedro Berto, Miriam Marques e Pablo Fagundes (foto) ao palco do Clube do Choro, com uma noite de improvisos e música instrumental de alta qualidade

Na segunda semana de julho, o Complexo Cultural do Choro segue com uma programação diversificada e voltada para todas as idades. O projeto convida o público a vivenciar experiências musicais e criativas, celebrando a riqueza da música brasileira e a interação com a arte desde a infância.

Na quarta-feira (9), o palco do Clube do Choro recebe mais uma edição do Choro Livre Convida com três grandes nomes da cena instrumental: o bandolinista Pedro Berto, a cantora, arranjadora e multi-instrumentista Miriam Marques e o flautista Pablo Fagundes. O encontro promete uma noite de improvisos e diálogo musical, valorizando a tradição do choro com toques contemporâneos.

Nos dias 11 e 12 de julho, a grande atração da semana é o show do consagrado instrumentista Armandinho Macedo, referência nacional do bandolim e da guitarra baiana. Com sua versatilidade e virtuosismo, Armandinho leva ao palco uma fusão de gêneros que passeia pelo choro, frevo e axé, encantando o público com sua trajetória de inovação e respeito à música brasileira.

O sábado (12) também será dia de atividades ao ar livre e voltadas para o público infantil. No Piquenique Chorão, o projeto Costurando Sons realiza oficinas criativas com o tema “Música, Costura e Sustentabilidade”. As crianças poderão participar de três atividades lúdicas:

  • Chaveirinho Musical de Feltro: confecção de mini-instrumentos musicais costurados à mão, estimulando coordenação e criatividade;
  • Pulseira Musical com Miçangas e Linhas: experiência sensorial onde o som surge a partir do movimento e da dança;
  • Castanholas com Materiais Recicláveis: criação de instrumentos com elementos reutilizáveis, incentivando consciência ambiental e expressão artística.

Ainda no sábado (12), os alunos e professores da Escola Brasileira de Choro realizam um ensaio aberto no Parque da Cidade, promovendo uma roda de choro para aproximar o público da tradição e da vivência formativa da Escola.

O projeto tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira” — comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.

Com apresentações gratuitas ou a preços acessíveis, o Complexo Cultural do Choro reafirma seu compromisso com o acesso à cultura, a valorização da música brasileira e a formação de novos públicos. A programação completa está disponível no site e nas redes sociais do projeto (@complexodochoro).

SOBRE O PROJETO

O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.

O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.

SOBRE A SHELL

Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 09/07
19:30 – Choro Livre convida com Miriam Marques, Pablo Fagundes e Pedro Berto

Dia 11/07
20:30 – Armandinho Macedo

Dia 12/07
11:00 – Projeto Costurando Sons oficinas criativas com o tema “Música, Costura e Sustentabilidade;
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade
12:00 – Feijoada com samba
20:30 – Show Armandinho Macedo

SERVIÇO

Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 09 e 11 e 12 de junho (quarta-feira e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre convida, Piquenique Chorão e Ensaio Aberto

Show de Armandinho Macedo – R$ 50 (meia) R$ 100 (inteira). Ingressos à venda na bilheteria Digital. (www.bilheteriadigital.com)

Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Rede Social: @complexodochoro