Em pocket show que estreia nesta sexta-feira, (31/7), às 18h, no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Cátia de França fala sobre sua carreira, combinando histórias com canções

No site www.bossacriativa.art.br um vídeo especialmente produzido pela cantora e compositora Cátia de França o Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música.

O pocket show foi gravado na casa da artista, em São Pedro da Serra, na região de Nova Friburgo, RJ e, nele, ela fala sobre sua carreira, influências e parceiros, combinando histórias com canções de alguns dos oito discos que gravou até aqui.

Cantora, compositora, professora, escritora e multi-instrumentista. A ligação da paraibana Cátia de França com a música começou na adolescência, quando aprendeu a tocar piano, violão, sanfona, flauta e percussão. A paixão a levou a trabalhar como professora de música até que, em meados dos anos 1970, começou a compor e a participar de festivais, onde se destacou por seu estilo e personalidade.

Em mais de 45 anos de carreira, a artista vem combinando multiplicidade com refinamento, trazendo muitas vezes referências literárias de autores brasileiríssimos como José Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros – os dois últimos, parceiros seus em algumas canções. Ao longo de sua carreira, ela já se apresentou ao lado de feras como Dominguinhos, João do Vale e Jackson do Pandeiro, teve composições suas gravadas por Amelinha e Elba Ramalho e compôs trilhas sonoras para cinema e teatro.

O Projeto

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo.

As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Pocket show de Cátia de França no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Quando: disponível a partir de 31 de julho de 2020, às 18h
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br
Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Anterior Skol BEATS esquenta a conversa sobre o prazer feminino
Próximo Chef Thiago Paraiso reabre Ouriço Restaurante na Asa Sul