Dezembro e janeiro com novidades na programação do CCBB


A programação do CCBB inclui atividades lúdicas, exposições gratuitas, atividades do Programa Educativo e decoração natalina

Com atividades para todos os públicos, a programação de férias do CCBB Brasília chega trazendo atrações incríveis. Como parte da decoração de Natal, um ipê amarelo enfeitará a praça central a partir do dia 18 de dezembro.

No cinema, o CCBB traz a 5ª edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência com produções que fogem aos temas do cinema convencional, tornando a arte cinematográfica mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal. O festival inclui a Casa dos Saberes, onde serão realizadas atividades lúdicas voltadas para todos os públicos.

Os visitantes terão até o dia 30 para visitar a mostra “Cândido de Faria – Um Brasileiro em Paris”, que exibe uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica francesa Phaté.

A exposição “Classicismo”, que fica em exibição até dia 20 de janeiro de 2019, apresenta a obra inédita em Brasília, “’Autorretrato’ de Amedeo Modigliani (1919) e outros trabalhos de artistas como Giorgio De Chirico, Felice Casorati e Mario Sironi.

Ações de Natal

De 21 a 23 de dezembro, o CCBB Brasília promoverá ações especiais para celebrar o Natal junto ao seu público. No Vão Central, acontecerão várias atrações. No dia 21, às 19h, o Coro do Banco do Brasil fará uma apresentação de canto coral na abertura das atividades de natal.

O coro foi formado há mais de 5 anos pelo maestro Daniel Souto de Moraes e atualmente conta com mais de 70 vozes incluindo funcionários do Banco, e se apresenta frequentemente em vários eventos em Brasília. Em 2014, o grupo se apresentou no CCBB de São Paulo e também no encontro do CONAR.

Nos dias 22 e 23 à tarde, apresentações de teatro de fantoches e oficinas de produção de lembrancinhas de natal para crianças vão abrilhantar o espaço. As atividades são gratuitas.

Ações de Férias

As férias no CCBB serão muito animadas. Nos domingos 23 e 30 de dezembro, e 06, 13, 20 e 27 de janeiro, haverá uma tenda no deck de madeira onde acontecerão apresentações musicais e aulas de forró, ritmos latinos, samba, hip hop, Kpop e fitdance. Nos sábados 22 e 29 de dezembro e 05,12, 19 e 26 de janeiro, vão acontecer oficinas de pintura e desenho. As atividades são gratuitas.

Exposições

Cândido de Faria – Um Brasileiro em Paris
A exposição “Cândido de Faria – Um Brasileiro em Paris” traz uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica Phaté, uma das maiores produtoras de cinema da época.

Com curadoria de Germana Araújo, a exposição faz um resgate cronológico de litografias do período Belle Époque, realizadas entre 1902 e 1911. A exposição integra a programação do 10º Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes.

Serviços

Até 30 de dezembro
Terça a domingo
Galeria II
Entrada franca mediante retirada de ingresso gratuito
Classificação Indicativa: Livre

Classicismo

A exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, apresenta 67 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947, por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo.

Possivelmente uma das coleções mais importantes de arte moderna italiana fora da Itália, esse conjunto de obras do MAC USP conta a história da arte moderna italiana da primeira metade do século XX.

Serviço

Até 20 de janeiro de 2019
Terça a domingo, das 9h às 21h
Galeria I
Entrada Franca mediante retirada de bilhete gratuito
Classificação Indicativa: Livre

Cinema

V Festival Cinema e Transcendência
No Festival Internacional Cinema e Transcendência a arte cinematográfica se transforma numa mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal, em produções que fogem aos temas do cinema convencional e apresentam olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo.

Em sua Quinta Edição, o festival apresenta como programação paralela a Casa dos Saberes, com atividades voltadas para a terceira idade e crianças, incluindo música, vivências e atividades lúdicas voltadas para a qualidade de vida e valorização das culturas ancestrais. A foto da capa deste livreto é do fotógrafo João Paulo Barbosa, que participará da programação paralela do festival.

Serviços

18 de dezembro a 06 de janeiro de 2019
Terça a Domingo
Confira a programação completa e a classificação indicativa dos filmes em culturabancodobrasil.com.br e no site http://www.festivalcinemaetranscendencia.com.
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da sessão

Ações do Programa Educativo

Janeiro de 2019
Desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

As atividades dialogam com os arredores do CCBB, com o Museu do Banco do Brasil e com a exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”, em temporada de 24 de novembro até 20 de janeiro de 2019.

Veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com

Atividades

Destaques do mês
Programação especial de férias
. Lugar de Criação estendido – Quarta a domingo*
. Atividade Extra: Contorcionista de Histórias com Nina Orthof – Com intérprete de Libras no sábado;
. Atividade Extra: Oficinas de teatro de sombras e espetáculo com a Cia Lumiato;
. Atividade Extra – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Lucas Gehre
. Cursos: Laboratório de Crítica com Pablo Lafuente
. Múltiplo Ancestral especial dia do compositor – Fanfarra Tropicaos
De quarta a sábado, o Lugar de Criação da tarde contará também com atividades em Libras.

Visitas educativas agendadas
Ter, Qua, Qui, Sex
Duração: 1h30
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB.

As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Visitas mediadas
Ter, de 11h às 12h | 17h às 18h | 18h às 19h
Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h
Sáb, de 12h às 13h | 1h8 às 19h
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16 às 17h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”.

