Choro brasileiro em documentário


André Mehmari e Danilo Brito apresentam o choro brasileiro em documentário e show inéditos. As atrações com os músicos vão ao ar no SescTv,dia 28, domingo, a partir das 21h

O encontro do pianista André Mehmari com o bandolinista Danilo Brito é tema de dois programas que estreiam neste mês no SescTv. Em documentário da série Passagem de Som, os músicos discutem sobre suas composições e mostram os bastidores da gravação do segundo disco autoral de Danilo Brito. No episódio da série Instrumental Sesc Brasil, o duo apresenta o show com repertório dedicado ao choro. As produções que têm direção geral de Max Alvim, vão ao ar no dia 28/5, domingo, às 21h e 21h30, respectivamente. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

O compositor e bandolinista Danilo Brito dedica sua carreira exclusivamente ao gênero brasileiro conhecido popularmente como chorinho. Iniciou sua trajetória musical ainda pequeno. Aos cinco anos, aprendeu sozinho a tocar a composição Delicado, de Valdir Azevedo, no bandolim de seu pai. Já André Mehmari é instrumentista, compositor, arranjador e se divide entre a música erudita e popular. Suas obras foram executadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica de Brasília (OSB), Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras. Trabalhou e gravou com vários artistas, como Milton Nascimento, Guinga e Ná Ozzetti. Tem oito discos lançados e já se apresentou em inúmeros festivais internacionais de jazz.

Com uma gravação “à moda antiga”, como define Mehmari, o documentário da série Passagem de Som acompanha a gravação ao vivo do trabalho autoral de Brito. No estúdio, além dos dois, Guilherme Girardi, violonista, e Lucas Arantes, cavaquinhista, falam sobre o repertório do disco e explicam como foi feita a distribuição dos microfones e a importância da integração dos músicos na captação e no registro do som.

Vencedores do Prêmio Visa de MPB, da Rádio Eldorado, em 2000 e 2004, respectivamente, André Mehmari e Danilo Brito, conversam com o radialista e produtor do prêmio Zé Nogueira e Edgar Gonçalves, o mais antigo funcionário da rádio. Juntos, relembram histórias do auditório da Eldorado, inaugurado em 1958, de sua discoteca e acervo, e recordam nomes consagrados que venceram o concurso, como Yamandu Costa, Renato Braz, Monica Salmaso, entre outros.

No show Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência, Mehmari e Brito interpretam o melhor do choro brasileiro. Parceiros musicais desde 2014, o duo apresenta no palco do Teatro Anchieta um repertório repleto de composições autorais e grandes clássicos do choro, como Ingênuo, de Pixinguinha, e Branca, de Zequinha de Abreu.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
André Mehmari e Danilo Brito
Estreia: 28, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 29/5, segunda, às 16h30; 30/5, terça, às 9h30 e 31/05, quarta, às 11h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctvdiversaoaquitem – twitter/diversaoaquitem

Anterior Nova campanha do Spoleto
Próximo Festival de Cinema Francês