A Netflix anunciou que a aguardada adaptação de Cem Anos de Solidão estreará em 11 de dezembro de 2024, com direção de Laura Mora e Alex García López
Com direção de Laura Mora e Alex García López, Cem Anos de Solidão representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina. A série foi inteiramente filmada em espanhol e na Colômbia, com o apoio da família de Gabriel García Márquez.
Nas palavras dos diretores:
“Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade como Cem Anos de Solidão, sempre buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro. Fizemos isso com amor e respeito pelo livro, com o apoio de uma equipe técnica e humana excepcional.”
– Laura Mora
“Dirigir este projeto foi um desafio e uma aventura; afinal, na vida, correr riscos é necessário para dar sentido ao que fazemos. Ao mergulhar na adaptação de Cem Anos de Solidão, minha intenção era criar algo autêntico que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece.”
– Alex García López
A segunda parte da série também conta com 8 episódios e chega à Netflix em breve.
Cem Anos de Solidão – Parte 1
Título: Cem Anos de Solidão
Partes: 2
Episódios: 8 episódios (Parte 1) 8 episódios (Parte 2)
Direção – Parte 1: Alex García López (E. 1, 2, 3, 7, e 8) e Laura Mora (E. 4, 5, e 6)
Produtores Executivos: Diego Ramírez Schrempp, Juliana Flórez Luna, Andrés Calderón, Josep Amorós, Carolina Caicedo, Alex García López, Laura Mora, José Rivera, Rodrigo García, Gonzalo García Barcha
Produtora: Dynamo
Roteiro: José Rivera, Natalia Santa, Camila Brugés, e Albatros González
Consultora de Roteiro: Maria Camila Arias
Direção de Fotografia: Paulo Pérez e María Sarasvati
Design de Produção: Bárbara Enríquez e Eugenio Caballero
Figurino: Catherine Rodríguez
Direção de Elenco: Yolanda Serrano e Eva Leira
Trilha Sonora: Camilo Sanabria e Juancho Valencia
Edição: Irene Blecua e Miguel Schverdfinger
Cabelo e Maquiagem: Helmuth Karpf
Supervisão de Efeitos Especiais: Jose Luis Orozco
Assistentes de Direção: Jeiver Pinto Vargas e Nataly Valdivieso Gómez
Locações: regiões de La Guajira, Magdalena, Cesar, Cundinamarca e Tolima, na Colômbia
Sobre Cem Anos de Solidão:
Após se casarem contra a vontade dos pais, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán abandonam o vilarejo onde moram para embarcar em uma jornada em busca de um novo lar. Acompanhados por amigos e aventureiros, o casal chega às margens de um rio de pedras pré-históricas, onde fundam uma cidade utópica que batizam de Macondo.
Diversas gerações da linhagem dos Buendía marcarão o futuro dessa cidade mítica, atormentada pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e absurda, e o medo de que uma terrível maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão.
Publicado em 1967, Cem Anos de Solidão é um dos livros mais emblemáticos de Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Considerado uma obra-prima das literaturas hispano-americana e universal, o romance aclamado pelo público já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 40 idiomas.
Sobre a Netflix:
A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São 278 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento.
Sobre a Dynamo:
Fundada em 2006, a Dynamo é uma empresa de entretenimento colombiana independente com sede em Bogotá e escritórios na Cidade do México, Madrid e Nova York. É uma das produtoras audiovisuais mais importantes da Ibero-América. Até o momento, a Dynamo produziu mais de 47 longas-metragens e 25 séries de televisão. A Dynamo apoiou talentos, incluindo a equipe por trás de séries como Wild District (Netflix), Crime Diaries (Netflix), Green Frontier (Netflix), The Head of Joaquin Murrieta (Prime Video), Mala Fortuna (Prime Video) e filmes como The Hidden Face, Monos e recentemente Tarumama (HBO Max).
Além de desenvolver conteúdo original, a Dynamo também oferece serviços de produção de alto nível para produtores estrangeiros que desejam filmar na Colômbia. Forneceu serviços de produção local para muitos projetos ambiciosos, incluindo programas de televisão como Narcos (Netflix), El Chapo (Netflix/Univision), Medellin (Prime Video), Falco (Prime Video) e filmes como Los 33 com Antonio Banderas, American Made com Tom Cruise, Mile 22 com Mark Wahlberg e Gemini Man com Will Smith, entre outros.