Brincadeira faz parte da ocupação cultural com Chico Simões, que durará 2 anos no espaço

O Mestre Bonequeiro Chico Simões fará apresentação única nesse domingo, dia 23, às 17h, no Invenção Brasileira, em Taguatinga. A apresentação faz parte do projeto “Comunidade Cultural – Invenção Brasileira – Mercado Sul”, uma ocupação que durará 2 anos, onde busca fortalecer, através de diversos fazeres culturais, a integração e a sinergia entre a comunidade e a cultura.

O projeto irá agregar diversos artistas da cidade, sobretudo ligados ao histórico Mercado Sul, oferecendo diversas vertentes culturais à sociedade, somando ao tudo 96 apresentações e 10 oficinas, além de exposições, rodas de conversa, filmes, festas e muito mais.A programação do projeto para mês de dezembro conta com o bonequeiro Chico Simões, com o grupo Mamulengo Presepada (dia 23); e Maria das Alembranças (dia 30). As apresentações são sempre aos domingos, às 17h, com entrada franca e classificação livre.

Chico Simões

Chico Simões começa sua carreira a partir do trabalho de seu amigo e Mestre, Carlinhos do Babau (Carroça de Mamulengos), após viajarem juntos pelo Nordeste brasileiro trabalhando e interagindo com mestres das culturas populares e tradicionais, sobretudo, aqueles ligados ao universo do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste (Mamulengo, Babau, João Redondo, Calunga, Cassimiro Coco, dentre outros).

Mestre Solón (Carpina/PE), do Mamulengo Invenção Brasileira, foi quem presenteou o grupo com os primeiros bonecos e abençoou o caminho que se segue, ensinando que “Em São Saruê, vive tudo que se imagina” e que “o boneco é anterior ao homem”. Desde então, Chico tem firmado seu trabalho em brincadeira e ensinamentos, com o grupo Mamulengo Presepada e o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, no histórico Mercado Sul de Taguatinga.

Muitos artistas e bonequeiros passaram pelos aprendizados de Chico, formando muitos grupos e brincadeiras, fazendo de Chico Simões uma verdadeira escola cultural na cidade. São mais de 2.500 apresentações e 25 países visitados, trabalhando como palhaço, mágico, camelô, ventríloquo, bonequeiro, numa trajetória de tradição, resistência e encantamento.

Invenção Brasileira

O Invenção Brasileira é uma ação artística e educacional, voltada para difusão da cultura popular brasileira em suas variadas formas de manifestação.Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, conduzido pelo Mestre Chico Simões. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga.

O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural.

O Invenção semeia arte e cultura pela cidade, sendo responsável pela formação de diversos artistas, como bonequeiros, palhaços, músicos, artesãos, poetas, produtores, comunicadores, agregando antigas e novas gerações da arte no DF, entendendo a cultura como parte viva e integrante da sociedade.

Mercado Sul

O Mercado Sul foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do Distrito Federal. Com sua face comercial em decadência, ficou abandonado durante anos, sendo aos poucos revitalizado por moradores, trabalhadores e movimento cultural.

Hoje, o Mercado Sul é também conhecido como Beco da Cultura, sendo palco de uma infinidade de ações, apresentações artísticas, oficinas e articulações sociais. De lá, nasceram e nascem muitos grupos organizados que trabalham com arte, saúde, educação e mobilização social.

O projeto Comunidade Cultural – Invenção Brasileira – Mercado Sul conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília.

Serviço

Chico Simões no Invenção Brasileira
Onde? Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)
Quando? Domingo, 23 de dezembro, às 17h
Quanto? Entrada Franca
Classificação: Livre
Informações:
invencaobrasileira.org.br
facebook.com/InvencaoBrasileiras

Programação de dezembro
Domingo, 23 de dezembro (17h) – Chico Simões, com o grupo Mamulengo Presepada
Domingo, 30 de dezembro (17h) – Maria das Alembranças

Chico Simões e Mamulengo Presepada
Chico Simões e Mamulengo Presepada | Foto: Davi Mello
Anterior 2ª Mostra de Vídeos Populares apresenta olhares diferentes
Próximo Hel Mother e Spot se apresentam no Hostel Lounge Club