22ª edição do Festival Cultura e Gastronomia acontecerá de 23 de agosto a 1 de setembro em Tiradentes reunindo chefs famosos de todo o país

Vem da região do Cerrado a inspiração do menu que o chef Marcelo Petrarca irá preparar a 4 mãos, dia 23 de agosto, no restaurante Ora do chef Felipe Oliveira, representando Brasília. O evento se insere na programação da 22a edição do Festival Cultura e Gastronomia, que acontece em Tiradentes, de 23 de agosto a 1 de setembro. Neste jantar, o chef Marcelo Petrarca assina o primeiro prato e a sobremesa.

Confira o menu

Primeiro Prato: Cebola assada com ragout de linguicinha caseira e fonduta de queijo de serra da Canastra; (Chef Marcelo Petrarca)
Segundo Prato: Gnocchi de Batata tostado com creme de milho verde e anchova; (Chef Felipe Oliveira)
Terceiro Prato: Cupim Glaceado, com mini legumes cítricos orgânicos e castanha de barú; (Chef Felipe Oliveira)
Sobremesa: Churros de Banana com doce de leite caseiro (Chef Marcelo Petrarca)

Ao lado de Marcelo, participam desta edição nomes consagrados como Morena Leite e André Mifano, representando São Paulo, Alberto Landgraf, pelo Rio, Henrique Gilberto, de Minas, e Marco Gil, do Ceará. O evento integra o Projeto Fartura, que em recente edição, realizada em São Paulo, no inicio de agosto, celebrou a diversidade da cozinha brasileira.

Os objetivos do Projeto visam mapear a cadeia produtiva da gastronomia brasileira, da origem ao prato, e a cada ano este conceito vem sendo aprimorado, com destaque para a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental dos cozinheiros e participantes.

Entre as ações sustentáveis praticadas pelo evento, estão o reprocessamento do óleo, o uso de pratos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo, fomento do mercado local, reutilização de madeiras e lonas, doação de árvores frutíferas para instituições, entre outras.

Com uma programação completa, o Festival é divido em três espaços: Praça da Rodoviária, Praça do Conhecimento e Praça Campo das Vertentes. Além de aulas na Pousada Escola, restaurantes e eventos especiais, realizados por parceiros locais.

Sobre o Chef

Gaúcho de Pelotas, Marcelo Petrarca chegou em Brasília com 10 dias de idade. Formou-se em gastronomia pelo IESB e depois de graduado mudou-se para a Espanha, onde cursou a Escola de Hotelaria de Sevilha e atuou na cozinha do grande Martín Berasategui em seu restaurante homônimo, um dos melhores do mundo. Em seguida, foi para Milão, na Itália, onde trabalhou com Carlo Cracco.

De volta a Brasília, retornou ao Zuu, onde já havia atuado, para comandar a casa por cerca de dois anos. Em 2015 abriu o restaurante Bloco C, e um ano depois, o bufê Bloco C em casa, destinado a eventos. No mesmo ano, inaugurou o Reverso, restaurante dentro do hotel Blue Tree Premium Jade, e em 2018, o restaurante Lago, todos em Brasília. Todas os seus 3 restaurantes são detentores de prêmios importantes da gastronomia, assim como o próprio Chef, várias vezes apontado como o Melhor do Ano.

Chef Marcelo Petrarca
Chef Marcelo Petrarca
Anterior Paris 6 traz “Jantar Premiado” com refeição completa
Próximo O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury em Brasília