Artista brasiliense Cazanga lança quadro de questionamento político na internet. Artista clama por justiça e respeito às vidas dos brasileiros em mostra no Instagram

Em tempos de pandemia, de mortes descontroladas e de tensão política, um coletivo de artistas produziu em 2020 uma exposição que fez sucesso na internet e comoveu o público. A mostra E Daí? teve como objetivo promover uma discussão sobre a situação de incivilidade na qual o Brasil mergulhou.

Foram 24 obras expostas, produzidas pelos artistas do coletivo que levava o mesmo nome da exposição. Os quadros feitos em pintura a óleo sobre tela mostravam discursos de ódio do Presidente Jair Bolsonaro contra os direitos humanos, mulheres, negros, jornalistas, nordestinos, contra a comunidade LGBTQIA+, dentre outros.

Agora, o artista Cazanga – que integrou o coletivo – lança individualmente o quadro intitulado Palhaço, uma pintura também em óleo sobre tela bruta e hiper-realista que faz uma alusão ao que se transformou a atual situação brasileira. Confira no Instagram: @_cazanga.

“Acredito que o título já é autoexplicativo, assim como a obra em si. A realidade, aliás, explica melhor a obra do que qualquer frase que eu pudesse falar. A denominação, ao contrário de criticar os artistas palhaços, usa o sentido da brincadeira que este nome evoca e representa o caos que vivemos no auge da pandemia, o Brasil transformado em um grande picadeiro, após um ano desta grave crise sob o comando de um presidente que, entre mentiras e frases de efeito para jogar com o público, não leva a sério a saúde de nossa gente e não respeita a perda de centenas de milhares de vidas”, explica o artista.

O quadro é o primeiro de uma exposição que irá circular no Instagram ao longo do primeiro semestre de 2021 através do perfil do Instagram:@_cazanga. A obra também irá para as ruas da capital do País onde estará disponível para as pessoas interagirem pichando, escrevendo ou deixando as marcas da indignação que domina a população.

“Após milhares de pessoas mortas pela incapacidade de gestão e irresponsabilidade total dessa pessoa que se lançou a governar nosso País, acho que fica cada vez mais claro a todos, do que se trata isso. Para além de incompetência e corrupção, temos uma questão ainda mais grave a resolver: que tipo de seres humanos queremos ser, que futuro queremos construir. É uma questão moral antes de mais nada”, declara, indignado.

Sobre Cazanga

Cazanga é um nome de família do artista que veio de um quilombo do interior de Minas Gerais, numa região próxima à Serra da Canastra. Sua família era composta por índios, brancos e de negros que foram se estabelecer nesse quilombo.

“Foi daí que surgiu a linhagem dos Cazangas. Desde o meu avô, Antônio Cazanga, passando por meu pai e, enfim, por mim”, afirma o artista que, apesar das raízes mineiras, é brasiliense e tem 45 anos.

Serviço:

Artista brasiliense Cazanga estreia exposição na internet com o quadro Palhaço
Confira: Instagram @_cazanga

cazanga
Quadro Palhaço

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior Gravidade Zero, espetáculo com texto de Mário Bortolotto
Próximo O Som do Silêncio indicado ao Oscar 2021 chega na Claro