Visitas mediadas em libras
Sex às 19h e sáb às 15h.
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Lugar de criação em libras
Sáb, às 16h.

O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Destaque do mês | Programação Especial de Férias

Lugar de Criação – Especial Férias
19 a 29 de julho
Qua a dom, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Lugar de criação
Dias 2 a 6 | 9 a 13 | 16 a 20 | 23 a 27 | 30 e 31
De 10h às 12h e das 14h às 16h.

Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em cinco fins de semana

Dias 2 a 6 – Oficina de tintas: Durante esta semana teremos oficinas de como preparar alguns tipos de tinta. Da têmpera a ovo à aquarela com pigmentos naturais, vamos experimentar como os artistas preparavam suas tintas antes da fabricação industrial dos materiais.

Dias 9 a 13 – As flores de plástico não morrem: A partir da observação de pinturas chamadas “natureza-morta“, vamos explorar as possibilidades de composição, observação e representação desses objetos. Experimentaremos diversas formas de perceber com os olhos ou o tato, para depois representar. Vamos?

Dias 16 a 18 – Pintura de histórias: se você pudesse entrar nas obras da exposição, que histórias contaria? Que histórias podem surgir quando nos transportamos para dentro de obras de arte? Nesta atividade vamos tentar contar histórias em linguagens artísticas diferentes a partir das pinturas da exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras. O que acontece dentro de uma imagem?

Dias 19, 20, 23, 24 – Expografia coletiva: onde e como colocar as obras na exposição? De uma forma divertida, vamos aprender juntos sobre como se organiza uma exposição no espaço. Parece fácil ou difícil? Já pensou sobre como as exposições acontecem? Vem com a gente fazer uma!

Dias 25 a 27 – Corpos em construção: Como percebemos os corpos? Como representamos os corpos? Esta atividade propõe com técnicas diversas que pensemos sobre as possibilidades de ser um corpo a partir das nossas percepções do que pode um corpo. Com papel, tesoura e cola se faz um corpo?

Dias 30 e 31 – Anima-ação: stop motion em folhas de acetato: Que tal criar animações usando as imagens do cotidiano? Que tal trazer personagens imaginários para dentro de nossa realidade utilizando superfícies transparentes para dar vida e movimento a esses seres?

Atividade Extra: Contação de histórias com a Contorcionista de Histórias
Contação de histórias e microoficina com Nina Orthof
16 e 18 de janeiro, qua e sex, às 16h

Contação de histórias com Nina Orthof, a Contorcionista de histórias e realização de uma microoficina para dar corpo à imaginação e histórias compartilhadas entre nós.

Apresentação e contação de histórias com Nina Orthof
Com Intérprete de Libras
Sábado, 19 de janeiro, às 17h

Contação de histórias com Nina Orthof, a Contorcionista de histórias e seu parceiro sonoplasta, Lucas (o Sombrinha).

Atividade Extra: Oficinas de teatro de sombras e apresentação do espetáculo “Iara – Encanto das Águas”, com a Cia Lumiato
Oficina Sombratividade
24 e 25 de janeiro, qui e sex, às 16h

Sombratividade é uma experiência de interação com o espaço, os materiais cênicos e as luzes que utiliza o teatro de sombra moderno, propondo ao publico presente brincadeiras para vivenciar as possibilidades desta linguagem.
A Cia Lumiato abre as portas para esse universo onírico das sombras, onde fantasia e realidade se misturam conduzindo os participantes a criação de mundos onde tudo é possível.

Apresentação do espetáculo “Iara – Encanto das Águas”, com Cia Lumiato
26 de janeiro, Sáb, às 17h

Espetáculo de teatro de sombras inspirado na lenda e no mito da sereia brasileira, IARA. Busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

Na pesquisa do universo mitológico indígena foi escolhido o tema da sereia Brasileira, a Iara, por encontrar nela um grande potencial simbólico que possibilita sua encenação em teatro de sombras.
Faixa etária: a partir de 4 anos.

Atividade extra: Dia Nacional da História em Quadrinhos
Oficina Básica de Quadrinhos com Lucas Gehre
30 e 31 de janeiro, qua e qui, às 17h

Oficina básica de quadrinhos – A fim de comemorar o dia nacional das histórias em quadrinhos, o Programa CCBB Educativo convida o artista e ilustrador Lucas Gehre para ministrar uma oficina na qual convida o público a conhecer o universo da criação das HQ’s apresentando as características e as possibilidades dessa linguagem para crianças a partir dos 10 anos.

Numa oficina prática, poderemos construir juntos nossas próprias histórias. Quem vem?
Faixa etária: a partir de 10 anos.

Laboratório de crítica
Com Pablo Lafuente
29 e 30 de janeiro, de 17h às 21h
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das exposições e das programações de mais destaque. Visa inaugurar no CCBB uma plataforma de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história.
 Proposição prática que deverá ser conduzida por um profissional com experiência e conhecimento nas áreas de comunicação e artes visuais.

Múltiplo ancestral
Com Fanfarra Tropicaos
27 de janeiro, dom, às 17h

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

A fim celebrar o dia nacional do compositor, o Programa CCBB Educativo convida a Fanfarra Tropicaos para uma experiência musical que abre alas para o carnaval na cidade. Ao homenagear os grandes mestres da Tropicália, o grupo, uma orquestra de metais, traz ao público do CCBB a memória e os afetos de nossa história musical recente.

Anterior Conjunto Nacional funciona em horário especial no fim do ano
Próximo Iguatemi Brasília recebe Caravana Iluminada da Coca Cola